Colaboração de:
Racquel Tomaz
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela UFMG, focou a sua formação em Planejamento de Comunicação e Comunicação Organizacional. Trabalha com marketing digital e, por isso, sabe da importância e da influência das redes sociais na construção e no fortalecimento de uma marca.
Empresas de todos os tipos e ramos de atuação estão presentes nas redes sociais. Não é novidade que é elas são um ótimo meio para interagir com seu público, captar clientes e engajá-los num relacionamento com a marca. Todos sabem, também – ou pelo menos deveriam saber –, que o monitoramento das mídias sociais é uma atividade muito importante para que essa interação aconteça da melhor forma.
Com Instituições de Ensino Superior, isso não é diferente. As universidades e demais IES precisam, além de estar presentes, saber o que seus alunos estão falando sobre ela em blogs, Facebook ou Twitter, por exemplo, e abrir um canal de comunicação com eles, bem como utilizar essas informações para planejamentos estratégicos da instituição.
Ferramenta de monitoramento de mídias sociais para IES
Pensando nisso, foi criado o Planeta Y, uma ferramenta de monitoramento voltada para IES. Como diversas outras ferramentas, ela capta publicações feitas em redes sociais como blogger, Twitter, Facebook, Orkut, YouTube, etc e as classifica como positivas, negativas ou neutras.
Mas o PY vai bastante além disso. Ele categoriza cada menção coletada de acordo com indicadores do mercado educacional. Os critérios de categorização são:
- Captação – menção em que o indivíduo apresente dúvida, intenção ou receio de ingressar na IES, dando à instituição a oportunidade de captação do aluno;
- Relacionamento – quando o usuário fala diretamente com a instituição ou busca por informações, centrando na interação;
- Corpo Docente – menções que se refiram a professores, coordenadores, diretores e reitores da IES;
- Empregabilidade – estabelecem relação entre a formação na instituição e o mercado de trabalho, bem como vagas de estágio e emprego relacionadas à marca da IES;
- Atuação Ética – menções que falem sobre ações sociais e referências a trotes, por exemplo, entre outras questões relacionadas à ética da instituição;
- Infraestrutura – relaciona-se com a estrutura física, material fornecido, segurança e equipe administrativa;
- Localização – qualquer menção que se refira à localidade da IES ou ao que ocorre nos seus arredores;
- Credenciamento no MEC – menções sobre a marca que indiquem o seu relacionamento e credenciamento no MEC, bem como as notas de ENADE e IGC, por exemplo;
- Preço – refere-se a valores cobrados pela IES, seja de mensalidade, eventos ou outra taxa;
- Qualidade no Ensino – menções que abordem a qualidade dos cursos e palestras oferecidos pela instituição.
Dessa forma, é muito mais fácil conhecer os pontos fortes e fracos da Instituição de Ensino com relação a cada uma dessas áreas. Assim, é possível trabalhar a chamada reputação 2.0 da IES com muito mais conhecimento e contribuir muito mais para os aspectos estratégicos do marketing educacional.