Como um webwriter pode identificar temas e palavras-chaves relevantes para o seu público-alvo a partir do Google Suggest.
Webwriting: pesquisa de palavras-chave
25 de Fevereiro de 2011
O que é SEO? Otimização de sites?
4 de junho de 2012

Uma prática muito comum no Search Engine Optimization (SEO), que se faz tão necessária quanto no webwriting, é a expansão de palavras-chave. A expansão de palavras-chave é o ato de identificar palavras correlatas àquelas palavras que definem, ou estão diretamente relacionadas, ao seu mercado. Além de mostrar ao webwriting quais são os termos que o seu público-alvo realmente usa quando se refere ao seu produto/serviço, a expansão de palavras-chave é muito valiosa ao ponto que mostra também palavras nas quais a competição para otimização pode ser menor – ou seja, que podem potencializar a atuação em long tail, que tem como característica principal menor visibilidade em contraponto com uma maior taxa de conversão.

Além das práticas mais simples de pesquisa de temas e palavras-chave pra webwriting (benchmarking e busca do Google), há também a pesquisa a partir das ferramentas para marketing de busca que o Google oferece, como o Google Adwords e o Google Insights. A melhor forma de descobrir cada uma delas funciona é utilizando, por isso vamos fazer uma pesquisa de palavras-chave relacionadas com web marketing.

Google Adwords External Tool

O Google Adwords External Tool é uma interface que não exige login para a ferramenta de busca de palavras-chave do Google Adwords, que identifica os volumes de busca por determinados termos no Google. Apesar de ter sido criada exclusivamente para a venda de mídia, a ferramenta é muito utilizada por profissionais de SEO e webwriting.

Uma vez que está estabelecido que o nosso core bussiness é o web marketing, vamos partir deste termo para iniciar a expansão de palavras-chave. Porém, é válido observar que este é apenas um ponto de partida: todo o processo deve ser repetido para outras palavras que esteja relacionadas diretamente com o negócio e possam fornecer outros insights.

Webwriting: pesquisa de palavras-chave #2 (Otimização de Sites (SEO) )

Como resultado para a nossa busca, o Google retornou uma série de palavras-chave, tanto derivadas quanto relacionadas à web marketing; a partir delas, selecionamos as que tem maior relação com nosso core bussiness e volume considerável de buscas – também é possível fazer o download desta seleção em forma de planilha .

Webwriting: pesquisa de palavras-chave #2 (Otimização de Sites (SEO) )

Google Insights for Search

A partir deste estudo ilustrativo de palavras-chave identificamos outra palavra que se mostrou muito relevante para o público-alvo: marketing online.

O Google Insights for Search compara padrões do volume de buscas em regiões, categorias, períodos e propriedades bem específicos.

Webwriting: pesquisa de palavras-chave #2 (Otimização de Sites (SEO) )

Ao comprar as duas palavras-chave que julgamos mais relevantes até o momento, percebemos que “marketing online”, descoberta posteriormente, ganhou maior relevância que “web marketing” no Brasil.

Webwriting: pesquisa de palavras-chave #2 (Otimização de Sites (SEO) )

Na ferramenta ainda há outros dados muito importantes para a prática do webwriting: o volume de pesquisas regional e as pesquisas crescentes.

Ao visualizar geograficamente o volume de busca dos nossos termos, podemos extrair insights muito mais relevantes para a nossa praça; este filtro fornece o embasamento necessário para o webwriter priorizar determinados termos em detrimento de outros (que, a priori, aparentavam ser mais relevantes).

Webwriting: pesquisa de palavras-chave #2 (Otimização de Sites (SEO) )

Uma informações ainda mais valiosa que o Google Insights for Search fornece são as Pesquisas Crescentes. Estas são palavras-chave para as quais o webwriter possuirá mais relevância a curto-prazo para seu público-alvo – e, provavelmente, menos concorrência nas SERPs.

Webwriting: pesquisa de palavras-chave #2 (Otimização de Sites (SEO) )

Como achar ainda mais palavras-chave?

Outro recurso ao qual o webwriter pode recorrer é a análise do tráfego do seu site / blog. No próximo post vamos aprender um pouco mais sobre como as ferramentas web analytics do Google (Google Analytics e Google Webmaster Tools), além outras ferramentas interessantes de SEO (como a WEB SEO Analytics), permitem ao webwriter identificar temas e palavras-chave relevantes para o público que acessa o seu site.

Extra: Quer saber mais sobre o que é SEO?

 

Webwriting: pesquisa de palavras-chave #2 (Otimização de Sites (SEO) )

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

3 Comentários

  1. Rádio EP450 disse:

    Parabéns pelo seu Blog, Ian. Muito completo e bem escrito.

  2. Daniel Bagdêve disse:

    Ian, este texto é simplesmente fantástico. Você deu o caminho das pedras e resolveu minha vida. Estava precisando encontrar palavras chave para o site da Diagrama http://www.diagramati.com.br, que está sendo reestruturado.

  3. George disse:

    me ajudou bastante para aprimorar meu conhecimentos.. Valeu msm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *