intermidias
✕
  • Home
  • Sobre
  • Cases de Sucesso
  • Preços
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Sobre
  • Cases de Sucesso
  • Preços
  • Blog
  • Contato

Qual é a Densidade de Palavras-chave ideal?

  • Início
  • Blog
  • Otimização de Sites (SEO)
  • Qual é a Densidade de Palavras-chave ideal?
Publicado por Autor Convidado em 27 de julho de 2015
Categorias
  • Otimização de Sites (SEO)
Tags

    Depois que você escolhe a palavra-chave que irá trabalhar, você sabe o quanto deve e pode utilizá-la?

    Antigamente, naquela época em que você ainda usava internet discada, muitos usuários costumavam repetir suas palavras-chave de toda forma possível para tentar aumentar a relevância para os buscadores.

    Era comum repetir a palavra-chave de uma forma que ficasse visível apenas no código, e oculta para o usuário, evitando que o texto ficasse repetitivo e até mesmo sem sentindo. Assim, as pessoas pouco se importavam com a densidade de palavras-chave em seus posts. A brincadeira era achar formas de repetir o máximo de vezes aquela palavra-chave sem atrapalhar a leitura.

    Mas essa repetição absurda era lida pelos mecanismos de busca que – naquela época – acabavam valorizando essas páginas.

    Qual é a Densidade de Palavras-chave ideal? (Otimização de Sites (SEO) )

    Mas isso foi em 1990. Pois é, essa zoeira teve sim um fim. Achar palavras-chave repetidas apenas no código tornou-se uma brincadeira para o Google. Hoje, o grande buscador já possui um algoritmo super refinado capaz de identificar se você está tentando forçar a barra nas repetições, ou não. E essa repetição em excesso influencia na densidade de palavras-chave e é conhecida como keyword stuffing.

    E atenção, você pode ser punido por isso, sim! Então, qual a quantidade exata de palavras-chave que você pode usar em suas publicações?

    Na verdade, é uma balança, se usar pouco, o Google não vai entender que a página é relevante para aquela palavra-chave. Mas se usar muito, você estará fazendo keyword stuffing. Então, aí vai uma daquelas dicas que mudam o seu dia.

     

    Como criar páginas relevantes para o Google, com uma boa densidade de palavras-chave, sem correr o risco de ser punido?

    Qual é a Densidade de Palavras-chave ideal? (Otimização de Sites (SEO) )

    Você evitará ser punido se deixar a densidade de palavra-chave entre 1 e 3%. Isso significa que sua palavra-chave não deve ser repetida mais de duas ou três vezes a cada 100 palavras.

    A fórmula é simples: Número de repetições da palavra-chave / total de palavras x100. Na prática, se você tem um post de 500 palavras e repete sua palavra-chave 10 vezes, você terá uma densidade de 2%.

    Agora, mais uma dica importante. Não adianta se preocupar com a densidade de palavras-chave, se o seu conteúdo é ruim. Um conteúdo ruim, não mantém o usuário no site e não gera compartilhamento social. Ou seja, você nunca terá uma página relevante.

    Então, se for preciso, escreva e reescreva seu post diversas vezes até criar uma leitura agradável para o usuário. Busque imagens atraentes. Pense em títulos criativos. Caso contrário, não haverá mídia nem densidade de palavras-chave suficiente para tornar sua página relevante. Mas se o seu conteúdo for mesmo bom, aí vai uma segunda dica. Essa é daquelas para você melhorar seu blog agora mesmo.

     

    Confira algumas dicas para você aumentar a relevância da sua palavra-chave agora mesmo

    Qual é a Densidade de Palavras-chave ideal? (Otimização de Sites (SEO) )

    Abaixo listei algumas formatações que você pode aplicar em suas palavras-chave para aumentar a relevância delas.

    Isso mesmo, é possível aumentar a relevância da sua palavra-chave através destes 4 passos abaixo.

    1. Use-a sempre nos títulos H1 (veja a importância das heading tags no SEO OnPage aqui).
    2. Use-a em pelo menos um dos seus subtítulos.
    3. Se a imagem utilizada permitir, use sua palavra-chave no alt, atributo que serve para descrever a imagem (inclusive, já falamos sobre isso neste post sobre Otimização de Imagens).
    4. Negrite sua palavra-chave pelo menos uma vez na publicação.

