“The money is in the list”, um expressão muito comum no marketing digital que significa, em português, “o dinheiro está na lista”. Se você não conhece esta expressão, vou esclarecer apenas uma coisa: a lista em questão, é a lista de emails. Neste artigo você vai aprender como criar uma lista de emails a partir de 4 plugins que vão te ajudar a captar cadastros para sua lista de emails e 4 lugares estratégicos para você colocar Calls-to-Action que vão otimizar a taxa de conversão destes cadastros. Criar uma lista de emails é fácil, o grande desafio aqui é criar uma boa lista de emails – uma lista de emails qualificados, de pessoas interessadas no que você tem a falar (ou vender). Chegue até o final do artigo e descubra como vencer este desafio!
Apesar do abuso que o email marketing vem sofrendo ao passar os anos, criar uma lista de email ainda é uma das formas de obter uma grande taxa de conversão no marketing online – ou seja, com maior poder de levar os seus destinatários a se tornarem, de fato, consumidores/clientes. Então, como criar uma lista de e-mails qualificada? O primeiro passo é ter certeza que todos os seus inscritos realmente tem interesse em receber seus emails e o jeito mais fácil de fazer isso é capturando os emails do público que você já tem essa certeza: os visitantes do seu site/blog.
Como criar uma lista de emails dos visitantes do meu site?
Capturar os emails dos visitantes do seu site/blog é muito fácil, mas você tem que usar as ferramentas corretas para isso – bons plugins. Foi esse o problema que tive ao começar a captar os emails dos visitantes aqui do blog: passei meses pesquisando os plugins para criar listas de emails e capturar emails dos visitantes do Intermídias, mas só encontrava plugins desatualizados, com interface estranha ou simplesmente “bugados”. O blog tinha muito tráfego, eu continuava a receber muitos visitantes qualificados, mas sem os plugins corretos eu não conseguia captar os emails deles para trazê-los de volta ao blog.
Eu não vou deixar que isso aconteça com você também!
Eu consegui reverter este cenário e capturar emails de forma eficaz quando eu encontrei estes quatro plugins que vou te mostrar abaixo. Cada um deles tem uma função diferente que me ajudou não só a criar a minha lista de emails, mas a ter certeza que estou tirando o melhor do meu tráfego. Agora você vai aprender como criar um lista de emails e como esses plugins vão te ajudar a melhorar sua taxa de conversão de cadastros de email.
4 plugins para criar uma lista de emails
Hello Bar
Este plugin simplesmente coloca uma barra no topo do seu blog com um call-to-action para o visitante se inscrever na lista de emails. Que besteira né? mas acredite: é muito difícil é encontrar um plugin que faça isso (de forma simples). O Hello Bar é bem legal: ele tem design responsivo, bastante personalizável, tem estatísticas de impressões e taxa de conversão e uma ótima integração com serviços de email marketing, como o MailChimp – quando alguém se inscreve através do Hello Bar, esta inscrição é importada automaticamente para uma lista de contatos do MailChimp! Se você precisa de algo simples e rápido, este plugin é para você.
KingSumo Giveaways
O primeiro contato que tive com este plugin não foi como webmaster ou alguém que fosse utilizá-lo no seu site, mas como usuário: os criados do Sublime Text (um programinha bem famoso entre programadores) prometeram distribuir gratuitamente o programa se atingissem um certo número de inscritos na lista de emails deles – e, com um licença que custou 70 dólares, eles conseguiram mais de 200 mil inscritos na lista de emails. Basicamente é isso que o KingSumo Giveaways faz: ele cria (dentro do seu site WordPress, inclusive) uma landing page simples e otimizada para a sua “promoção” – depois, basta você divulgá-la. A grande sacada aqui não vem do plugin, mas de você: você tem que escolher algo que as pessoas realmente gostariam de saber ou obter – um brinde, um eBook, uma assinatura de um serviço…
Optin Forms
Se você usa o MailChimp, uma ótima plataforma de email marketing, você sabe que os formulários de cadastro que eles oferecem são, no mínimo, feios – isso sem falar que a sua implementação no site não oferece muitas opções. É por isso que este plugin é fundamental: o Optin Forms substitui os formulários de opt-in originais do MailChimp por formulários com várias funcionalidades. O Optin Forms é um plugin para WordPress que, além de gerar formulários que geralmente chamam a atenção do seu público, permite que você o configure para exibir seus formulário em seus artigos de forma automática e personalizada – afinal, se alguém chegou até o fim do seu artigo é porque realmente se interessou pelo assunto, não é? Esta é uma chance perfeita de converter este usuário em um novo assinante para sua lista de emails! Outro ponto forte do plugin é, assim como o Hello Bar, a integração com os serviços de email marketing mais populares do mercado.
