Dentre as variadas ferramentas necessárias para a execução do Inbound Marketing, existe uma que pode determinar o sucesso ou não de sua estratégia: as landing pages.
Pode parecer exagero, mas sim, landing pages bem feitas podem ser a diferença entre novos negócios ou a perda de oportunidades.
Se você ainda não está familiarizado com esse termo ou não sabe, exatamente, como criar landing pages bem sucedidas, este artigo vai lhe ajudar.
Saiba o que são landing pages, as melhores práticas utilizadas nessas páginas e como elas se encaixam em sua estratégia do Marketing Digital para a sua empresa.
O que são Landing Pages?
São páginas cujo objetivo é a conversão de visitantes de um site em leads.
Explicamos no artigo anterior o que são leads e como qualificá-los, se existir dúvidas quanto a isso, recomendamos a leitura de do artigo “O que são Leads Qualificados e Por Que Eles São Essenciais a Sua Estratégia Comercial.”
As landing pages são também conhecidas como páginas de conversão.
Elas se diferenciam das páginas comuns de um blog ou site por não possuir inúmeras alternativas de navegação, como textos, imagens e links. As landing pages são construídas para apresentar apenas uma opção ao visitante (baixar um e-book, inscrever-se em um curso ou fazer o download de uma ferramenta, por exemplo).
Assim, as landing pages caracterizam-se por ser objetivas, por entregar a informação de forma direta e por possuir formulários para captação de informações do visitante, como nome, e-mail, telefone, empresa, dentre outras.
Modelo de uma Landing Page
Veja o exemplo abaixo de uma das Landing Pages da Intermídias, estamos direcionando o leitor do nosso blog e realizar apenas 01 ação com essa página – baixar o e-Book Exemplos de Landing Page.
Boas práticas na criação de landing pages
O conceito de landing pages é bem simples, mas uma página com um formulário não basta para atingir o resultado desejado (a captação de leads). Assim, você deve se atentar as seguintes práticas no momento da construção de suas landing pages:
1. Seja direto na entrega da informação
A landing page deve ser objetivas e bastante óbvia quanto à ação que o visitante deve tomar. Assim, insira a sua oferta diretamente no título da página, deixe claro os botões a serem clicados e insira Calls to actions (chamadas para a ação).
2. Não ofereça mais de uma opção de ação
Outras dica importante na criação de uma landing pages com alta taxa de conversão é não oferecer mais de uma opção de comportamento ao usuário.
Se o objetivo é baixar o conteúdo, não peça para que ele compartilhe nas redes sociais, visite o seu blog ou qualquer outro imperativo do tipo. Tenha foco na entrega da oferta.
3. Não lote o formulário de perguntas desnecessárias
As informações coletadas no formulário das landing pages são importantes. Elas comporão a sua base de leads, fundamental para uma estratégia de Marketing Digital.
No entanto, limite-se a questionamentos relevantes e que serão usados por sua empresa: nome, telefone, e-mail são os mais comuns. Acrescente a esses dados outras perguntas que achar pertinente, mas sem exagerar para não afugentar o potencial cliente.
4. Insira botões para conversão a partir de redes sociais
Se você deseja coletar apenas informações básicas, como nome e e-mail, uma boa ideia é inserir botões para a inscrição a partir das redes sociais. Isso facilita a vida do usuário que, provavelmente, já está logado na sua rede social preferida, aumentando as chances de conversão.
5. Utilize imagens ou vídeos que representem o conteúdo
Imagens e vídeos despertam muito mais a atenção dos usuários da internet do que o simples texto. É por isso que eles são tão bem-vindos.
Optando por uma imagem, escolha uma que reflita a proposta que você está fazendo: pode ser a ilustração de um e-Book, o print da tela de uma ferramenta ou qualquer outra imagem específica. Caso opte por um vídeo, uma boa escolha é uma apresentação rápida do conteúdo, fornecida por especialistas ou representantes da empresa.
6. Estimule a aquisição rápida
O senso de urgência pode, e deve, ser estimulado. A estratégia pode ser usada em landing pages que oferecem a compra de um produto ou serviço, por meio de cronômetros que contabilizam o tempo até o término da oferta, por exemplo. Com isso, o visitante será compelido a agir rápido e ter o comportamento esperado pela marca.
Dica bônus: como otimizar suas landing pages!
O percurso comum até chegar nas landing pages, em geral, é longo e faz parte de um caminho previsto pela marca em sua estratégia de Marketing Digital. No entanto, é possível diminuir o caminho até a chegada do visitante por meio da otimização de páginas.
A otimização utiliza técnicas de SEO para posicionar melhor as landing pages no Google, facilitando o encontro dessas páginas pelos usuários. Aqui vão algumas dicas para a otimização utilizando o SEO.
- Crie páginas pensadas para o Mobile;
- Planeje bem o uso de palavras-chave;
- Usar subtítulos diretos e objetivos.
Para conhecer melhor todas as técnicas de SEO, acesse nosso artigo “O que é SEO? Otimização de Sites?”
No entanto, caso a página seja utilizada por um período rápido (e após isso, seja excluída), evite indexar a página. Realize a configuração diretamente no painel de controle do site ou na sua ferramenta de automação. Caso contrário, você poderá ser penalizado pelos motores de buscas.
Criar landing pages de sucesso não é o bicho de setes cabeças que muitos imaginam. É possível criar uma página atraente, com alto nível de conversão e de acordo com a sua estratégia de Marketing.
Depois de criada e do aumento dos números de conversão, faça bom uso das informações coletadas e organize bem o seu fluxo de nutrição de leads!
Esperamos que você tenha aprendido mais sobre landing pages com este artigo! Mas não pare por aí. Confira nosso e-book com bons exemplos de landing pages e inspire-se nelas!