Você sabe qual é a percentual do seu público que realmente vê as publicações que você faz no Instagram? Cerca de 10%!
No Facebook, essa taxa consegue ser ainda menor.
Tudo aponta para uma diminuição drástica do alcance orgânico nas principais mídias sociais atuais, tornando mais atraente a ferramenta “impulsionar publicação” dessas redes.
Não tem jeito, para atingir o público de maneira maciça, é preciso investir em uma série de técnicas:
- conteúdo de qualidade
- interação e relacionamento
- anúncios pagos
- ferramentas de impulsionar publicação…
Essas são boas alternativas para quem não tem conhecimento profundo sobre o funcionamento do Gerenciador de Anúncios, mas que deseja, ainda assim, bons resultados.
Saiba tudo sobre a ferramenta impulsionar publicação, o jeito mais simples de você divulgar o seu conteúdo.
O que significa impulsionar publicação?
Impulsionar publicação nada mais é do que aquele “empurrãozinho” para que mais pessoas passem a seguir e conhecer seu negócio nas redes sociais, através da distribuição do seu conteúdo de maneira mais ampla.
A dinâmica das páginas de empresa é diferente das de perfis pessoais: o Facebook e o Instagram estão investindo mais em formas de monetizar os negócios e isso passa pela diminuição do potencial de alcance orgânico das publicações de empresas.
Assim, é preciso dar um “empurrãozinho” na visibilidade de seu conteúdo. A forma mais simples é feita em poucos passos: um clique em “impulsionar publicação” e a configuração de algumas variáveis já faz com o que seu conteúdo seja visto por mais pessoas.
Também é interessante na ferramenta de impulsionar publicação a capacidade de fazer o usuário tomar alguma ação: seguir sua página, curtir a publicação, entrar em contato com sua empresa, agendar uma visita e muito mais.
Dica de ouro!
É fundamental que antes de impulsionar a publicação, que você determine orçamento, defina seus objetivos e escolha os melhores conteúdos da sua página, ou seja, impulsione somente o que tem grande potencial de prender a atenção e gerar curiosidade das pessoas pelo seu negócio.
Lembrando que o valor mínimo a ser investido é de U$ 1,00 (um dólar) – se quiser saber mais sobre como funciona o investimento para a Meta Ads, eles tem um guia detalhado de como funcionam as definições de orçamento.
Como impulsionar publicação no Instagram em 7 passos:
Para impulsionar publicação no Instagram, você deve:
1. Transforme o seu perfil em conta profissional
Sua conta deve estar no modo Business (Conta Comercial).
Ainda não sabe como? Segue o passo a passo:
- Acesse as configurações do seu perfil a partir do menu que fica no canto superior direito;
- Clique em Conta;
- Selecione a opção Mudar para conta comercial
- Escolha uma categoria para o seu perfil;
- Conecte o perfil do Instagram a uma página no Facebook ou selecione a opção de não conectar ao Facebook
Caso você não queira conectar sua conta ao Facebook é importante saber que a plataforma vai criar automaticamente uma página sem proprietário para você, o que não é o ideal a médio e longo prazo, pois você pode querer montar outras campanhas para sua empresa. Então, que tal criar antes a sua página do Facebook com a sua cara e sob seu controle? #ficaadica
- Crie conta
- Escolha categoria para o seu perfil
2.Clique no botão “Promoções”
No aplicativo do Instagram, vá no seu perfil e clique no botão “Promoções”, onde irão aparecer seus posts já impulsionados e as demais opções para que você impulsione um novo post.
Nesse momento você terá duas opções: criar um novo conteúdo a ser publicado, ou escolher alguma publicação para impulsionar.
3. Escolha a publicação a ser impulsionada
Caso você opte pelo conteúdo já publicado, o Instagram vai te sugerir o impulsionamento da publicação mais popular, mas você também pode escolher algum post dos Stories ou do seu Feed, que estejam dentro das políticas da plataforma (formato, qualidade, imagem, legendas, dentre outras…).
