As técnicas de captação de leads dominam a indústria de marketing. Todo mundo apostar em, pelo menos, uma.
Mas por quê? E será que você deveria seguir o exemplo?
A resposta é bastante simples.
As técnicas de captação de leads são populares porque funcionam. As pessoas baixam ou acessam conteúdos atraídos por uma técnica de captação de lead em massa. Essa é uma das estratégias que mais funcionam hoje!
E no que diz respeito ao seu negócio: sim, você deve apostar nas técnica de captação de leads e nós vamos dizer-lhe o porquê.
Apresentamos, aqui, 50 exemplos de ótimas técnicas de captação de lead para ajudá-lo a converter visitantes em leads. Confira!
O que são técnicas de captação de leads?
Técnicas de captação de leads (lead magnet) são ativos de marketing que uma empresa oferece gratuitamente em troca de algo de valor. Na maioria dos casos, a empresa deseja o endereço de email do visitante e usar um lead magnet é uma forma de atrair esse lead.
Blogueira famosa, decoradora de interiores e estrela de televisão, Layla Palmer usa um Hello Bar em seu site com uma técnica de captação de leads.
Na parte superior da tela, você pode encontrar a barra que diz: “Tenha acesso a meu E-book de planejamento de espaço livre!” Ao lado, há um botão que leva o visitante a uma página conversão.
Este e-Book de planejamento espacial ajuda as pessoas a descobrir onde colocar móveis e decoração em suas casas. Ou seja, os visitantes do site dessa blogueira veem valor no material que ela está disponibilizando e com isso dão seus dados em troca do material.
É uma técnica de captação de lead sólida. Você pode criar algo semelhante, mas projetado para o seu nicho e público.
O que é uma captura de leads?
Uma captura de lead ocorre quando alguém preenche seu formulário em troca de um material que a sua empresa está disponibilizando no ambiente online, por exemplo: e-books, planilhas, whitepaper, testes de um software, entre outros.
Vamos voltar ao exemplo de Layla Palmer e seu site The Letter Cottage. Se você clicar no botão do Hello Bar, chegará a uma página de aceitação. Se você clicar no link para baixar o e-book, verá um formulário com uma barra de progresso.
Para obter o e-book (ou o seu lead magnet), você digita o seu endereço de e-mail e clica no botão (“Quero meu ebook gratuitamente”).
Nesse ponto, você se torna um lead.
Quanto mais leads você capturar, mais chances terá de fazer a venda. Você pode adicionar contatos a autoresponder de e-mail e outras listas para se comunicar com eles em uma base pessoal. É uma ótima técnica de captação de leads.
Por que todo negócio precisa de técnicas de captação de leads?
Se você não tem certeza sobre o porquê precisa de técnicas de captação de lead, considere a quantidade de leads que o Neil Patel gera todo mês:
Não conhece o Neil Patel? Confere aqui as super dicas que ele dá em seu blog!
Se você observar na captura de tela acima, Neil gera quase meio milhão de visitas ao site por mês apenas com seu boletim informativo por e-mail. Essas visitas resultam em maior reconhecimento da marca e maiores chances de conversão.
A ChefWorks, uma empresa que vende roupas e acessórios para as indústrias da saúde, gera milhões de dólares em vendas a cada mês. Muito disso vem por meio deste cupom de desconto, que serve como um grande ímã de leads!
Você pode aprimorar massivamente seus esforços de geração de leads implantando técnicas de captação de leads eficazes para seu público específico. Como o Neil Patel e a ChefWorks!
Checklist de uma técnica de captação de leads infalível
Ao criar técnicas de captação de leads, você quer acertar de primeira. Mas oferecer qualquer coisa de graça não funcionará, você tem que atrair seus visitantes.
Antes de oferecer um algo em troca dos dados dos visitantes do seu site, verifique se o benefício que você está ofertando atende a todos esses critérios:
- Resolve um problema real
- Promete um resultado rápido
- É específico
- Oferece um alto grau de valor percebido
- Fornece Gratificação Instantânea
Quais são os 5 tipos de técnicas de captação de lead?
