É comum acreditar que o Inbound e Outbound sejam estratégias de marketing opostas, onde cada uma possua objetivos diferentes. De fato possuem finalidades totalmente diferentes, mas o ditado já não revela que os opostos se atraem?
Que o marketing digital é um dos segmentos mais dinâmicos da comunicação, isso nós já sabemos. A todo instante surgem novas técnicas e metodologias para ajudar empresas a se destacarem de uma forma jamais imaginada antes.
Independente da idade, segmento ou porte da empresa, as estratégias de marketing têm como objetivo gerar mais vendas para a empresa, por isso, unir as forças de cada uma das estratégias do Inbound e Outbound, pode gerar mais os resultados.
Mas antes de conciliar as ações, se faz necessário entender a real diferença entre o Inbound e Outbound Marketing objetivando a melhor performance em cada uma.
Confira abaixo a definição de cada uma e o comparativo delas em nosso artigo:
Inbound Marketing
A forma que os consumidores estão buscando, se relacionando com as marcas e consequentemente consumindo, mudou. Segundo uma pesquisa, 93% dos processos de compra começam com uma busca em mecanismos digitais.
Com tantas modificações, o modo de atrair novos clientes também precisou se adaptar. Daí surge o inbound marketing.
O sucesso nesta estratégia está na conquista do possível cliente por meio de materiais que o usuário está buscando. Dessa forma a marca acaba criando um processo de vendas menos invasivo, que respeita as decisões do usuário e cria relacionamento de confiança.
Por se tratar de estratégias totalmente focadas no ambiente online, ela costuma sair 62% mais barato comparado aos investimentos em outbound marketing.
A Estratégia do Inbound pode ser separada em 4 etapas:
- Atrair: nesta etapa, o inbound atrai pessoas desconhecidas por meio de conteúdos relevantes que elas estejam procurando, então estes usuários se tornam visitantes. Fica mais fácil atrair este público por meio de canais receptivos, como blogs e redes sociais.
- Converter: os visitantes que gostaram dos materiais encontrados se converterão em leads (visitantes que disponibilizam seus dados de contato). Após acontecer a conversão, esses leads passam pelo processo de nutrição. Essa etapa se dá por meio de call-to-actions, formulários e landing pages de materiais ricos, que o levam para um fluxo onde acontecerá o relacionamento e educação sobre a sua marca.
- Fechar: depois de já ter gerado credibilidade e confiança, mostrando ao lead as possíveis soluções para o problema que ele possui, é hora de mostrar como a sua solução é perfeita e passar essa lead para o time de vendas para torna-lo cliente.
- Encantar: após ele se tornar seu cliente, é necessário continuar o relacionamento afim de torná-lo um fã da sua marca. Por meio das redes sociais e de campanhas de e-mail marketing, esse diálogo se torna possível, ajudando na satisfação do cliente e garantindo fidelidade à sua marca.
Durante todo este processo, a estratégia do Inbound Marketing trabalha com diversas técnicas, são eles:
SEO; Palavras-chave; Copywriting; Redes sociais; Link building; CTAs; Landing pages; Automação de marketing; Email marketing.
Uma estratégia bem executada com esses componentes leva a resultados plenamente satisfatórios e facilmente mensuráveis, afinal, por se tratar do meio digital, é possível conferir métricas, como tráfego e conversões, utilizando ferramentas como Google Analytics.
Mas como você pode perceber, são diversos os passos que devem ser tomados. Além disso, existe um tempo médio até a sua empresa obter tráfego relevante para o projeto começar a escalar, de tal modo que a mensuração do retorno sob o investimento só se mostra relevante a médio-longo prazo.
Também vale destacar que como se trata de uma metodologia recente, pode ser um pouco difícil encontrar profissionais de qualidade para tocar de forma satisfatório o inbound da sua empresa.
Outbound Marketing
Já o outbound marketing é um velho conhecido, também como denominado Marketing Tradicional ou Marketing Offline, essa estratégia gera anúncios através de grandes campanhas em mídias televisivas e/ou impressas, ligações de telemarketing, veiculação em rádios, e outras frentes que não estejam no ambiente digital.
Hoje o público já não é receptivo às mesmas técnicas invasivas de antes, então foi preciso que o outbound também se atualizasse.
As pessoas continuam assistindo TV, ouvindo rádio, atendendo telefonemas e observando outdoors, correto? Então, a a ideia do Outbound é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno dele.
Mas, além desses meios, podemos encontrar o outbound no meio digital também. Provavelmente você já foi interrompido por uma propaganda enquanto assistia a um vídeo na internet. Banners, emails em massa e pop-ups são alguns tipos de publicidade presentes nessa estratégia.
O investimento no Outbound difere bastante do Inbound pois as mídias são bem mais caras. Se por exemplo, você precisar cortar o investimento de uma hora para outra, no outbound, a sua marca “some” da mídia, situação que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento, por isso a estratégia do Inbound Marketing é mais recomendada para resultados a médio-longo prazo e a estratégia de Outbound é recomenda para curto prazo.
[Comparativo]
[Prática] Inbound e Outbound
Como vimos, as estratégias de Inbound e Outbound Marketing podem ser unidas, potencializando assim uma a outra.
Uma das formas de tirar o melhor proveito das estratégias de Inbound e Outbound por exemplo, é montar um fluxo de Inbound com uma tentativa de contato comercial para ativar o lead com frentes do Outbound ao final de cada etapa da jornada afim de acelerar e otimizar as conversões.
Mas para isso, é preciso criar uma história de interação entre estratégias, não adianta utiliza-las isoladamente, uma precisa ser suporte da outra.
Promova a produtividade para as ações de Marketing Digital da sua empresa, afinal de contas o trabalho aqui não é ver qual estratégia é melhor e sim como conquistar novos e mais clientes neste novo mercado.
Inbound e Outbound, qual é a melhor?
A intenção aqui não é defender uma determinada estratégia, queremos te mostrar que as duas metodologias possuem o mesmo objetivo: atrair clientes.
Inbound e Outbound sendo atrelados corretamente, podem conquistar resultados incríveis para a sua empresa.
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