No dia 09 de Abril aconteceu o Seminário de Marketing em Redes Sociais, promovido pela CampiDigital (rede de aprendizado de comunicação digital da qual participo), e eu fui convidado para falar um pouco sobre Social Media Optimization (SMO) – que é, basicamente, a instituição de práticas e métodos para converter a atividade em mídias sociais em tráfego para o conteúdo de um site e de uma marca.
O conceito de Social Media Optimization é relativamente novo. Ele foi apresentado pela primeira vez em 2006, por Rohit Bhargava no Influential Marketing Blog, e construído colaborativamente a partir de adições de outros especialistas de Social Media Marketing. Porém, a evolução das práticas e ferramentas de marketing em mídias e redes sociais conduzem à uma constante complementação e reinterpretação do conceito, de forma que seu significado não está consolidado entre os pesquisadores e profissionais de marketing digital. A minha palestra no Seminário de Marketing em Redes Sociais foi uma tentativa de aprofundar um pouco a reflexão teórica sobre o conceito de Social Media Optimization e o que ele abrange.
eBook sobre Social Media Optimization
O constante estado “beta” é um dos motivos que me fizeram escolher trabalhar com marketing em mídias sociais. Alguns chamam de terrrítório desconhecido, ou até perigoso; eu prefiro chamar de território fértil. É um território com mais perguntas que respostas; no qual é produzido e compartilhado conhecimento e o qual serve como meio para veiculação, permuta e atualização deste conhecimento. Esta é a beleza desta área.
Como parte desta constante atualização de conhecimento, a CampiDigital está conduzindo a criação de um eBook sobre Social Media Optimization. Mantendo o espírito colaborativo do primeiro texto de Rohit Bhargava, é proposta a revisão coletiva das regras de Social Media Optimization (e a sua compilação em um eBook) a partir da expertise da nossa comunidade de marketing em mídias sociais: fundamentação teoóica, acréscimo de comentários pertinentes, detalhamento de conceitos menos explorados, exemplos de nossas vivências profissionais, entre outros.
Conheça o projeto e participe!
Palestras do Seminário de Marketing em Redes Sociais
O Seminário de Marketing em Redes Sociais foi muito interessante e a participação do público veio também através das redes sociais, o que fez o evento ficar várias vezes entre os Trending Topics de Salvador – com um número de impressões da hashtag #CampiDigital que passou dos 200 mil (veja o relatório de monitoramento). Confira as palestras dos colegas profissionais da área:
- Panorama Redes Sociais: O que é mídia social; modelos de redes sociais (generalistas, verticais e profissionais), seus tipos e mecanismos.
- Monitoramento e Análise de marcas e conversações nas mídias sociais: Porque monitorar antes de atuar; o que é monitoramento de mídias sociais; usos e limites do monitoramento de mídias sociais; como integrar o monitoramento ao sistema de informação de marketing; como avaliar a imagem da marca nas redes sociais.
- Como fazer um bom Planejamento Estratégico em Redes Sociais: Definição dos segmentos-alvo, de objetivos e indicadores de sucesso; formulação da política de interação e engajamento; criação e seleção de estratégias de engajamento; escolha de redes sociais e ferramentas de mídia; estratégia e gestão de conteúdo de marca (branded content).
- Publicidade nas Redes Sociais: Formatos publicitários disponíveis nas redes sociais; segmentação da audiência; uso de plataformas de compra; análise de métricas para compra de mídia; aplicação de filtros; orçamentação e valores.