Leads e leads qualificados são termos bastante usados especialmente no Marketing Digital, e não é para menos, eles são peças importantíssimas na estratégia de qualquer empresa que aposta em divulgação ou reconhecimento da marca no ambiente online.
Empresas sempre formulam ações que têm como objetivo a captação de leads, mas um erro muito frequente é tentar vender para todos eles, sendo que apenas os leads qualificados interessam para o time de vendas, já que esses possuem maior probabilidade de fechar negócio.
Definir os critérios de um lead qualificado passa pela análise do time comercial e também pelo time de vendas e as vezes até pela diretoria da organização, ou seja, isso não é uma tarefa simples.
Entenda tudo sobre leads qualificados, o que são e como gerar leads qualificados para a sua estratégia de vendas!
Primeiro… o que são leads?
Antes de entender o que são leads qualificados, saiba o que são Leads.
Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.
Mas como esse interesse é demonstrado?
Geralmente, isso acontece através do preenchimento de dados por parte do usuário em um formulário para receber uma oferta (material rico) ou uma assinatura de newsletter.
O lead passa a fazer parte do funil de vendas daquela empresa e é trabalhado pela equipe de marketing e vendas em esforços conjuntos no sentido do fechamento do negócio.
Leads versus visitantes versus clientes
Os termos frequentemente são confundidos, então vamos esclarecer para você.
Visitante é aquele que acessa o seu blog ou site. Em geral, você não sabe quem eles são, com que objetivo estão naquele espaço, ou o que esperar dele. A partir do momento em que você tem essas informações (e sabe como contatar esses visitantes por meio do e-mail, por exemplo), você tem um lead.
Mas um lead sozinho, não é garantia de venda. Ele é apenas um potencial cliente, uma oportunidade de iniciar um relacionamento e fechar negócio, diferente de leads qualificados.
Como vimos, leads são importantes, mas nem todo lead é igual. Daí a importância de se ter leads qualificados que geram mais vendas.
Leads qualificados: qual a definição?
Ótimo, você criou uma estratégia que atingiu o objetivo de captar vários leads. É a hora de mandá-los para o time de vendas, certo? NÃO!
Você precisa, antes, qualificar os seus leads.
Leads qualificados são aqueles que passaram por diversas etapas para testar e criar um interesse genuíno no serviço oferecido pela empresa.
A ação de gerar leads qualificados é aquela de agrupar os leads de acordo a sua intenção de compra. Em geral, trabalhamos com aqueles que:
- Estão prontos para o comprar;
- Os que podem comprar no futuro, mas ainda não estão preparados;
- Os que não têm o perfil de cliente então, provavelmente, nunca efetuarão a compra.
Esses dois primeiros grupos são os grupos dos leads qualificados. São eles que deverão ser trabalhados, por meio de campanhas de e-mail marketing e nutrição de leads.
Como gerar leads qualificados para a sua empresa?
Para uma geração eficiente de leads qualificados, é preciso planejar uma estratégia bem delineada. Para tanto, siga esses passos:
Mapeie a jornada de compra do cliente
O primeiro passo é entender o caminho que o visitante percorre até tornar-se um cliente. Quais etapas ele enfrenta antes de tomar a decisão de compras? Entender isso é fundamental para direcionar os esforços à captação de leads.
Confira o perfil dos bons clientes da empresa
Verifique dentre os leads mais qualificados, quais os que fecham mais vendas? Que perfil de cliente é esse? Outra informação que você deve obter é: qual o perfil de cliente que a sua empresa não deseja? Essa informação evita que muitos recursos sejam gastos com clientes que não gerarão os retornos desejados.
Atraia visitantes com o perfil desejado
Conhecida a jornada de compras e o perfil ideal do cliente, você deve planejar e produzir conteúdos de acordo com cada etapa. A produção de conteúdo é a ferramenta chave para a atração de visitantes e futura conversão em leads qualificados.
Crie páginas de captação estratégicas para a geração de leads qualificados
Agora que você tem um volume bom de visitas em seu blog ou site, sua empresa deve oferecer conteúdos mais ricos e aprofundados. São esses conteúdos que os visitantes adquirirão em troca de suas informações de contato.
É importante, nesse momento, contar com ferramentas de automatização de Marketing que permitem segmentar os leads e trabalhar a nutrição deles para a sua conversão em leads qualificados.
É a combinação de uma boa estratégia com a produção de um bom conteúdo que fará com que os leads qualificados tornem-se clientes! Invista nisso e veja as vendas aumentarem.
Compreendeu o que são leads qualificados e como consegui-los? Ótimo! Então, esse é o momento de aprofundar mais sobre essa estratégia. Confira o vídeo “o que são leads qualificados” e coloque em prática esses conhecimentos!
Para aprofundar no assunto sobre captação de clientes, assista nosso vídeo que explica o que são leads qualificados!
Lá você terá informações mais detalhadas sobre o processo para definição dos seus futuros leads qualificados.
Iremos te ajudar a transformar sua estratégia em um processo bem definido para a sua empresa!