Saiba como, com uma estratégia minuciosa de marketing odontológico, geramos mais de 2000 contatos qualificados para o Centro Odontológico Santa Bárbara, com um custo de R$ 5,60 por lead.
O marketing odontológico é uma estratégia cada vez mais presente na área de odontologia. A competitividade do mercado e a necessidade de se destacar têm levado clínicas e consultórios a investirem em ações de marketing que vão além da divulgação dos serviços prestados.
Com o objetivo de atrair e fidelizar pacientes, o marketing odontológico busca criar uma imagem positiva da clínica ou do profissional, valorizando a experiência do paciente desde o primeiro contato até o pós-atendimento.
Nesse contexto, é fundamental que os profissionais da odontologia entendam a importância do marketing odontológico e saibam como utilizá-lo para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Neste artigo, vamos abordar um case de sucesso de um centro odontológico que conseguiu aumentar sua visibilidade e conquistar novos pacientes por meio de ações de marketing odontológico bem planejadas.
Índice
Conheça o Centro Odontológico Santa Bárbara
O Centro Odontológico Santa Bárbara foi inaugurado em 2015, com o objetivo de proporcionar ao paciente um tratamento de qualidade com um preço justo e acesso a todas as especialidades odontológicas. O marketing odontológico foi uma das estratégias utilizadas pelo centro para atrair novos pacientes.
O COSB faz parte do grupo Centro Médico Santa Bárbara, que já existe há 20 anos no mercado, e que tem toda a tradição do bairro central, localizado no coração de Salvador, que é o Matatu de Brotas.
Em 2020, o Centro Odontológico Santa Bárbara ganhou uma nova casa, com ampliação dos serviços e modernização do ambiente, trazendo mais melhorias e conforto aos seus pacientes. Com a ampliação dos serviços, o COSB investiu ainda mais em marketing odontológico para alcançar um público maior.
Vale ressaltar que a equipe do COSB investe não apenas em profissionais qualificados em odontologia, mas também em uma equipe de marketing odontológico, que faz uma abordagem completa e eficaz para a promoção do negócio.
O desafio
A Intermídias teve como desafio divulgar a inauguração da nova sede para o público-alvo da clínica, e todas as especialidades da odontologia lá atendidas. Portanto, além de comunicar para os pacientes que já conheciam o grupo Centro Médico Santa Bárbara, o principal objetivo do COSB era aumentar o número de novos pacientes.
Como ajudamos o COSB
Inicialmente, identificamos a persona para cada um dos serviços que seriam divulgados (como implante dentário, prótese, aparelho odontológico etc.) e segmentamos os públicos-alvo de acordo com critérios como a faixa etária, profissão, renda, além de comportamentos e interesses correlatos.
A partir daí, começou a ser desenvolvido um trabalho estratégico de campanhas de mídia, nas principais plataformas de publicidade online, como o Google Ads e o Facebook Ads. Esses anúncios foram responsáveis por gerar os primeiros contatos em marcar uma consulta de avaliação gratuita, os quais eram prontamente atendidos pelo setor de atendimento ao cliente do COSB.
Campanha Google Ads – Display:
Campanha Google Ads – Pesquisa:
Em janeiro de 2021, o COSB também lançou um novo portal online, o Odonto Santa Bárbara, para divulgar os seus serviços e, com isso, a Intermídias destinou os esforços para atrair o tráfego de novos visitantes para o site. Atualmente, o investimento em mídia paga, somente do Google Ads, é responsável pela origem de 64,24% de novos usuários para o site, e 63,26% de usuários ao todo (dados de maio de 2022, extraídos do Google Analytics).
O investimento em mídia paga é responsável pela origem de 64,24% de novos usuários para o site.
Já o Facebook Ads é o canal responsável pela geração da maior parte dos leads qualificados, que são encaminhados diretamente para a central de marcação do COSB, após interagirem com os anúncios gráficos, criados, testados e otimizados frequentemente pela Intermídias.
Campanha Facebook Ads:
Os números
As otimizações realizadas pela Intermídias refletiram diretamente no sucesso da última campanha realizada pelo centro odontológico. Com um registro de R$ 5,60 por conversa, a campanha alcançou o menor custo por lead já registrado pelo centro.
Além disso, os custos por lead apresentaram uma média de R$ 5,10 e um mínimo de R$ 1,62 ao longo de quase 24 meses de campanha, indicando a eficácia das estratégias de marketing odontológico adotadas.
A redução de 85,62% no CPC (custo por clique) ao longo do tempo de trabalho da Intermídias também foi um fator importante para o sucesso da campanha e a consequente geração de leads qualificados.
Ao longo de todo o período, foram gerados:
– mais de: 2000 agendamentos de consultas pelo site;
– mais de 4000 ligações telefônicas vindas do Google Ads;
– mais de 2500 conversas iniciadas pelas redes sociais do COSB;
– mais de 20 mil visitas no site.
Um recorde no histórico da empresa!
A importância do marketing odontológico
Com a popularização das mídias sociais e a crescente adesão ao comércio eletrônico devido à pandemia de coronavírus, os profissionais de Odontologia precisam se concentrar em estratégias de marketing odontológico para expandir o alcance de seus serviços e aumentar a lealdade dos clientes.
O comportamento do consumidor mudou significativamente nos últimos anos. Antes, as pessoas procuravam os consultórios odontológicos com base na indicação de amigos ou ao se depararem com um espaço atraente. Agora, os profissionais de odontologia têm a possibilidade de criar conteúdo sobre sua marca e atendimento clínico em plataformas digitais, como o Instagram ou em um site bem estruturado, com depoimentos de pacientes satisfeitos, que chamam a atenção de possíveis clientes que buscam tratamento odontológico de qualidade.
Em resumo, investir em marketing odontológico pode ser a chave para o sucesso do consultório odontológico atualmente. Confira aqui 5 dicas para fazer seu marketing odontológico de forma adequada.
Quer ver esses resultados no seu consultório?
Se a sua clínica enfrenta dificuldades para conseguir aumentar a quantidade de contatos interessados no negócio, é importante saber que é necessário planejamento no marketing odontológico e ajustes em vários detalhes para conseguir os resultados desejados.
Não é uma tarefa fácil e rápida, mas é possível alcançar com muito trabalho. Nesse sentido, a ajuda de um especialista pode ser fundamental para percorrer essa jornada e alcançar os resultados esperados.
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