Você também precisa saber que tipo de material de valor funcionará melhor para o seu público. A seguir estão cinco dos mais populares:
- Técnicas educacionais: Ensine aos seus visitantes algo que eles ainda não conhecem.
- Técnicas úteis: fornecem um tutorial, uma calculadora ou outra ferramenta para resolver um problema do seu lead.
- Técnicas para construção da comunidade: crie uma maneira de o público construir uma comunidade com base nas coisas que têm em comum.
- Técnicas de entretenimento: inspire ou entretenha seu público.
50 ideias e exemplos eficazes de técnicas de captação de leads para converter visitantes
Agora que abordamos esse tópico em linhas gerais, vamos dar uma olhada em exemplos mais específicos. Veja esta lista detalhada de 50 opções de técnicas de captação de leads e, em seguida, crie aquela que, para você, vai ser mais assertiva para o seu público.
Ideias e exemplos de técnicas educacionais
Talvez as técnicas mais populares e predominantes recaiam na categoria educacional, ou seja, elas ensinam ao visitante do seu site algo novo (e cobiçado), em troca de suas informações de contato.
Por exemplo, um dos materiais que Neil Patel prometeu ensinar é como aumentar o número de visitantes mensais do site dos usuários que acessavam o site dele. Ou seja, para um comerciante ou empresário, essa é uma promessa que enche os olhos.
Vamos ver algumas opções na categoria de educação.
Conteúdo bloqueado
Conteúdo fechado significa simplesmente que o usuário precisa fazer algo, como preencher um formulário, para acessar o conteúdo.
Cursos on-line
A indústria de cursos on-line está crescendo como nunca e as pessoas adoram aprender através de tutoriais em vídeo, motivo pelo qual essa técnica de captação de leads realmente funciona.
Tutorial
Um tutorial escrito, no entanto, pode funcionar também. Pode ser demorado e detalhado, ou pode fornecer uma visão geral de alto nível do tópico.
E-book
As pessoas podem ler e-books em seus tablets, laptops ou e-readers, dependendo de suas preferências. Essa é uma ótima maneira de colocar conteúdo incrível nas mãos de seus visitantes sem precisar imprimir e enviar cópias físicas de livros.
Um e-book pode ter qualquer tamanho, embora a maioria tenha pelo menos 10.000 palavras.
Áudio-livro
Algumas pessoas preferem ouvir o conteúdo do que lê-lo. Eles ouvem em seus telefones, em seus carros e enquanto realizam exercícios físicos.
Grave uma versão em áudio do seu e-book. Isso lhe dará duas oportunidades para capturar seus leads, e você não perderá as pessoas que preferem um ou outro.
Versões em PDF de artigos do blog
Os consumidores estão transbordando arquivos da área de trabalho, ampliando as barras de favoritos e copiosos aplicativos instalados em seus gadgets. Consequentemente, quando alguém não tem tempo para ler uma postagem no blog ou outro conteúdo integralmente, ela geralmente a abandona para sempre.
Considere oferecer seus posts como downloads de PDF para serem salvos para mais tarde. Eles são grandes técnicas de captação de leads.
Transcrição de vídeo
Como alternativa, crie uma transcrição do seu vídeo mais popular. Forneça-o em formato PDF para que as pessoas possam ler o texto em vez de assistir ao vídeo, se preferirem.
Mapa mental
Oferecer um mapa mental detalhado em troca de informações valiosas pode ajudar a inspirar seu público.
Relatório e Infográfico
Whitepapers, relatórios e infográficos oferecem toneladas de informações úteis. Eles também são demorados para criar, então você vai querer receber algo em troca deles. Os endereços de e-mail de seus clientes em potencial são boas recompensas.
