Se você já percebeu que sua empresa alcançou um retorno financeiro interessante e tem possibilidades de conquistar novas frentes, estamos falando expansão de mercado.
As vezes o empresário possui alguns receios e acha que não é o momento ideal para expandir sua empresa, porém isso pode ser fatal para o negócio. Este é um momento de fato delicado, mas a empresa não pode perder o time nessa etapa que é crucial para que o negócio não fique obsoleto.
Além de ter certeza sobre o momento ideal para expandir o mercado, analisando características como: potenciais e fraquezas internas, oportunidades de mercado e ameaças externas, você também precisará analisar os modelos de expansão, pensando em como sua empresa repercutirá melhor.
Para expandir o mercado, você pode abrir outra unidade, montar um sistema de franquia, fazer uma fusão ou aquisição, ou até mesmo licenciar o seu produto. Mas seja qual for a sua escolha, todas elas passam pela divulgação, pois se as pessoas não souberem que você está ampliando o seu negócio, como sua empresa conseguirá novos clientes?
Neste artigo vamos te mostrar quais estratégias digitais você NÃO pode deixar de investir se quiser executar de forma satisfatória a expansão da sua empresa.
Por que devo apostar no Marketing Digital em minha estratégia de Expansão de Mercado?
MOTIVOS:
#01
O primeiro e principal motivo é porque a divulgação online é a única que trabalha com o ciclo completo do usuário (seu possível cliente).
#02
Outro motivo pelo qual você deve apostar no marketing digital e que essa estratégia é a única que possui métricas claras para analisar a efetividade de uma campanha, como número de acessos no seu site, conversões, custo de aquisição de clientes e tempo de retorno de investimento.
#03
Também podemos destacar como ponto positivo no marketing digital o alcance global na divulgação da sua empresa. Campanhas com panfletos, outdoors e, até mesmo, em rádio e televisão têm alcance muito mais limitado, sem falar que costumam ser muito mais caras de serem produzidas, veiculadas e dificilmente possuem a mesma precisão de mensuração como as estratégias do marketing digital.
#04
Em falar em mensuração e análises, as campanhas digitais podem ser avaliadas em tempo real, o que permite adaptação rápida em uma estratégia malsucedida, evitando gastos desnecessários.
Da mesma forma, os erros podem ser facilmente corrigidos. Por exemplo, um anúncio de jornal ou um anúncio no rádio, não pode ser modificado após a impressão ou veiculação, enquanto uma campanha de Google AdWords pode ser alterada a qualquer momento.
Ainda não está convencido?
Verifique abaixo nossa relação de possíveis estratégias para chamar a atenção do seu público com relação a Expansão de Mercado da sua Empresa:
Promova Conteúdo Relevante em seu Site
É importante que a sua empresa seja referência de conteúdo informativo, divulgue textos interessantes sobre sua área de atuação e seja relevante para o usuário, ele provavelmente não estará interessado na expansão de mercado do seu negócio, mas se seu site tiver conteúdos que o ajudem de alguma forma, este usuário tem mais chances de retornar ao seu site e consequentemente vendo as novidades que a empresa está lançando – como a expansão de mercado.
Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo e ela visa manter fluxo constante de visitantes no seu site, ganhar um bom número de compartilhamentos nas redes sociais e, principalmente, visitas originadas em mecanismos de busca, como o Google.
Se sua empresa conquistar um bom número de leitores, eles se converterão em clientes muito mais confiantes na sua marca.
Use E-mail Marketing
O foco das suas campanhas que envolvem e-mails marketing não deve ser na venda ou na apresentação do produto, ou seja, excelente oportunidade aí para o anúncio de uma expansão de mercado. O e-mail marketing é indicado para gerar relacionamento com o cliente, de modo que ele se sinta privilegiado pela sua empresa.
Infelizmente o e-mail marketing ainda é malvisto pelo empresariado pois de fato existem muitas empresas que usam e abusam dessa estratégia, utilizando-a de uma forma errada, porém se usada da forma correta, ela pode gerar excelentes resultados — afinal, ainda é a ferramenta mais eficaz de marketing digital.
Invista em redes sociais
Em suas postagens, você deverá compartilhar os conteúdos do blog que geralmente falam sobre assuntos de interesse do seu público, ou seja, nada de falar apenas da empresa e as vantagens em contratar o seu serviço. Informar e educar seus clientes em potencial deve ser o alvo da estratégia e não oferecer promoções.
No Facebook, tente responder ao máximo os comentários que seu público faz, é importante agregar comentários relevantes à essas respostas, portanto não comente oferecendo produtos ou agradecendo somente, mostre que sua equipe leu a postagem e tente retribuir a fala do usuário trazendo novos elementos para o diálogo.
Anuncie em Links Patrocinados
Antes de falarmos sobre como investir, vamos definir o conceito: os links patrocinados são aqueles anúncios que aparecem em destaque na primeira página do Google e não dependem de números de acesso e da relevância para serem ranqueados nos primeiros lugares.
Mas existem diversos detalhes para executar uma campanha de links patrocinados, saiba como realizar uma campanha de Links Patrocinados clicando neste link.
Mensure os Resultados
É preciso realizar um planejamento no início de toda a campanha de marketing, estabelecendo os objetivos e como eles serão alcançados. Havendo mensuração constante dos resultados, fica muito mais fácil a análise do que está fluindo bem e mal ao decorrer das ações.
Isso faz com que você consiga corrigir a ação antes que os estragos fiquem grandes, deixando o retorno sobre investimento (ROI) maior, pois não houve desperdício de tempo em estratégias pouco eficazes.
Por conta da alta competitividade do mercado, as empresas podem até se esforçarem para oferecer ótimos serviços e produtos, mas dificilmente conseguem se estabelecer no mercado se não tiverem uma estratégia de marketing bastante eficiente.
Considerações
Utilizar as estratégias digitais a seu favor quando estiver pensando em expandir o mercado do seu negócio, fará com que você consiga alcançar mais rápido os resultados planejados, deixando assim o público com conhecimento da sua marca e interagindo de forma mais eficaz!
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