    Bem, é isso: você pode sim aumentar a densidade de palavras-chave de um artigo se se transformar em um spammer ou um Black Hatter. É claro que cada nicho é bastante relativo: uma densidade que funciona para um nicho pode não funcionar para outro. Quer um conselho? Mantenha o que aprendeu neste post em mente , mas sempre faça testes!

     

    Se este artigo ajudou você, por favor, compartilhe.

    Ele pode ajudar outros usuário também.

     

    Colaboração de:

    Alan Coelho

    Qual é a Densidade de Palavras-chave ideal? (Otimização de Sites (SEO) )

    Pós-Graduado no MBA de Marketing pela FGV. Atuou por 2 anos como Diretor de Planejamento na Agência Morya, do Grupo ABC e foi palestrante convidado da Campus Party Bahia 2018 com a palestra: Growth Hacking. Uma mentalidade para quem quer crescer! Já teve a oportunidade de realizar uma imersão no Vale do Silício e estudar sobre Futurismo e Criatividade. Realizou palestras de qualificação em marketing digital para o Sistema FIEB e AIESEC Salvador. Há 9 anos trabalha com publicidade e nessa trajetória realizou trabalhos de planejamento estratégico para o Sistema FIEB, Le Biscuit, Insinuante, Máquina de Vendas, Salvador Shopping, Festival de Verão, Ferreira Costa e Grupo ISM. Além disso, já trabalhou com análise dados para as marcas Coelba, Água de Coco Obrigado, STB e Biscoitos Fortaleza, e foi responsável pela estratégia e execução da mídia online de marcas como: Água de Coco Obrigado, Unijorge, Salvador Shopping, Le Biscuit e Grupo ISM.

    Compartilhar
    Autor Convidado
    Autor Convidado
    Artigo escritos por autores convidados da Intermídias. Se você quiser enviar uma colaboração especial para nós, saiba que ela será muito bem-vinda! Não garantimos a publicação de qualquer artigo aqui no site, mas se ele for pertinente, único e bem escrito, a probabilidade de ir ao ar é muito grande.

    Posts relacinados

    19 de abril de 2025

    Como aparecer no Google: o que realmente funciona (e como acompanhar isso)


    Ler mais
    20 de fevereiro de 2025

    O que é Home Page e Landing page?


    Ler mais
    30 de agosto de 2017

    Para navegar na web é preciso ser preciso


    Ler mais

    5 Comments

    1. Eduardo Pacheco disse:
      10 de agosto de 2015 às 6:04

      Wow, post incrível! Ainda há uns tempos debati este mesmo problema com uma colega de trabalho e ela acredita que quanto mais palavras melhor, enquanto eu defendi sempre que o que importa é palavras boas, não uma quantidade exagerada delas. Post muito bom mesmo! Vou partilhar.

      Abraço

    2. geraldo disse:
      21 de dezembro de 2016 às 15:04

      amigo, muito pertinente suas informações. gostaria que me ajudasse em um questão. tenho um blog, e gostaria de saber qual o problema em usar a mesma palavra chave em todos os artigos ? voce possui alguma alternativa? o google penaliza ? como devo proceder ?

      obrigado.

    3. Gustavo disse:
      12 de outubro de 2018 às 1:41

      Ótimo o conteúdo do blog adorei as dicas
      Vou implementar no meu site .

    4. Eduardo Clécio disse:
      17 de outubro de 2019 às 17:13

      É bom ficar de olho nessas técnicas e estar sempre se reciclando para evitar punições do Google.

    5. Rodrigo disse:
      24 de julho de 2020 às 18:28

      Olá, muito obrigado pelas dicas.
      Vou aplicar já no meu site
      Abraços!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Vamos falar sobre nosso
    próximo caso de sucesso?

    contato@intermidias.com.br

    (11) 3280-5878

    Instagram

    LinkedIn

    © 2024 Intermídias | Todos os Diretos Reservados