Certifique-se de especificar o que o relatório ou o infográfico incluirá. Você não quer que seus clientes potenciais se sintam enganados quando fizerem o download.
Webinar
Os webinars também funcionam bem, como Neil Patel ilustrou várias vezes.
Você pode oferecer seminários on-line ao vivo e pré-gravados. Agende o evento ao vivo por um período específico e publique a versão gravada no seu site, mas atrás de uma página de conversão.
Dessa forma, você pode permitir que as pessoas assistam quantas vezes quiserem, desde que forneçam seus endereços de e-mail.
Previsão
Você tem uma previsão para o seu setor? Ofereça-se para deixar os outros a par de seus segredos por meio dessa técnica de captação de leads. As pessoas adoram estar à frente do jogo!
SlideShare
O excelente papel de parede pode atrair muito interesse. Eles são uma combinação de apresentações em PowerPoint e infográficos, pois disseminam muitas informações com poucas palavras.
Guias
Talvez você possa criar um guia para sua cidade, ou talvez tenha escrito um guia prático e ilustrado para ajudar seus leitores a encontrar o que precisam. Guias são extremamente populares.
Newsletter
Peça aos visitantes que se inscrevam em sua newsletter informativa, por e-mail. Não se esqueça de dizer a eles porque eles deveriam se preocupar em manter-se informados. Você oferece conteúdo exclusivo? Códigos de cupom? Acesso antecipado aos seus produtos ou serviços? Deixe isso o mais claro possível.
Acesso à Biblioteca Virtual
Se você compilou uma biblioteca virtual de informações valiosas, pode facilmente cobrar pelo acesso. Alternativamente, mantenha-o fechado como um material rico.
Post Roundup
Crie um resumo de estatísticas, cotações ou outras informações valiosas em um documento. Pode ser uma página da Web, um PDF ou um SlideShare. Dar acesso a clientes em potencial dispostos a fornecer suas informações de contato.
Gravações e Replays
Você provavelmente já viu a recente enxurrada de versões “rebobinadas” de programas de televisão. Eles adicionam uma visão extra e condensam o conteúdo original. Crie conteúdo semelhante para seu público específico e ofereça-o como um atrativo.
Ideias Úteis
Ideias úteis, que ninguém pensou antes, ajudam ao prospect a atingir um objetivo ou resolver um problema específico. Eles geralmente consistem em ferramentas ou recursos.
Hacks
Não, você não quer que as pessoas realmente trapaceiem, mas você pode criar uma folha de dicas para ajudá-las a resolver problemas ou atingir metas mais rapidamente.
Por exemplo, se você vende equipamentos de fotografia, você pode utilizar uma técnica de captação de lead que ajude o usuário a criar a paisagem perfeita.
Checklist
Um checklist é semelhante a uma folha de dicas, mas é uma lista de coisas que o usuário precisa fazer ou adquirir antes de participar de um evento.
Exemplos
Algumas pessoas acham mais fácil ter uma ideia quando podem ver evidências concretas de como isso pode funcionar. Crie um documento que forneça exemplos relacionados ao seu setor.
Modelo de Arquivo
É um documento que contém muitas inspirações, ideias e táticas que um usuário pode “roubar” para seu próprio uso. O visitante pode preencher esse arquivo com base em suas necessidades.
Kit de Ferramentas
Você vê esse tipo técnica de captação de lead, muitas vezes, na indústria de Design gráfico. Designers experientes criam kits de ferramentas que consistem em temas e recursos do WordPress, conjuntos de ícones, pacotes de texturas, actions do Photoshop e muito mais.
O usuário pode então aplicar os itens do kit de ferramentas ao seu próprio trabalho de Design. Isso tira um pouco do esforço necessário para produzir o produto de qualidade.
Roteiros de Venda
Um script, ou roteiro, é outra opção. Por exemplo, se você atender a pessoas do setor de vendas, poderá fornecer roteiros personalizáveis para vendas externas, vendas internas e até telemarketing.
