Como atrair clientes? Esta pergunta é feita diariamente por todos os tipos de profissionais, seja ele autônomo, empreendedor, funcionário de marketing, ou vendedor.
Mas a verdade é que a forma de comprar mudou, portanto a forma de vender também precisa mudar, por isso mexa-se, ou corra o risco de perder seus atuais e futuros clientes para a concorrência!
Para seguir o novo comportamento deste novo perfil de cliente, não basta seguir o tradicional modelo de vendas que você está acostumado, é preciso fazer mais e melhor, ou seja, é preciso transformar a venda em uma experiência. Comunicar-se de forma objetiva e personalizada com o público e investir em tecnologia, sem, é claro, descuidar do atendimento personalizado.
Nesse artigo você vai descobrir como uma inovadora estratégia de marketing digital criada no começo do século XXI irá revolucionar a forma como sua empresa enxerga o setor de marketing e vendas, afinal de contas, todos querem saber como atrair clientes para a sua empresa.
Como atrair clientes? Essa pergunta é antiga!
A melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles.” [Martha Gabriel]
O objetivo de toda e qualquer empresa, seja ela startup ou com 100 anos de mercado, é saber como atrair clientes para aumentar o faturamento e então crescer no mercado. Portanto, essa pergunta já é antiga.
A diferença dessa vez é que antigamente a comunicação (para atingir grandes públicos) estava nas mãos de poucas e poderosas empresas as quais era donas das grandes mídias como TV, rádio e revista, hoje é diferente, qualquer pessoa ou empresa pode criar um Blog e começar a produzir conteúdo relevante para seu público.
Como atrair clientes com Blog?
Confira no passo a passo abaixo como funciona a lógica para saber como atrair clientes utilizando um Blog:
- O potencial cliente tem um “problema” ou “desejo”;
- Ele faz a busca sobre o assunto no Google (pesquisas indicam que mais de 90% dos usuários fazem pesquisas no google quando querem resolver um problema);
- O site da empresa aparece nos resultados do Google com base nas palavras que o potencial cliente digitou;
- O usuário clica e é direcionado para um artigo falando sobre seu “problema”, e como solucioná-lo;
- O usuário gosta tanto do conteúdo que cadastra seu e-mail para receber mais conteúdos da empresa;
- Este usuário se transforma em lead (contato identificado) e então ele começa a receber uma sequencia e-mails pré definidos e disparados automaticamente pela sua empresa, nutrindo-o de conteúdo interessante para o problema dele;
- Esses e-mails ensinam o lead as possíveis soluções, e depois apresenta a empresa como uma ótima alternativa;
- Depois de ler os e-mails e artigos, o lead decide solicitar um contato sobre o produto dessa empresa, pois ele entende que a solução da empresa resolve o problema dele de uma maneira mais vantajosa do que se ele fizesse isso sozinho.
- Os dados do lead é direcionado para a equipe de vendas empresa, e se torna uma “Oportunidade de Negócio”;
- O vendedor entra em contato com este prospect, mas não precisa explicar o produto, pois os próprios artigos que o usuário leu já adiantou esse trabalho para o vendedor;
- A chance deste vendedor conquistar este prospect é 8x maior do que para um contato que não passou por estas etapas de aquecimento.
E então, agora ficou mais fácil a compreensão de como funciona uma estratégia de Blog para saber como atrair clientes?
Definição do Seu Perfil de Cliente Ideal. Como Definir?
Seja seu público B2B ou B2C, é indicado determinar um perfil ideal de cliente, ou seja, definir um nicho de mercado para que sua solução seja especializada apenas para determinados segmentos, dessa forma as empresas destes segmentos visualizarão em sua empresa um parceiro que consegue de fato resolver o problema dele, pois sua solução já conseguiu resolver o problema de empresas similares.
Outro indicador interessante para você definir seu perfil ideal de cliente, é determinar um faturamento mínimo (em casos de públicos B2B) e renda mensal mínima (em casos de públicos B2C). Isso é importante, porque por mais que o cliente veja relevância em sua solução, você não tem como saber se a sua empresa será a primeira na linha de cortes caso haja algum contratempo inesperado pela outra parte que contratou seu serviço. Então, é melhor garantir que a outra parte tenha fôlego para sustentar os serviços que a sua empresa está realizando.
Como atrair clientes usando Mídias Sociais?
Para atrair clientes usando as redes sociais, você precisa ESTAR PRESENTES NAS REDES SOCIAIS.
E não basta apenas criar uma conta no Facebook, Instagram e LinkedIn, postar alguns conteúdos ou fotos e depois SUMIR.
Dessa forma, é melhor nem ter rede social da empresa e esquecer a ideia de aprender definitivamente como atrair clientes para a sua empresa!
A sua marca precisa conversar com os usuários que ali estão, e para iniciar uma conversa com alguém precisa-se de assunto, correto? Da mesma forma acontece nesses canais. Gere conteúdo (assuntos) que sejam relevantes para esses leitores, dessa forma, cada vez mais eles interagirão com sua página, atraindo assim mais pessoas e criando um grande ciclo onde em um determinado momento, aqueles usuários poderão se tornar seus possíveis clientes. Mas cuidado, interagir com o público em redes sociais é uma tarefa que demanda tempo, cuidado, e uma boa dose de análise da psicologia da seu perfil ideal de cliente.
Crie um Calendário de Conteúdo mensal, com postagens diárias, que serão suficientes para engajar seu público em torno da sua marca. Uma boa dica é separar cada dia da semana para falar de um assunto específico, tornando a semana uma jornada interessante para as pessoas.
Como atrair clientes fazendo análises?
Seu site tem o Google Analytics configurado? Se não possui, providencie isso URGENTE!
Ferramentas digitais como o Google Analytics ajudam na captação e mensuração de todos os dados que a sua marca está gerando no ambiente digital. E esta análise é essencial para a potencialização do processo, visando atrair cada vez mais clientes para a sua empresa.
A partir de relatórios em gráficos e planilhas, as análises possuem a função de mensurar o que está funcionando e o que não está funcionando em uma campanha, tudo em tempo real, ou seja, se algo não estiver funcionando da forma que você imaginou, existe a chance de recapitular e iniciar outra estratégia da mesma campanha. Coisa que sabemos que não existe no Marketing Offline (rádios, tv, revista, etc.).
Uma boa análise, passa por uma avaliação do perfil do público que visitou seu site, o tempo de permanência deste usuário, horários que ele acessou as páginas, quantos cliques os anúncios e publicações receberam e quantos destes cliques resultaram em solicitações de propostas.
A pergunta agora é: sua empresa está pronta para começar a atração ativa de clientes potenciais?
Agora que você conhece a melhor forma de como atrair clientes para o seu negócio, não demore para iniciar, afinal de contas, atualmente não tem como atrair clientes se sua marca não estiver sempre se atualizando com novas técnicas.
Se alguém te perguntar dicas de como atrair clientes, você já sabe onde encontrar as respostas!
Lembre-se: você só não vai ter sucesso em vendas se não quiser, porque ajuda nossa é o que não falta!
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3 Comments
Poxa, que conteúdo legal, além de mega informativo e interessante!
Artigo muito legal e interessante! Caso alguém queira saber um pouco mais sobre o tema e complementar esta leitura: https://bannet.com.br/blog/como-atrair-clientes-de-forma-automatica-com-a-bannet/
Oi Nathalia.
Agradecemos o seu comentário e ficamos felizes em saber que curtiu!
Abraços!!