“Quanto custa fazer Marketing Digital?” ou “Gostei desse projeto de Marketing Digital. E o preço?” são perguntas que todo Diretor, Gerente ou Gestor de Marketing faz ao ser apresentado às possibilidades que o Inbound Marketing oferece e entendê-lo como uma solução eficaz para potencializar o processo de geração de demanda através da internet.
Nesta página, descrevemos em detalhes o que consiste “investir em marketing digital“, o quanto você deve estar disposto a investir para implementar na sua empresa um programa robusto e consistente de marketing online. Abaixo você encontrará uma série de níveis de investimento em marketing digital e o que esperar de cada um deles.
Índice
Categorias de investimentos em Marketing Digital
Uma boa estratégia de marketing digital compreende processos de coleta, organização e análise de dados, o que que nos permite tornar os investimentos em marketing digital mais mensuráveis e diretamente relacionadas ao core-business. Por esta razão, a realização de ações no ambiente digital exige a implementação de diversos componentes que se integram entre si – não apenas se complementando, mas se retroalimentando. Abaixo, detalhamos os três principais elementos que formam esta composição de preço do marketing digital:
Ferramentas de Marketing Digital
Assim como um mecânico precisa de ferramentas para consertar um carro, um profissional de marketing digital também precisa de ferramentas. Sem as ferramentas adequadas, seus esforços levarão muito mais tempo para surtir efeito e o investimento que sua empresa está fazendo neste profissional (ou fornecedor especializado) não está sendo devidamente otimizado. Por esta razão, as ferramentas são uma parte fundamental na composição de preço do marketing digital.
Além de contar com as ferramentas certas, é fundamental se assegurar que suas ferramentas conversem entre si. Voltando à metáfora do mecânico, não adianta nada ter o jogo de pneus mais moderno do mercado se eles simplesmente não encaixam nas jantes – pode até ser possível executar a tarefa, mas exigirá mais tempo do exigiria se ambos fossem compatíveis desde o início. Então, de que tipos de tecnologias você vai precisar?
- Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)
- Ferramentas de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)
- Ferramenta de Webanalytics
- Ferramentas de Automação de Marketing
- Ferramenta de E-mail Marketing
- Ferramenta de envio de mensagens pelo WhatsApp
- Ferramentas de publicação e monitoramento de mídias sociais
- Ferramenta de Landing Page
- Ferramenta de Tracking de Telefone
- Sistema de CRM
Você já pode provisionar, em média, R$ 1.875,00 / mês para começar a usar todas essas ferramentas – esse é o preço médio de um bom pacote de ferramentas marketing digital. Considerando que algumas dessas ferramentas possuem boas alternativas gratuitas – como o sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress – o menor tech fee (verba destinada à tecnologia) viável para uma estratégia digna de marketing digital será em torno de R$ 960,00 / mês. Indo para a extremidade superior, dependendo de quanta automação, quantos membros da equipe e recursos avançados você pode precisar, você pode acabar investindo mais de R$ 3.500,00 / mês. A nossa empresa, Intermídias, usa essas mesmas ferramentas para gerar novos negócios, e investimos R$ 3.667,14 por mês.
A vantagem em ter essas tecnologias é que tudo ficará interligado, permitindo que você acompanhe os resultados de forma clara e efetiva. Nada de métricas aleatórias, espalhadas em várias plataformas – e grande parte delas sem relação com os objetivos do seu investimento em marketing digital. Você terá uma visualização mais fácil do que está funcionando e do que não está. Sem essa visão clara você não tem os insumos para tomar decisões inteligentes de marketing e realmente expandir seus negócios.
Serviços de Marketing Digital
Se você está se organizando para fazer um investimento significativo e consistente em marketing, nossos serviços custam a partir de R$ 5.250,00 / mês. Um cliente típico da Intermídias investe de R$ 5.250,00 a R$ 12.500,00 / mês. O preço dos serviços de marketing digital depende das suas metas e objetivos específicos, que são os responsáveis pela definição do plano de trabalho personalizado que será proposto para sua empresa.