Esses scripts devem ter espaços para preenchimento em branco, de forma que o usuário possa substituir informações específicas da marca. Eles servem como um guia para treinar vendedores e melhorar o processo de vendas.
Outros exemplos de técnicas de captação de leads úteis são as seguintes:
- Lista de recursos
- Calendário
- Páginas de plano ou planejador
- Planilha
- Modelo imprimível
- Lista de inspiração
- Gerador de ideias
- Modelo de planilha
- Receitas
- Calculadoras
Ideias e exemplos de técnicas de captação de lead na construção de comunidade
As técnicas de captação de lead na construção de uma comunidade ajudam a inspirar os visitantes do seu site a interagirem com a sua marca, assim como entre si. Eles ajudam a estabelecer a cultura da sua empresa com a contribuição das pessoas que mais importam: clientes atuais e futuros.
Esta é uma ótima maneira de inspirar as pessoas a se tornarem defensores e embaixadores da marca. Chris Pearson, fundador da DIYThemes, criou um fórum para seu tema WordPress, Thesis. Muitos embaixadores da marca usam o fórum para ajudar outros usuários, fornecer bits de código e promover o produto.
Desafios
Uma ótima maneira de envolver seu público é por meio de um desafio direto. Alguns desafios até se tornam virais, como o Ice Bucket Challenge, sem fins lucrativos, que invadiu a Internet e envolveu centenas de celebridades.
Você pode desafiar seu público a criar algo ou fazer qualquer outra coisa. Se eles entregarem suas informações de contato, eles serão listados como participantes ou vencedores do desafio.
Fóruns
Como mencionado acima, os fóruns podem se tornar extremamente atraentes para usuários ativos. Eles podem compartilhar dicas e sugestões, fazer e responder perguntas de suporte e até mesmo discutir sua vida pessoal e profissional.
Grupos de Facebook
Se você não quiser se dar ao trabalho de criar seu próprio fórum ou site de associação, poderá conversar com outras pessoas. É gratuita a criação de grupo de membros no Facebook, Slack e outros aplicativos.
Ideias e exemplos de técnicas de atração de leads de entretenimento
Às vezes, a sua técnica de atração de lead não precisa oferecer nada particularmente útil. Os consumidores gostam de se distrair! Essas técnicas dão um breve alívio da vida cotidiana, para apenas a diversão.
Questionário
Os questionários do Facebook são populares há anos. Então, tem outros sites que hospedam quizzes, que ajudam a descobrir qual personagem de Harry Potter você mais se parece ou qual estilo de design de interiores é mais adequado ao seu gosto.
Crie um questionário relacionado ao seu setor, mas considere chegar a ele de um ângulo de cultura pop. Por exemplo, se você vende roupas esportivas, pode criar um questionário que informe aos usuários qual personagem “Friday Night Lights” eles provavelmente seriam.
Não tenha medo de se tornar criativo. Apenas certifique-se de que os usuários obtenham as respostas instantaneamente e incluam mais do que apenas a resposta. Inclua imagens, descrições e outros materiais envolventes na página.
Pesquisa
As pesquisas podem ser divertidas e úteis. As pessoas conseguem fornecer suas opiniões e as marcas coletam os dados.
Sua pesquisa pode ser sobre qualquer assunto relacionado à sua indústria ou categoria. Apenas certifique-se de que as perguntas sejam divertidas e fáceis de responder para que seus participantes não fiquem entediados no meio do caminho.
Brindes
Quem não gosta de receber algo de graça? Em troca de seus endereços de e-mail, os clientes em potencial participam de um brinde por um produto gratuito ou prêmio similar.
Idealmente, a recompensa será algo em seu catálogo. Você não quer dar um iPad grátis só porque as pessoas adoram iPads. Se não estiver relacionado ao seu negócio, não terá o impacto desejado.
