Se você usa o Gmail, com certeza já passou por esta situação: você se inscreveu para receber atualizações de um site por e-mail marketing, esperou por dias (ou semanas) e um belo dia descobriu que os e-mails que você estava esperando receber periodicamente estavam todos na aba Promoções da sua Caixa de Entrada.
Desde que o Gmail adotou um sistema automatizado para classificação e divisão dos e-mails da sua Caixa de Entrada em várias abas (Principal, Promoções, Social, Fóruns, etc) milhares de blogueiros, sites de eCommerce e negócios online “ganharam” uma grande dor de cabeça – que não passou até hoje, inclusive para mim.
Se você trabalha com marketing digital, já ouviu a expressão “the money is in the list” (em português, “o dinheiro está na lista”). Se você não ouviu ainda, vou esclarecer apenas uma coisa: a lista em questão, é a lista de e-mails. Dito isso, você já deve ter entendido o quanto essa “brincadeirinha” do Google, com as abas do Gmail, afetou o mercado online.
Como evitar que meu e-mail vá para a aba Promoções do Gmail?
Se você, assim como eu, foi uma vítima dessa atualização do Gmail e está com uma péssima taxa de abertura na sua campanha de e-mail marketing, reuni aqui algumas dicas que encontrei em fóruns e grupos de discussões ou observei em e-mails que conseguem chegar com sucessso até a minha Caixa de Entrada. Espero que elas deem tão certo para você quanto deram para mim.
1. Chame o destinatário pelo nome, sempre.
Observei que o e-mail marketing que tem o nome do destinatário (obrigatoriamente no campo Para e também no Assunto ou corpo do e-mail), tem mais chance de chegar à Caixa de Entrada com sucesso. Além de estar entre as melhores práticas do relacionamento por e-mail marketing, pois torna a comunicação mais pessoal e individual (com uma pegada “one-to-one”), isso é muito simples de fazer: basta utilizar a Merge Tag com o nome do destinatário, uma função que existe em qualquer programa/serviço de disparo de e-mail marketing moderno – inclusive no MailChimp, o meu preferido.
O Netflix é uma exemplo de personalização, mas também um contraexemplo pelo uso de conteúdo HTML, o que fez o Gmail o categorizar como Promoção, como veremos a seguir.
2. Não use conteúdo HTML, faça um e-mail marketing em “texto simples”.
Foi justamente por isso que o e-mail marketing do Netflix terminou caindo, mesmo com meu nome do destinatário e no corpo do e-mail, na aba Promoções. Quando se trata de e-mail marketing, principalmente após este update do Gmail, quanto mais simples e pessoal, melhor. Opte por mensagens simples, utilizando apenas texto – simulando a comunicação normal entre duas pessoas. Este tipo de “truque” funciona bastante com o Google, que sempre joga estas mensagens na caixa Principal. Quem é craque em fazer isso é o Fábio Ricotta, vejam esse e-mail dele sobre a Mestre Academy:
Pois é, os e-mails do Fábio sempre chegam na minha caixa Principal, mesmo tendo bastante texto – o que não é muito recomendado…
3. Seja rápido e objetivo
Outro fator que tem influenciado diretamente a categorização do e-mail como Promoção é o seu tamanho. A probabilidade de e-mails muito longos chegarem à caixa Principal é menor. Falando francamente, ninguém tem paciência (ou tempo) para ler grandes tratados no seu e-mail… então diga o que precisa ser dito e deixe que o destinatário opte por saber mais (clicando no link) ou não. Recentemente, recebi um e-mail do Eduardo Lyvio, da SGP, na minha caixa Principal. Vejam o e-mail:
400 caracteres de pura objetividade. Chegou na caixa Principal sem problemas 🙂
4. Imagens no e-mail? Não pode!
A ideia aqui é eficiência, não beleza: não adianta fazer uma verdadeira obra de arte, um anúncio publicitário para ganhar prêmio, se ele não vai sequer chegar à caixa de entrada. Enviar imagens no corpo de um e-mail marketing já era uma prática que diminuia, em muito, a taxa de entrega destes e-mails; agora eles simplesmente não são entregues. O Google vê imagens em e-mails como um sinal de Promoção ou SPAM. Faça este teste: tire as imagens de um e-mail marketing e veja como a taxa de abertura vai subir vertiginosamente. Olhe o e-mail que está a minha caixa de Promoção neste momento:
Nem um e-mail do Google Analytics, enviado pelo próprio Google, caiu na minha caixa Principal – porque ele usa HTML e Imagens. O Google está pegando pesado!
