Depois que você escolhe a palavra-chave que irá trabalhar, você sabe o quanto deve e pode utilizá-la?
Antigamente, naquela época em que você ainda usava internet discada, muitos usuários costumavam repetir suas palavras-chave de toda forma possível para tentar aumentar a relevância para os buscadores.
Era comum repetir a palavra-chave de uma forma que ficasse visível apenas no código, e oculta para o usuário, evitando que o texto ficasse repetitivo e até mesmo sem sentindo. Assim, as pessoas pouco se importavam com a densidade de palavras-chave em seus posts. A brincadeira era achar formas de repetir o máximo de vezes aquela palavra-chave sem atrapalhar a leitura.
Mas essa repetição absurda era lida pelos mecanismos de busca que – naquela época – acabavam valorizando essas páginas.
Mas isso foi em 1990. Pois é, essa zoeira teve sim um fim. Achar palavras-chave repetidas apenas no código tornou-se uma brincadeira para o Google. Hoje, o grande buscador já possui um algoritmo super refinado capaz de identificar se você está tentando forçar a barra nas repetições, ou não. E essa repetição em excesso influencia na densidade de palavras-chave e é conhecida como keyword stuffing.
E atenção, você pode ser punido por isso, sim! Então, qual a quantidade exata de palavras-chave que você pode usar em suas publicações?
Na verdade, é uma balança, se usar pouco, o Google não vai entender que a página é relevante para aquela palavra-chave. Mas se usar muito, você estará fazendo keyword stuffing. Então, aí vai uma daquelas dicas que mudam o seu dia.
Como criar páginas relevantes para o Google, com uma boa densidade de palavras-chave, sem correr o risco de ser punido?
Você evitará ser punido se deixar a densidade de palavra-chave entre 1 e 3%. Isso significa que sua palavra-chave não deve ser repetida mais de duas ou três vezes a cada 100 palavras.
A fórmula é simples: Número de repetições da palavra-chave / total de palavras x100. Na prática, se você tem um post de 500 palavras e repete sua palavra-chave 10 vezes, você terá uma densidade de 2%.
Agora, mais uma dica importante. Não adianta se preocupar com a densidade de palavras-chave, se o seu conteúdo é ruim. Um conteúdo ruim, não mantém o usuário no site e não gera compartilhamento social. Ou seja, você nunca terá uma página relevante.
Então, se for preciso, escreva e reescreva seu post diversas vezes até criar uma leitura agradável para o usuário. Busque imagens atraentes. Pense em títulos criativos. Caso contrário, não haverá mídia nem densidade de palavras-chave suficiente para tornar sua página relevante. Mas se o seu conteúdo for mesmo bom, aí vai uma segunda dica. Essa é daquelas para você melhorar seu blog agora mesmo.
Confira algumas dicas para você aumentar a relevância da sua palavra-chave agora mesmo
Abaixo listei algumas formatações que você pode aplicar em suas palavras-chave para aumentar a relevância delas.
Isso mesmo, é possível aumentar a relevância da sua palavra-chave através destes 4 passos abaixo.
- Use-a sempre nos títulos H1 (veja a importância das heading tags no SEO OnPage aqui).
- Use-a em pelo menos um dos seus subtítulos.
- Se a imagem utilizada permitir, use sua palavra-chave no alt, atributo que serve para descrever a imagem (inclusive, já falamos sobre isso neste post sobre Otimização de Imagens).
- Negrite sua palavra-chave pelo menos uma vez na publicação.
Bem, é isso: você pode sim aumentar a densidade de palavras-chave de um artigo se se transformar em um spammer ou um Black Hatter. É claro que cada nicho é bastante relativo: uma densidade que funciona para um nicho pode não funcionar para outro. Quer um conselho? Mantenha o que aprendeu neste post em mente , mas sempre faça testes!
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Colaboração de:
Alan Coelho
Pós-Graduado no MBA de Marketing pela FGV. Atuou por 2 anos como Diretor de Planejamento na Agência Morya, do Grupo ABC e foi palestrante convidado da Campus Party Bahia 2018 com a palestra: Growth Hacking. Uma mentalidade para quem quer crescer! Já teve a oportunidade de realizar uma imersão no Vale do Silício e estudar sobre Futurismo e Criatividade. Realizou palestras de qualificação em marketing digital para o Sistema FIEB e AIESEC Salvador. Há 9 anos trabalha com publicidade e nessa trajetória realizou trabalhos de planejamento estratégico para o Sistema FIEB, Le Biscuit, Insinuante, Máquina de Vendas, Salvador Shopping, Festival de Verão, Ferreira Costa e Grupo ISM. Além disso, já trabalhou com análise dados para as marcas Coelba, Água de Coco Obrigado, STB e Biscoitos Fortaleza, e foi responsável pela estratégia e execução da mídia online de marcas como: Água de Coco Obrigado, Unijorge, Salvador Shopping, Le Biscuit e Grupo ISM.
5 Comments
Wow, post incrível! Ainda há uns tempos debati este mesmo problema com uma colega de trabalho e ela acredita que quanto mais palavras melhor, enquanto eu defendi sempre que o que importa é palavras boas, não uma quantidade exagerada delas. Post muito bom mesmo! Vou partilhar.
Abraço
amigo, muito pertinente suas informações. gostaria que me ajudasse em um questão. tenho um blog, e gostaria de saber qual o problema em usar a mesma palavra chave em todos os artigos ? voce possui alguma alternativa? o google penaliza ? como devo proceder ?
obrigado.
Ótimo o conteúdo do blog adorei as dicas
Vou implementar no meu site .
É bom ficar de olho nessas técnicas e estar sempre se reciclando para evitar punições do Google.
Olá, muito obrigado pelas dicas.
Vou aplicar já no meu site
Abraços!