SumoMe
Pensando nas melhores práticas de como criar uma lista de emails, a Appsumo fez este plugin – talvez o mais completo e fácil de usar de toda essa lista. Basicamente, o SumoMe é um plugin para WordPress que coloca à sua disposição uma pequena “loja de aplicativos” totalmente gratuita, na qual você encontrará facilmente ferramentas de captura de email via pop-up, ferramentas de heatmap, botões de compartilhamento em redes sociais – além de recursos novos que constantemente são adicionados à biblioteca do SumoMe.
4 lugares estratégicos para você colocar CTAs que vão otimizar a sua taxa de conversão.
Agora que você já sabe como criar uma lista de emails, aqui vai uma grande dica para fazer isso acontecer ainda mais rápido: tão importante quanto os plugins para captar emails é o posicionamento dos call-to-actions (os chamados para ação) que você usa – afinal, o seu público precisa ver claramente e entender como se inscrever na sua lista de emails.
O design e a posição dos seus CTAs é fundamental para chamar a atenção dos seus visitantes e aumentar a taxa de cadastros na sua lista de emails! Vou mostrar para vocês, usando um site sobre emagrecer rápido, quatro dos melhores lugares para colocar CTAs e aumentar o taxa de cadastros de emails no seu site/blog:
Início do site:
Sidebar (barra lateral):
Fim de todos os artigos:
Banner pop-up (alguns segundos após carregamento do site):
Coloque a mão na massa e crie a sua lista de emails!
Agora que você já conhece os plugins que podem te ajudar a criar uma lista de emails qualificados para seu site/blog e onde posicionar seus CTAs para ter melhores resultados, sugiro que experimente cada um deles para começar a coletar cadastros de forma eficiente. Funcionou para mim e eu tenho certeza que vai funcionar para você também! Qualquer dúvida ou sugestão, basta comentar 🙂
3 Comments
Parabéns pelo artigo. Gostaria de salientar um fator que, a meu ver, é muito importante: a automatização.
No processo de captura e envio de e-mails há que criar uma estratégia que seja o mais autónoma possível. Assim, basta personalizar as campanhas e deixar que as mensagens sejam enviadas.
Especialistas do marketing digital consideram frequentemente que, em cada 5 e-mails, 4 devem ser de conteúdo e 1 deve ser de vendas.
Obrigado pelo trabalho que têm desenvolvido no blog e pelos conteúdos aqui divulgados!
Ótimo adendo, Tiago!
De fato, “Automação” é uma das expressões mais populares quando falamos de estratégias assertivas de E-mail Marketing. O mais interessante é que lançar mão de estratégias de automação está cada vez mais acessível e simples com a evolução dos serviços de e-mail marketing mais populares do mercado.
Eu uso (e recomendo) o MailChimp – inclusive a minha agência é listada como “Experts” no MailChimp Experts Directory – e o o meu recurso preferido (e o que gera mais resultados para os meus clientes) é são as Automações 🙂
O MailChimp possui uma gama relativamente pequena de automações, mas elas são muito bem pensadas e terminam sendo muito úteis, pois podemos criar uma série de e-mails e determinar ‘gatilhos’ para eles serem enviados. Alguns exemplos:
1. Novo Cadastro > E-mail de boas vindas
2. Aniversário do Usuário > E-mail de aniversário
3. Usuário cadastrado há um determinado tempo > Recebe um e-mail específico
4. Usuário com taxa de abertura grande > Recebe e-mail semanal com últimas notícias
5. Usuário que abriu o e-mail mas não clicou > Recebe um e-mail perguntando se não gostou do e-mail anterior
Enfim, o recurso abre várias possibilidades bem interessantes – e fundamentais para aumentar a sua taxa de conversão.