4. Escolha o direcionamento do tráfego
Nesse momento você irá escolher a direção que o seu público vai seguir caso clique naquela publicação impulsionada. As opções da plataforma são:
- Mais visitas ao perfil – direcionamento ao feed da empresa
- Mais mensagens – direcionamento para conversas via Direct
- Mais acessos ao site – direcionamento para um link externo a ser escolhido por você (exemplo: WhatsApp ou site da empresa). Dentre as opções de ação disponíveis estão “saiba mais”, “assistir mais”, “comprar agora” e “fale conosco”.
5. Escolha o público alvo
Analise quem você vai querer alcançar com o impulsionamento da publicação. Qual tipo de pessoas são o seu consumidor em potencial? Você pode deixar salvo diversos tipos de público para diferentes tipos de publicação.
Em geral as opções de nichos para o impulsionamento da publicação no tocante ao público alvo são:
- Localização
- Idade e gênero
- Interesses
Dica de ouro!
Para o nicho de interesses, insira palavras-chave que estejam relacionadas com o conteúdo que interessa o seu público
Demais opções:
- Público automático – aqui a plataforma escolhe com base nos usuários que já interagem com você, curtindo ou comentando na sua página.
- Público personalizado – deve ser salvo previamente clicando em Promoções →Criar promoções →Escolha uma meta→ Crie seu público personalizado. Salve nas configurações para que você possa utilizar novamente em outras campanhas.
Atenção:
Encontre um equilíbrio ao filtrar o seu público alvo ao impulsionar a publicação, pois um público muito grande pode acabar gastando muito da sua verba sem atingir de fato quem seria seu público alvo, porém, um público muito restrito também pode excluir quem seria seu potencial consumidor.
6. Escolha o valor e a duração do anúncio
Na seção de “orçamento total”, você define o valor que está disposto a pagar no anúncio. Ao lado do valor escolhido, aparecerá uma estimativa de público que será alcançado com esse orçamento. Em seguida, defina a duração do anúncio: 1 dia, 3 dias, ou outra duração.
7. Veja a prévia do seu post e Crie sua promoção
Por fim, visualize a prévia da postagem e, se tiver tudo certo, finalize a configuração com a seleção da opção de pagamento. Você pode pagar via Paypal, cartão de crédito ou boleto bancário. Clique em “Criar Promoção”. Após isso, a sua publicação impulsionada estará pronta para ser visualizada pelo público alvo!
Esse é o passo a passo de como impulsionar publicação no Instagram!
Como impulsionar publicação no Facebook em 6 passos:
Assim como no Instagram, no Facebook também é possível criar anúncios, mas com objetivos diversos como:
- promover a página com mais curtidas, trazendo mais envolvimento com o Facebook do seu negócio e, consequentemente um alcance maior de público;
- aumentar o alcance da sua página, impactando pessoas que residem próximas a sua localidade e, por que não, mostrar o diferencial do seu negócio dentro daquela região?;
- enviar as pessoas para o seu site, divulgando cupons de desconto, diferenciais nas formas de pagamento, ofertas… ;
- converter em contatos os acessos ao seu site, que seriam anúncios com o foco em conhecer melhor seus potenciais clientes adquirindo dados como nome completo, e-mail WhatsApp, para mantê-los informados sobre novidades do seu negócio;
- instalar um aplicativo.
Impulsionar publicação é uma dessas opções, que mostraremos a seguir:
1. Acessar a sua página empresarial
Acesse a sua conta normalmente e entre em seu perfil comercial. Em seguida, selecione a publicação que você deseja impulsionar.
2. Clique em “impulsionar publicação”
Um botão azul, bem visível, de impulsionar publicação“, deverá estar disponível abaixo da sua publicação. Clique no botão para iniciar as configurações de impulsionamento. Você deverá ser o administrador, editor, anunciante ou moderador da página.

Fonte: Central de ajuda do Facebook
3. Selecione a sua meta
Aqui você selecionará qual o seu objetivo principal ao impulsionar a publicação no Facebook. A plataforma oferece diversas opções, a depender do anúncio selecionado, como por exemplo:
- obter mais engajamento
- aumento de visitantes ao seu site
- receber mais mensagens
- obter mais visualização de vídeos
4. Configure as opções de audiência
Você vai encontrar diversas opções de configuração da audiência: gênero, idade, localização, comportamento, etc. Escolha as que mais tenham a ver com o seu público.