5. Coloque apenas UM link no e-mail.
O objetivo do seu e-mail marketing é gerar trafego para uma landing page (ou para o seu site), correto? Então se atenha a isso! Coloque apenas o link que você deseja que o destinatário do e-mail clique e diga porque ele deve clicar naquele link. Mas preste atenção: eu não estou dizendo que você só PODE colocar um link no seu e-mail marketing; você pode sim colocar vários. Estou dizendo que você só DEVE colocar um link se quiser aumentar a probabilidade que ele sobreviva ao filtro de Promoções e SPAM do Google.
O Vitor Peçanha, da Rock Content, envia e-mails muito relevantes, seguindo todas as 3 recomendações que dei acima, mas, ainda assim, ele vai direto para a aba Promoções – nunca caiu na aba Principal. Por quê? Olha quantos links tem neste e-mail marketing:
7. Evite envios de e-mails via feed RSS
Automação de marketing pode ser uma grande tendência, mas a individualização é maior que ela. E o Google pensa da mesma forma. Todos os e-mails gerados automaticamente com feeds RSS caem na aba Promoções, sem excessão. O Gmail consegue identificar que os e-mails gerados via feed RSS não são de pessoas “reais”, então interpreta que eles não devem ir para a aba Principal. Sim, é isso mesmo. Essa regra se aplica mesmo que você tenha optado por receber o feed por e-mail. Vá entender…
8. Não tente vender coisas descaradamente.
“Compre”, “Comprar”, “À venda” são apenas exemplos de palavras que o Gmail “não gosta”. Mas ele “não gosta” delas, porque ele já entendeu que grande parte dos e-mails que não desejamos receber tem, em assunto ou conteúdo, alguma dessas palavras. Eu tenho uma conta no PayPal e acabei perdendo uma ótima promoção só porque usou a expressão “Comprar agora”:
Da próxima vez que você fizer um e-mail marketing seja um pouco mais sagaz: melhor do que apresentar uma enorme quantidade de produtos e gritar “COMPRE” (fazendo, inclusive, com que o usuário decida qual ele quer ver em detalhes ali, no cliente/serviço de e-mail) é conduzi-lo a um ambiente “controlado” (a sua landing page), no qual você pode apresentar, defender e vender seus produtos ou serviços de forma mais livre, atrativa e interativa.
EXTRA: Seja inteligente, mostre que conhece seu público.
Essa dica não necessariamente se aplica ao Gmail, mas a qualquer e-mail marketing.
Você realmente precisa enviar de um e-mail marketing com 12 links e 10 imagens para chamar a atenção do seu público? Eu gostaria muito de receber as atualizações do PokerStars na minha caixa Principal, pois elas muito me interessam, mas eles insistem em mandar e-mails “a moda antiga”:
Eles não precisavam de 12 links e 10 imagens para despertar meu interesse… na verdade, só o conteúdo em texto e o link para conferir a programação completa já seriam o suficiente para me fazer clicar. E eles sabem disso! Eles sabem que eu tenho uma predisposição a clicar neste tipo de e-mail porque eles tem o meu perfil traçado: eles sabem os e-mails anteriores que eu abri e sabem os links que eu cliquei nesses e-mails. Então, por que dificultar as coisas?
Essas dicas são específicas, mas também são universais!
Se você tem um mailing composto por muitos e-mails do Gmail você já sofreu com a diminuição significativa na taxa de recebimento de seus e-mails e as dicas que acabei de dar podem te ajudar a recuperar a relevância para o seu público e, principalmente, a taxa de abertura dos seus e-mails. Porém estas dicas, apesar de bastante direcionadas ao Gmail, servem também para todos serviços e clientes de e-mail. Basicamente falamos aqui de individualização, simplicidade, objetividade, assertividade do conteúdo e – características que absolutamente todo e-mail marketing deve ter, pois são elas que asseguram que seu e-mail seja verdadeiramente relevante.
