intermidias
✕
  • Home
  • Sobre
  • Cases de Sucesso
  • Preços
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Sobre
  • Cases de Sucesso
  • Preços
  • Blog
  • Contato

Social Media Optimization – SMO

  • Início
  • Blog
  • Mídias Sociais
  • Social Media Optimization – SMO
Publicado por Ian Castro em 25 de abril de 2011
Categorias
  • Mídias Sociais
Tags
  • mídias sociais
  • otimização de mídias sociais
  • otimização para mídias sociais
  • SMO
  • social media optimization

No dia 09 de Abril aconteceu o Seminário de Marketing em Redes Sociais, promovido pela CampiDigital (rede de aprendizado de comunicação digital da qual participo), e eu fui convidado para falar um pouco sobre Social Media Optimization (SMO) – que é, basicamente, a instituição de práticas e métodos para converter a atividade em mídias sociais em tráfego para o conteúdo de um site e de uma marca.

O conceito de Social Media Optimization é relativamente novo. Ele foi apresentado pela primeira vez em 2006, por Rohit Bhargava no Influential Marketing Blog, e construído colaborativamente a partir de adições de outros especialistas de Social Media Marketing. Porém, a evolução das práticas e ferramentas de marketing em mídias e redes sociais conduzem à uma constante complementação e reinterpretação do conceito, de forma que seu significado não está consolidado entre os pesquisadores e profissionais de marketing digital. A minha palestra no Seminário de Marketing em Redes Sociais foi uma tentativa de aprofundar um pouco a reflexão teórica sobre o conceito de Social Media Optimization e o que ele abrange.

Social Media Optimization from Ian Castro

 

eBook sobre Social Media Optimization

O constante estado “beta” é um dos motivos que me fizeram escolher trabalhar com marketing em mídias sociais. Alguns chamam de terrrítório desconhecido, ou até perigoso; eu prefiro chamar de território fértil. É um território com mais perguntas que respostas; no qual é produzido e compartilhado conhecimento e o qual serve como meio para veiculação, permuta e atualização deste conhecimento. Esta é a beleza desta área.

Como parte desta constante atualização de conhecimento, a CampiDigital está conduzindo a criação de um eBook sobre Social Media Optimization. Mantendo o espírito colaborativo do primeiro texto de Rohit Bhargava, é proposta a revisão coletiva das regras de Social Media Optimization (e a sua compilação em um eBook) a partir da expertise da nossa comunidade de marketing em mídias sociais: fundamentação teoóica, acréscimo de comentários pertinentes, detalhamento de conceitos menos explorados, exemplos de nossas vivências profissionais, entre outros.

Conheça o projeto e participe!

 

Palestras do Seminário de Marketing em Redes Sociais

O Seminário de Marketing em Redes Sociais foi muito interessante e a participação do público veio também através das redes sociais, o que fez o evento ficar várias vezes entre os Trending Topics de Salvador – com um número de impressões da hashtag #CampiDigital que passou dos 200 mil (veja o relatório de monitoramento). Confira as palestras dos colegas profissionais da área:

  • Panorama Redes Sociais: O que é mídia social; modelos de redes sociais (generalistas, verticais e profissionais), seus tipos e mecanismos.
  • Monitoramento e Análise de marcas e conversações nas mídias sociais: Porque monitorar antes de atuar; o que é monitoramento de mídias sociais; usos e limites do monitoramento de mídias sociais; como integrar o monitoramento ao sistema de informação de marketing; como avaliar a imagem da marca nas redes sociais.
  • Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais: Definição dos segmentos-alvo, de objetivos e indicadores de sucesso; formulação da política de interação e engajamento; criação e seleção de estratégias de engajamento; escolha de redes sociais e ferramentas de mídia; estratégia e gestão de conteúdo de marca (branded content).
  • Publicidade nas Redes Sociais: Formatos publicitários disponíveis nas redes sociais; segmentação da audiência; uso de plataformas de compra; análise de métricas para compra de mídia; aplicação de filtros; orçamentação e valores.

Social Media Optimization - SMO (Mídias Sociais )

Compartilhar
Ian Castro
Ian Castro
É CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência de Inbound Marketing & Sales Engagement. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital, mas também tem vida; é Nômade Digital, Mergulhador Avançado, Novato no Kitesurf, Jogador Amador de Boliche e Escritor Aprendiz.

Posts relacinados

16 de agosto de 2023

Domine o potencial dos LinkedIn Ads no universo do Marketing Digital


Ler mais
7 de agosto de 2023

TikTok Ads: Desvendando a revolução do marketing de vídeo


Ler mais
20 de setembro de 2017

Como usar as mídias sociais no Inbound Marketing


Ler mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos falar sobre nosso
próximo caso de sucesso?

contato@intermidias.com.br

(11) 3280-5878

Instagram

LinkedIn

© 2024 Intermídias | Todos os Diretos Reservados