5. Selecione o orçamento e duração
Na seção de orçamento, você deve definir o quanto vai gastar com o anúncio. Em duração, você escolhe quanto tempo a publicação deve ficar no ar. A combinação dessas duas variáveis indicará o valor total a ser gasto com o impulsionamento.
Lembrando que você pode escolher entre orçamento pré determinado ou montar no seu de forma personalizada.
6. Selecione a opção de pagamento
Diversas opções de pagamento serão oferecidas. Escolha a mais adequada e, por fim, clique em impulsionar publicação!
É sempre bom lembrar alguns detalhes importantes. No Facebook, você não pode impulsionar publicações muito antigas, ou fotos de capas que não sejam atuais; essa mesma restrição vale para ofertas e promoções que já expiraram. Se esse for o caso, o botão de impulsionamento não estará disponível para a publicação em questão.
O que acontece após impulsionar publicação?
Depois que você configura a opção de impulsionar publicação, a sua postagem fica visível para as pessoas com o perfil selecionado, pelo tempo determinado. Lembrando que esse passo a passo para impulsionar publicação pode ser feito pelo Desktop, na sua página ou no celular pelo app Gerenciador de Páginas.
Você poderá acompanhar as métricas da publicação e ajustar se algo não tiver saído como determinado.
Se tudo tiver sido configurado e planejado adequadamente no momento de impulsionar publicação, você receberá mais visitas em seu site, mais curtidas em sua página ou outro objetivo definido no início do impulsionamento da postagem.
Impulsionar publicação é a forma mais simples de alcançar mais pessoas, mas existem outras como o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Essa ferramenta cumpre a mesma função, mas tem a vantagem de segmentar o público de forma mais específica. Com ela, é possível impulsionar publicação com configurações avançadas de apresentação do post e controle de como e quando o anúncio é visualizado.
Agora você já sabe como impulsionar publicação, não é mesmo?
Mas o conhecimento em Marketing Digital não para por aí!
Impulsionar a publicação é uma funcionalidade simplificada que o Facebook e o Instagram oferecem para que as empresas possam obter resultados de forma mais prática e com menos custos. O que não necessariamente pode te gerar o resultado mais efetivo que você espera a longo prazo.
Para ter resultados mais robustos você pode trabalhar com Anúncios, que são diferentes dos Impulsionamentos.
Anúncios X Impulsionamento de Publicação
Os anúncios são feitos de forma paga e através de plataformas mais completas, como o Google Ads e o Meta Ads, sendo melhores para gerar conversão (leia-se: VENDAS!) por atingir um público mais específico com campanhas de marketing mais direcionadas;
O impulsionamento de publicação, por sua vez, tem como objetivo principal o aumento de visibilidade, já que a configuração da plataforma de divulgação abrange um público mais amplo.
Em resumo: fique bem atento ao definir qual o resultado que você espera ao direcionar uma verba para o Marketing Digital da sua empresa. Se quiser pensar em algo mais planejado e focado nos anúncios para conversão em vendas, sugerimos fortemente a contratação de uma Agência de Marketing Digital da sua escolha. E por que não a Intermídias?
Por que você vai querer ajuda especializada para anunciar no Instagram ou no Facebook?
Você pode optar por uma estratégia de marketing digital sem investir em anúncios, mas tenha ciência que você estará construindo um ativo de marketing com retorno a longo prazo (acima de 5 anos, a depender do seu mercado). É uma escolha e não há nada de errado com fazê-la.
Porém, diante da competição de hoje, é uma boa ideia reservar, no mínimo, de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 /mês para impulsionar posts no Instagram. Se você estiver disposto a entrar no jogo em pé de igualdade com seus concorrentes e líderes de mercado locais, planeje-se para fazer um investimento na casa das dezenas de milhares no Meta Ads – esse valor vai variar de acordo com tamanho e das metas de sua empresa.
A mídia paga é um investimento basilar em praticamente todas as estratégias de marketing digital; é através dela que são geradas as visitas ao site, landing pages, perfis sociais ou mecanismos de conversão da sua empresa – e, consequentemente, os contatos comerciais (leads).