24 Comments
Belo artigo! Espero conseguir enviar o bom e velho rock n roll para meus leitores e na caixa de entrada.
Muito obrigado e Rock na veia!
Espero que consiga!!
Qualquer experiência que você faça e queria compartilhar, basta falar, ok? Será bem legal ter o seu feedback sobre as dicas!
Rock na veia pra você também!
Ian,
Parabéns pelo texto! Fiquei assutado, pois tenho um e-commerce e seria estranho enviar texto e um link simples para meus clientes. Sempre usei imagens e um pouco de texto, mas realmente nos últimos meses tem se tornando dificil a abertura. Dispenquei de 10% para 1% a 2%.
NO meu caso vc orienta também usar apenas texto e um minimo de linK?
Aguardo!
Abraços!
Oi Araújo,
Cara, no seu caso o maior trunfo é a segmentação. Seria interessante trabalhar menos produtos por e-mail enviado, ou até mesmo um único produto (ou seja, vamos diminuir essa quantidade de links e fotos). Você terá um pouco mais de trabalho (mentira, bastante trabalho) para enviar os e-mails, mas justamente essa personalização (junto com o tamanho mais reduzido e a quantidade menor de envios simultâneos) é o que vai fazer a diferença.
Não trabalhar com foto em eCommerce é bem complicado, mas acho que valeria a pena fazer um Teste A/B (um e-mail com foto e outro, igual mas sem foto) e conferir qual será aquele com maior taxa de cliques. Quem sabe, né?
PS: Outra tática que alguns eCommerce usam é um primeiro e-mail solicitando que o usuário marque todas as mensagens daquele remetente como importantes, ou algo que o valha. Mas acho que é esperar demais do usuário 😛
Abraço!
Ótimas dicas, essa aba promoções é bem chata mesmo e observando todas essas dicas creio que irá melhorar a situação dos envios.
Grande abraço!
Parabéns Ian pelo excelente artigo, me ajudou e certamente irá ajudar outras pessoas a melhorarem seus emails.
Eu escrevi recentemente um e-book com um guia prático sobre como fazer email marketing para ecommerce e seu artigo complementa muito bem as dicas e estratégias que coloco.
Obrigado e conte comigo.
Marcos Barçante
Oi Marcos!
Bem interessante ver o comentário de um conterrâneo por aqui!
Fico feliz que o artigo tenha ajudado, vou dar uma olhada no seu e-Book.
Estou produzindo alguns materiais sobre e-Commerce que vão ser publicados logo-logo, quem sabe eu não tiro umas boas dicas de lá? 🙂
Abraço!
Segui o que tinha no post, mas continua indo pra aba de promoções :/
É mesmo Lidiane?! Bem, isso pode estar acontecendo por vários motivos, mas eu vou colocar abaixo quatro que, geralmente, são comuns:
1. Preço (R$ ou REAIS) no assunto do e-mail;
2. Palavras como “desconto”, “promoção”, “ofertas”, entre outros;
3. PALAVRAS CONSECUTIVAS EM CAIXA ALTA;
4. Palavras “manjadas” como “Emagrecer”, “Ereção”, “Lucrar”, “Planos de Saúde”, e outras que você vê aos montes na sua caixa de SPAM;
E aí, alguma destas!?
tinha uma promoção mesmo. no outro teste que fiz nao tinha, mas tava indo pra promoções da mesma maneira. vou observar se passou algo mais que não deveria passou desapercebido. muito obrigada pela resposta!
Ian, Muitissimo obrigada pelo seu post. Estou usando o MailChimp mas estava quebrando a cabeça com essa aba de promoções do Gmail, estou realizando alguns teses… Meu trabalho é puramente visual então enviar um e-mail só com palavras para meu cliente é meio estranho, mas eu consigo rsrs. Só uma observação no post, o item 7. está descrito como “ENVIE ENVIOS DE E-MAILS VIA FEED RSS” acredito que a primeira palavra é EVITE não? Obrigada
Fico feliz que o artigo tenha ido útil Betânia 🙂
Já corrigi o item 7, muito obrigado pela observação!