Nossas soluções são divididas em planos, de acordo com sua função estratégica de marketing:
Gestão de Tráfego
- Operação de Google Ads
- Gestão de Facebook Ads
Conversão
- Tudo do plano anterior
- Gestão de Leads (powered by RD Station Light)
- Landings Pages
- Botão do WhatsApp no Site
- Pop-up no Site
- Criativos Inclusos
Relacionamento
- Tudo do plano anterior
- Lead Tracking (powered by RD Station Pro)
- Conteúdos Semanais para Blog
- Materiais Educativos Trimestrais
- E-mails Automáticos (powered by RD Station Pro)
Pré-venda
- Tudo do plano anterior mais…
- Implementação Básica de CRM (powered by RD Station CRM)
- Ativação de Leads via SDR
Porém estes planos são apenas a espinha dorsal para o seu projeto de marketing digital. A partir de um diagnóstico completo do seu estágio de maturidade digital e das necessidades da sua empresa, nossos pacotes de serviço são personalizados para atingir seus objetivos de marketing e trazer os resultados que você precisa. Por isso, contamos também com uma série de serviços que podem ser adicionados ao plano que melhor servir ao seu propósito – e terão interferência direta no preço do marketing digital, claro. Alguns dos serviços adicionais que oferecemos são:
- Retargeting inteligente no ShopBack
- Veiculação de anúncios em Native Ads
- Divulgação de anúncios no LinkedIn Ads
- Veiculação de Mídia Programática
- Tracking de Telefone (powered by PhoneTrack)
- WhatsApp Automáticos (powered by Whatsy)
- SMS Automáticos (powered by RD SMS)
- Chatbot (powered by Strelo)
- Chatbot no WhatsApp (powered by Whatsy)
- Definição da Jornada de Compra do Cliente
- Mapeamento/Criação de Pipeline de Vendas
- Marcação de reuniões direto na agenda da equipe de vendas (powered by Calendarly)
Todos os nossos planos incluem uma avaliação das ferramentas já utilizadas pelo cliente, com foco em performance, e a participação de nossos especialista de marketing e vendas no suporte na definição de diretrizes estratégicas de marketing. Além da construção de mecanismos de mensuração para aferir os resultados como mapeamento e configuração de KPIs no Google Analytics, integração com os plataformas de mídia online, relatórios quantitativos semanais e reunião estratégica mensal.
Nós na Intermídias realizamos cada um destas atividades para nós mesmos, investindo cerca de R$ 10.500,00 / mês em nossos próprios serviços. Essas são as mesmas atividades que nos levaram de uma empresa desconhecida em Salvador a uma empresa nacionalmente conhecida.
Investimentos em Mídia Paga
Hoje em dia há uma variedade enorme de canais nos quais é possível veicular anúncios online – comprar mídia ou tráfego. Mídia Programática, Native Ads, LinkedIn Ads… nós operamos todos eles aqui na Intermídias, mas os dois canais mais eficazes e lucrativos são o Google Ads e o Facebook Ads (rede à qual o Instagram faz parte). Dentro da composição de preço do marketing digital, considere estes canais como partes indissociáveis do todo.
Através destas duas redes podemos veicular anúncios e captar acessos qualificados nas buscas do Google, sites da Rede Display do Google, Gmail, YouTube, Instagram e Facebook. Tanto o Google Ads quanto o Facebook Ads também permitem o remarketing, o que significa que você pode exibir anúncios para pessoas que já estiveram em seu site ou visitaram uma página específica dele – aumentando a assertividade do investimento.
Você pode optar por uma estratégia de marketing digital sem investir em anúncios, mas tenha ciência que você estará construindo um ativo de marketing com retorno a longo prazo (acima de 5 anos, a depender do seu mercado). É uma escolha e não há nada de errado com fazê-la. Porém, diante da competição de hoje, é uma boa ideia reservar, no mínimo, de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 /mês para impulsionar posts no Instagram. Se você estiver dispostos para entrar no jogo em pé de igualdade com seus concorrentes e líderes de mercado locais, planeje-se para fazer um investimento na casa das dezenas de milhares no Google Ads e no Facebook Ads – esse valor vai variar de acordo com tamanho e das metas de sua empresa.