Você também pode usar uma dessas técnicas de captação de lead para entretenimento ou de construção da comunidade:
- Lista de citações
- Aplicativo ou jogo para dispositivos móveis
- Manifesto
Ideias e Exemplos de técnicas de captação de leads para o fundo do funil
Quando os prospects chegam ao fundo do funil, eles estão prontos para serem convertidos. Eles já fizeram suas pesquisas e querem um motivo para comprar seu produto ou serviço.
Materiais educacionais não são muito atraentes nesse momento. Você precisa de uma oferta que ajude a inclinar a balança a seu favor.
Aqui vão algumas dicas de ofertas para que o lead decida optar pelo seu produto e/ou serviço:
Frete grátis
Considere a possibilidade de entregar um código promocional para envio gratuito em qualquer ordem. Os consumidores que se opõem a pagar pelo frete podem converter a oferta, mesmo que a deixem passar.
Orçamento Grátis
Você vê muito isso na indústria automobilística. Entregue seu nome e endereço de e-mail para obter uma cotação personalizada e gratuita.
Outras opções para os ímãs de fundo do funil incluem:
- Sessão de serviço gratuito ou uma consulta gratuita com você ou sua equipe.
- Avaliação gratuita do seu serviço, curso on-line ou produto.
- Acesso instantâneo a um complemento gratuito
- Cupom, código de desconto ou oferta “compre um, ganhe dois”
- Catálogo
- Estudos de caso
- Acesso a uma lista de espera
Algumas dicas para o design de suas técnicas de captação de leads
A coisa mais importante ao criar uma página de conversão ou o Hello Bar é comunicar o valor. Diga ao seu público exatamente o que eles receberão.
Use cores contrastantes para tornar sua oferta óbvia. Em seguida, selecione um plano de fundo e uma cor de primeiro plano diferentes para o botão.
Se possível, peça a seu visitante que responda a uma pergunta sim ou não. De acordo com Neil Patel, esse truque simples pode aumentar a captura de leads em até 30%.
Isso é exatamente o que Quicksprout fez. E, quando os clientes em potencial clicavam no botão “Não”, eles recebiam uma resposta diferente baseado na otimização das conversões. É uma ótima maneira de manter as pessoas envolvidas com seu conteúdo.
Por fim, use um software que facilite a criação de suas técnicas de captação de lead.
Quando você deve usar técnicas de captação de lead?
Sempre que você quiser coletar informações de seu público, implante técnicas de captação de lead que reflitam o público-alvo que você está segmentando.
Quando os usuários clicam no botão e chegam à página de opt-in, forneça um pouco mais de detalhes sobre o que eles receberão como contrapartida.
Em outras palavras, comunique o valor. Se seus clientes potenciais visualizarem valor no seu material, eles não se incomodarão em se inscrever.
Conclusão
As técnicas de captação de leads são muito populares entre os profissionais de marketing.
Há uma razão para isso — porque elas funcionam.
Se você quiser aumentar sua lista de e-mails e criar um banco saudável de leads, precisará de uma forma de atrair clientes em potencial.
Isso é exatamente o que técnicas de captação de leads fornecem.
Forneça algo de valor. Ofereça gratificação instantânea. Peça algo pequeno em troca!
É realmente muito simples.
Agora que você já conhece dezenas de técnicas de captação de lead, que tal colocá-las em prática? Se ainda tem dúvidas, solicite para nós uma consultoria gratuita, teremos o prazer em ajudar!
2 Comments
Acho super importante ter profissionais fazendo isso para a minha empresa.
No inicio, pouca grana, poder aprender e fazer com as proprias maos é a solução para iniciar.
Depois não tem como fazer tudo, para iniciar existe muittas ferramentas que nos traz agilidade na hora de fazer promoções, vender e capturar leads. Ferramentas nunca são demais veja algumas em http://www.Fava.blog.br
gostaria de ideias para criar uma pagina para vendas de materiais para
soldadores, serralheiros e caldeiros