O preço dos serviços de marketing digital depende das suas metas e objetivos específicos, que são os responsáveis pela definição do plano de trabalho personalizado que será proposto para sua empresa.
Se você quer dar o próximo passo para ter sucesso com marketing digital e achar que a Intermídias pode ser um bom parceiro para isso, marque uma conversa com um dos nossos especialistas!
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36 Comments
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Tento impulsionar as postagens no Instagram. Mas sempre me pedem o Facebook. E eu não tenho Facebook. Então não consigo impulsionar. …
Olá, é possível impulsionar no face e promover no insta a mesma promoção? Ou seja eu impulsionei no insta e como as contas estão vinculadas automaticamente já fica promovida na pagina do face.
Oi, Dayana!
Isso mesmo. As publicações no Instagram podem ser promovidas através do gerenciador de anúncios do Facebook, por fazerem parte da mesma empresa. Além disso, você pode promover uma publicação apenas em uma das plataformas, basta selecionar os canais de exibição quando for realizar a configuração do seu anúncio.
Até mais! 😀
Tento impulsionar a publicação no insta, mas n consigo efetuar o pagamento com o cartão.
Estou perdendo a cabeça já, não consigo promover nada no insta.
Sempre que clico em promover, vai pra uma tela para criar uma conta no Facebook.
Eu já vinculei a conta e continua a mesma coisa…
Alguém pode me ajudar?
Olá, eu impulsionei um publicação no face, onde automaticamente teria que promover a mesma publicação no insta né? porem no insta não tem nada promovido.
E quando eu tendo promover algo no insta, ele não promove.
Inclusive quando eu tento seguir alguém no insta diz que essa ação fo bloqueada, mas já tem uma semana que está assim.
Pode me ajudar a entender oq esta acontecendo com o meu insta
Só aparece analisar e não sai disso…. O que eu faço
Olá! Bom dia! Tudo bom? Eu tenho uma dúvida. Se eu bloqueio uma conta nos stories, por exemplo, se eu impulsiono uma publicação seja no feed ou no story , a conta bloqueada pode ver essa publicação?
Eu faço os anúncios eles cobram mais os mesmos não são divulgados não sei porque é não tem onde conversar pra resolver!!
Olá Marciene, tudo bem?
Vou te enviar um email respondendo a sua pergunta, tá certo?
Quando eu vou fazer o pagamento sempre trava e normal isso , sempre na forma de pagamento
Olá Caique, tudo bem?
Vou te enviar um email respondendo a sua pergunta, tá certo?
[…] forma de anúncio, é nela que você pode fazer os “Patrocinados” no Instagram – veja o nosso passo-a-passo de como fazer posts patrocinados. Você programa uma publicação e segmenta para quem ela será exibida. no Instagram e no […]
Não estou conseguindo patrocinar as fotos do meu trabalho no instagran, parece que esta bloqueado. fica informando como estivesse violado alguma coisa pelo facebook. não sei o que fazer. alguem me ajuda?
Olá, boa tarde. Recentemente, sempre que tento impulsionar uma publicação no Facebook, mas fica parada na tela “enviando anúncio” indefinidamente. Já tentei com vários navegadores diferentes, e até em outro computador, e deu o mesmo resultado. O que pode estar acontecendo?
Grato,
Joel
Olá, gostaria de saber como faço pra impulsionar a foto do Instagram de outra pessoa. Fica na foto da pessoa escrito “patrocínio pago por fulano”. Eu queria impulsionar a foto de outro Instagram q nao seja o meu e que apareça q eu patrocinei. Obrigada
preciso de ajuda para impulsionar
Olá, alguém poderia me ajudar. Tenho uma página no facebook e não consigo impulsionar minhas postagens do instagram. Quando chegar no momento de impulsionar manda colocar os nossos dados. Inclui os dados e no final aparece que não tem como finalizar.
Estou promovendo e não gera o boleto. Há dias tentando e não consigo.
Alguém sabe orientar?