No entanto, como o intuito desde artigo é dar insumo para que você planeje de forma efetiva o seu investimento em marketing digital, vamos apresentar alguns patamares de investimento em tráfego. Em geral, podemos esperar que…
com faturamento de | invistam cerca de | |
---|---|---|
Pequenas empresas | até R$ 4,8 milhões / ano | R$ 4.000,00 / mês |
Médias empresas | aprox. 12,5 milhões / ano | R$ 10.000,00 / mês |
Médias empresas | maior que 12,5 milhões / ano | R$ 12.000,00 e R$ 25.000,00 / mês |
É válido ressaltar que esses investimentos são praticados por clientes reais, com diferentes níveis de faturamento; todas são empresas B2C (ou seja: o público é o consumidor final) que tem ticket médio alto (por exemplo: incorporadoras imobiliárias, concessionárias, etc) ou LTV elevado (lifetime value, recorrência; por exemplo: faculdades e escolas). Entretanto, há diversos outros fatores determinantes para definir o investimento ideal em mídia online para sua empresa. Um consultor especializar pode te ajudar a considerar todos eles, mas vamos explorar o mais importante deles em seguida: a quantidade de canais.
Se você está estruturando ações de marketing digital para uma Pequena Empresa, com faturamento de aproximadamente R$ 4,8 milhões, você não vai querer pulverizar sua tímida verba mensal a ponto dela se tornar inexpressiva; por isso é recomendado que você concentre seu investimento em apenas um canal – Google Ads OU Facebook Ads, não ambos.
Caso seu nível de investimento em Mídia Paga seja ainda mais enxuto, aconselhamos que você escolha um desses canais, assista aos treinamentos gratuitos (disponibilizados pelas próprias plataformas) e faça a gestão de tráfego – sim, você mesmo. Neste nível, será difícil encontrar empresas para ajudar neste processo, porque os custos do serviço muitas vezes podem dobrar seus gastos. Por exemplo, se você tiver um orçamento de mídia paga de R$ 2.000,00 / mês, também precisará alocar algo entre R$ 2.500,00 a R$ 4.000,00 / mês para alguém gerenciar essas campanhas. Uma última opção viável, se você está neste patamar de investimento, é contratar um freelancer.
A mídia paga é um investimento basilar em praticamente todas as estratégias de marketing digital; é através dela que são geradas as visitas ao site, landing pages, perfis sociais ou mecanismos de conversão da sua empresa – e, consequentemente, os contatos comerciais (leads). Nossa empresa, a Intermídias, veiculando anúncios de forma contínua, investindo mensalmente R$ 3.000,00 em mídia paga.
Resumo
No final das contas, você pode esperar investir cerca de R$ 17.000,00 / mês em tecnologia, serviços e mídia paga . Em um patamar mais alto, caso você esteja planejando uma ação ostensiva de marketing digital, esteja preparado para um preço mais próximo de R$ 45.000,00 / mês para tecnologia, serviços e mídia paga.
Já atendemos empresas em uma grande variedade de segmentos (desde startups a grandes indústrias), mas, ao longo do tempo, percebemos que para alguns segmentos em específico, nossa metodologia é capaz de gerar resultados melhor – principalmente em comparação com outros investimentos em comunicação que estes setores estão acostumados à fazer, como Televisão, Rádio, Outdoor, etc. Esses intervalos devem ajudá-lo a saber se podemos trabalhar juntos:
Segmento | Investimento | Faturamento / LTV gerado |
---|---|---|
Educação Básica | R$ 13.000,00 a 26.000,00 / mês | cerca R$ 5,7 mi a R$ 11,2 mi em 36 meses |
Educação Superior | R$ 18.000,00 a 27.000,00 / mês | cerca R$ 5,2mi a R$ 7,8 mi em 24 meses |
Construção Civil | R$ 12.000,00 a 23.000,00 / mês | cerca R$ 9,7 mi a R$ 18,4 mi em 12 meses |
Hospital / Clínica Média (Saúde) | R$ 10.000,00 a R$ 17.000,00 / mês | cerca R$ 5,1 mi a R$ 8,6 mi em 12 meses |
Energia Solar (Integrador) | R$ 8.000,00 a R$ 18.000,00 / mês | cerca R$ 1,8 mi a R$ 4 mi em 8 meses |
Industria | R$ 16.000,00 e R$ 37.000,00 / mês | cerca R$ 6,7 mi a R$ 15 mi em 60 meses |
Se você quer dar o próximo passo para ter sucesso com marketing digital e achar que a Intermídias pode ser um bom parceiro para isso, marque uma conversa com um dos nossos especialistas!