Olá Ian tudo bem?
Primeiramente parabéns pelo texto e obrigado por compartilhar as dicas.
Eu recebo regularmente e-mails do André Siqueira da RD recomendando baixar alguns e-books. Ele quase sempre usa uma imagem grande no início da mensagem seguida de um texto e alguns links para baixar o e-book ou direcionar para o site, mesmo assim sempre recebo na aba principal do g-mail. Será que o fato deu ter me cadastrado para receber os e-mails dele é o segredo para receber na caixa principal?
Oi Michel, sim percebi! Este é um dos grandes pontos deste mercado que me animam: ele é muito dinâmico!
Tanto a RD Station quanto a Hubspot estão testando novos modelos de e-mail, com uma imagem de topo – ou até com o foto do remetente como assinatura. O fato de você ter se inscrito com certeza pesa no fato deles chegarem na Caixa Principal, mas teriam outros fatores também como: a qualidade da lista, a quantidade de soft e hard bounces, as reclamações, a interação dos destinatários e a reputação do domínio. Até e-mails que você pede para receber as vezes vão para “Promoção” ou para o SPAM por conta de algum (ou vário) destes fatores.
Mas estes testes são frequentes! A Hubspot, além de novos modelos de e-mail, está testando inclusive novos modelos de Landing Page também, que fogem no padrão – o último podemos que estão usando como “padrão” agora tem uma grande imagem “estourada” na tela como BG com apenas um título e um CTA, até o formulário pra cadastro está no fim da página.
Eu nunca tinha visto um texto tão completo e didático sobre o assunto na internet, parabéns e principalmente muito obrigado. Meu objetivo principal é disparar RSS Feed usando o mailchimp, minha dúvida é: Tudo bem que o RSS vai sempre cair na aba promoções, mas quando eu for enviar uma campanha em plain text, esta campanha irá também para a pasta “promoções” pelo fato do e-mail já estar categorizado, ou pode ocorrer do FEED ir para promoções e as campanhas plain text irem pra caixa de entrada normalmente?
Olá amigo excelente artigo!
No meu caso eu suo o mail shimp, mesmo usando texto simples nunca chega na caixa de entrada… sera que isso é do mail shimp?
Amei seu artigo…Estou com esse problema..mas vou seguir suas dicas… Obrigada e sucesso!!
Parabéns! Conteúdo de valor mesmo…Dicas anotadas, agora bora colocar em prática!
Tenho uma dúvida: essas dicas valem apenas para quando o e-mail é disparado por plataformas de e-mail marketing? Ou quando envio do meu e-mail pessoal e incorporo uma imagem ao e-mail também pode ser direcionado como “Promoções”?
Obrigada
Olá Kívia, caso você mande um e-mail (do seu e-mail pessoal) para uma grande quantidade de destinatários, sua mensagem pode cair no spam.
Que bom que você gostou, Brunna! Já se cadastrou na nossa Newsletter? Enviaremos para você conteúdos relevantes como esse aqui.
Abraços!
Nossa ajudou muito esse artigo, fiz um teste no mail chimp ontem e fiquei sem entender por que foi parar na aba de promoções. Comunicação é algo surpreendente e a gente precisa estar atento se quisermos atingir os nossos objetivos! Muito obrigada mesmo
Olá Janine, que bom que você gostou! Estamos sempre lançando artigos novos em nosso blog, fique de olho!
Olá tudo bem? Primeiramente parabéns pelo texto e obrigado por compartilhar as dicas. Eu recebo regularmente e-mails do André Siqueira da RD recomendando baixar alguns e-books. Ele quase sempre usa uma imagem grande no início da mensagem seguida de um texto e alguns links para baixar o e-book ou direcionar para o site, mesmo assim sempre recebo na aba principal do g-mail. Será que o fato deu ter me cadastrado para receber os e-mails dele é o segredo para receber na caixa principal?