Você já está convencido das maravilhas que o Inbound Marketing pode fazer para o seu negócio, mas ainda não sabe como fazer Inbound Marketing na prática?
Falamos muitas vezes, neste blog, sobre a relevância dessa estratégia. Se acompanhou os artigos anteriores, já sabe o que é o Inbound Marketing, o que ele tem feito pelo Marketing Digital e como ele pode aumentar o poder de atração de clientes. Esse é o primeiro passo para a revolução de sua forma de vender.
Agora, é o momento de aprender a como fazer Inbound Marketing na prática.
Veja como fazer Inbound Marketing tendo a ajuda de uma agência digital e o passo que você percorrerá junto com ela na construção de sua estratégia!
Passo a passo de como fazer Inbound Marketing
1. Diagnóstico estratégico: a primeira etapa
Como fazer Inbound Marketing? Planejando muito bem a sua estratégia!
É importantíssimo que empresa e agência mergulhem, juntos, na realidade da organização. Como ela vende? Quais são os principais desafios na atração de leads? Qual o seu objetivo com o Inbound Marketing?
Essa etapa deve ser acompanhada por um time de profissionais que saiba identificar os erros e acertos da organização e como ela pode potencializar os resultados. Isso é feito por meio de um briefing bem detalhado e uma conversa franca entre os dois lados.
Nesse momento, a sua empresa deve expor tudo o que ela espera da estratégia e também o que não deseja. Esteja aberto às sugestões dos profissionais de Marketing, mas desconfie de estratégias prontas que prometem resultados irreais em pouco tempo.
Continuando o nosso guia sobre como fazer Inbound Marketing…
2. Hora de delinear a estratégia
Conversa feita, é hora de colocar a mão na massa. Com todas as informações coletadas nas reuniões de briefing, o time de profissionais vai elaborar uma estratégia única para a sua empresa. Essa estratégia leva em consideração os objetivos a curto, médio e longo prazo, bem como cada meta para alcançá-los.
São objetivos comuns de uma estratégia de Inbound Marketing a geração de mais leads ou a conversão de mais leads, a geração de reconhecimento de marca, a educação do mercado. Para isso, o Inbound tem como principal ferramenta o conteúdo de qualidade.
Definida a estratégia, serão estabelecidos as personas (algo semelhante a público alvo), os canais de atuação e os conteúdos a serem produzidos para a atração. Tudo com base nas informações do briefing, no banco de dados da empresa e no objetivo da estratégia.
Mas como fazer Inbound Marketing a partir disso?
3. Produzindo conteúdo
Você deve estar se perguntando: como fazer Inbound Marketing sem perder de vista as vendas? Resposta: gerando tráfego para o seu site, atraindo leads e convertendo-os em clientes. Como realizar isso? Por meio de um conteúdo de qualidade!
O conteúdo é a estrela principal da estratégia de Inbound Marketing. Ele funciona como uma ferramenta de atração e geração de tráfego nas mídias online.
O conteúdo deve ser produzido tendo como base a persona, os objetivos previamente definidos e uma pesquisa minuciosa dos conteúdos mais relevantes para o público. O formato ideal também será definido na estratégia e deve ser diversificado, atingindo a persona em inúmeras etapas da sua jornada.
E-books, webinars, cursos online, artigos e whitepapers são exemplos de conteúdo que atrairão os seus clientes.
Mas saber como fazer Inbound Marketing não se resume a produzir conteúdo e essa é a fase na qual muitas empresas eram. Ainda temos três etapas pela frente:
4. Documentando as ações: o passo para o sucesso nos resultados
Até esse momento do passo a passo sobre como fazer Inbound Marketing, focamos em processos e planejamento. Mas não esqueça-se que documentar tudo é fundamental.
Essa etapa é esquecida por muitos dos que utilizam o Inbound Marketing. Mas esquecê-la é o principal erro que você poderia cometer, o que impede a adequação da estratégia e avaliação dos resultados.
Cada ação realizada (uma mudança na estratégia, um disparo de e-mail, um teste com e-mail marketing) deve ser anotada. Assim como cada processo deverá estar previsto em documentos escritos.
Tenha em mãos o script de sua persona, a jornada de compras do cliente, o calendário editorial, além de checklists que otimizarão o processo.
No próximo item, você verá que saber como fazer Inbound Marketing passa por saber se relacionar com o seu público.
5. O relacionamento com os potenciais clientes
Quando muitos perguntam-se como fazer Inbound Marketing, esquecem uma fase bastante importante: o relacionamento.
Quando a empresa produz conteúdo de qualidade e atrai um tráfego interessante em seu blog ou site, é comum que ela consiga uma boa quantidade de leads. Isso é ótimo, e dá início a uma etapa fundamental da estratégia do Inbound Marketing: o relacionamento com os leads e clientes.
A principal ferramenta para isso é o e-mail Marketing. Com ele, você acompanha o lead até a sua conversão em cliente, relacionando-se com ele por meio de conteúdos de seu interesse. Chamamos isso de nutrição de leads (o contrário do spam, lembre-se!).
Nessa etapa, você também deverá manter uma atuação constante e de qualidade nas redes sociais, incentivando a comunidade a conversar, engajar-se com a sua marca e a visitar outros canais de relacionamento, como o seu blog. Por isso, da próxima vez em que se perguntar como fazer Inbound Marketing, lembre-se: com relacionamento!
O próximo passo será decisivo em sua estratégia de Inbound. Continue a leitura e consolide os seus conhecimentos sobre como fazer Inbound Marketing.
6. Mensurando e avaliando
Essa é a última etapa do nosso passo a passo de como fazer Inbound Marketing que gere resultados.
Cada ação executada deve ser constantemente monitorada. Dessa monitoração, você extrai as principais métricas, que deverão estar relacionadas com o objetivo definido lá no início deste texto.
A mensuração envolve indicadores-chave de sucesso (os famosos KPIs). A escolha deles deve estar atrelada a cada meta que a marca deseja atingir. A análise desses indicadores deve dar início a um novo ciclo da estratégia, com revisão das ações, adaptação do que não está funcionando e investimento naquilo que traz mais resultados para a empresa.
Ufa, são muitos os passos que ajudam a dominar todo o processo sobre como fazer Inbound Marketing. Mas acredite, com experiência e profissionais capazes é possível chegar a ótimos resultados!
E agora, já sabe como fazer Inbound Marketing?
Viu como fazer Inbound Marketing na prática? Todo esse passo a passo envolve um conceito fundamental: os processos. Por meio deles, é possível executar exatamente aquilo que foi planejado e voltar atrás sempre que necessário. Saber como fazer Inbound Marketing passa pelo domínio dessa ferramenta.
Todo esse caminho não será de resultados imediatos, mas acredite que uma boa estratégia traz resultados duradouros e excelentes. Sabendo bem como fazer Inbound Marketing, a sua empresa alcançará o que for preciso: o fortalecimento da marca, um aumento no número de clientes e muito mais!
Esperamos ter lhe ajudado a entender como fazer Inbound Marketing e alavancar os resultados de sua empresa. Mas não deixe que a sua pesquisa sobre como fazer Inbound Marketing pare por ora. Estamos aqui para lhe apoiar nisso e usar todos os nossos conhecimentos e expertises junto a sua marca!
Quer saber mais sobre como fazer Inbound Marketing para aumentar as vendas? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria gratuita!