Preciso falar com alguém…
Eu faço os anúncios no instagram, sigo o passo a passo para impulsionar, mas não são divulgados.
Como resolver?
Alguém aqui pode me ajudar? Clico em promover e aparece SEM PERMISSÃO, que eu não posso criar uma promoção porque o usuário do Facebook não é um administrador da pagina do instagram, mas, eu já verifiquei no face e está tudo certo, porém, o problema continua. Alguém pode me ajudar?
Fiz meu impulsionamento, paguei por 5 dias, mas sem querer acabei excluindo , e aí da tinha 3 dias, como faço com os outros dias que já está estavam pagos, consigo colocar novamente? Ou perco esse dinheiro?!
quero promover uma foto no instagram, gerou o boleto e ja fiz pagamento, com boleto, ja foi descontado na minha conta o boleto, eta ok o pag
mas nao consigo promover, ainda esta pedindo pra afetuar o pagamento, sendo q ja coloquei saldo na conta.
Otimas dicas. O artigo esta muito bom mesmo. Quem já trabalha com o Instagram consegue aprender novos truques. Obrigado.
Eu tento promover um post meu no Instagram, mas ele pede uma conta do Facebook para continuar. Mas eu não tenho Face. Existe outra forma?
Quero impulsionar no Instagram mas não aparcee opção de pagamento no cartão. Alguém saberia o pq?
O meu fica pedindo cpf ou cnpj, mas não tem a opção de onde por
Oi boa tarde
A minha duvida é como faço para receber os lucros di meu patrocínio?
Olá. Eu faço o impulsionamento no facebook para patrocinar no Instagram, mas a ação não está dando resultado. Zero conversão na verdade, mas no gerenciador de anúncios diz que a campanha está veiculando. O que pode ser? Poderiam me ajudar?
Boa tarde.
Eu queria promover uma postagem em minha página de criação de vídeos e pedem CNPJ.
O problema é que não tenho isso e também não tem outra opção para quem não tem.
Fico grato se me responderem.
Alguém pode me auxiliar? Fiz um pagamento por cartão pra impulsiona uma publicação e já faz mais de 24hrs não aconteceu nada, nem tive reembolso
Eu fiz um impulsionamento de 30,00 por 5 dias. O prazo terminou e fiquei com 0,17 na conta. Quando fiz um outro impulsionamento de outra postagem, não foi pedido para depositar o valor que eu solicitei. (Mais 30,00). O Instagram usou os 0,17 e parou. Como faço para incluir um valor???
Boa tarde, estou tentando impulsionar no insta e no face mas não consigo, pede para eu colocar meu endereço só que não carrega as informações, aparece como se a localização estivesse nos Estados Unidos , alguém poderia me ajudar ?
Olá Shai, infelizmente ter esse tipo de problema que você está tendo ao tentar impulsionar suas postagens no Instagram e no Facebook é mais comum do que deveria. Imagino o quanto isso pode ser frustrante… Infelizmente não há muito o que possamos fazer, mas podemos te orientar: procure ajuda nos meios oficiais de suporte do Meta Ads. Só eles conseguem lidar com problemas técnicos da plataforma. Para fazer isso, siga esses passos:
1. Acesse a Central de Ajuda do Facebook Business: https://www.facebook.com/business/help.
2. Encontre a seção de suporte do Instagram/Facebook: Dentro da Central de Ajuda do Facebook Business, procure por uma seção dedicada ao suporte do Instagram e Facebook. Geralmente fica na categoria “Anunciar e criar anúncios”.
3. Explique o seu problema beeeeeeeem detalhadamente: Dentro da seção de suporte, procure um formulário de contato ou opção para enviar uma solicitação de suporte. Descreva o problema que você está enfrentando com a localização ao impulsionar suas postagens.
4.Envie a solicitação de suporte: Preencha todos os campos necessários e envie sua solicitação. Lembre-se de fornecer informações como seu nome, endereço de e-mail e qualquer outra informação relevante que possa ajudar o suporte a entender e resolver o problema mais rapidamente.
Espero que essa orientação seja útil e que você consiga resolver o problema com a localização. Boa sorte!
Olá , tem como arquivar publicações impulsionadas?