O marketing para clínica odontológica tem as suas especificidades, com certeza você já sabe disso. A questão é: como trabalhar com essas restrições e ainda assim ter sucesso no seu marketing ?
É preciso estar atento e conhecer bem o perfil do seu possível paciente, suas demandas e, principalmente, as decisões que ele toma até chegar ao seu consultório. Também é preciso conhecer as questões éticas que envolvem fazer marketing para clínica odontológica – ou seja, quais ações de divulgações você, como dentista, pode desenvolver para atrair mais pacientes para a sua clínica. Além de tudo isso, é preciso, ainda, dominar algumas das principais técnicas e ferramentas de marketing. Bastante coisa, né?
Mas pode ficar tranquilo: se você quer diferenciar-se da concorrência, atrair mais pacientes e fidelizá-los , você está no lugar certo. Aqui você vai ficar por dentro de tudo que há de mais novo sobre marketing para clínica odontológica!
Neste texto, você aprenderá:
- Os conceitos básicos do marketing para clínicas odontológicas;
- As principais ferramentas e mídias mais utilizadas nesta área;
- Como começar com sua estratégia de marketing para clínica odontológica.
Como começar a fazer marketing para clínica odontológica?
Nesta primeira etapa, o marketing para clínicas odontológicas não é diferente daquele feito em outras organizações. É preciso de planejamento. O primeiro passo é definir os objetivos que você quer alcançar com toda essa comunicação.
Primeiro, faça a seguinte pergunta: o que a sua clínica ou consultório busca?
O objetivo vem daí e você pode responder alguns dos seguintes tópicos:
- Gerar um relacionamento pós-atendimento com os pacientes?
- Aumentar o número de novos contratos e agendamento de consultas?
- Fazer com que os seus pacientes retornem após as consultas?
É a partir desses objetivos que o marketing para clínica odontológica é desenvolvido.
Quais plataformas adotar?
Escolhido o objetivo em fazer marketing para clínica odontológica, já é possível escolher as melhores plataformas e mídias sociais para trabalhar.
É bom deixar claro que uma mídia social serve para o relacionamento , não é apenas um canal de divulgação de informações de seu interesse. É importante engajar os potenciais pacientes, para gerar uma reputação positiva para a sua marca.
Vamos conhecer alguns mais canais mais populares e efetivos do marketing para clínicas odontológicas:
Essa é a rede social do momento, capaz de gerar uma conexão enorme entre você e a comunidade de pacientes – hoje, é considerada um dos maiores pilares do marketing para clínica odontológica. As fotos são importantes, apenas certifique-se de que segue as diretrizes do Conselho Federal de Odontologia. Quer uma boa ideia de conteúdo que pode ser compartilhados na sua rede? Peça a seus pacientes que comentem sobre seu atendimento nas redes sociais, solicite depoimentos!
O Facebook possui mais de 2 bilhões de usuários e faz parte do nosso cotidiano. Não é diferente com os seus pacientes, eles utilizam a rede para interagir com outros usuários e também marcas. Isso te dá uma chance de se relacionar diretamente com eles – uma ótima oportunidade quando se faz marketing para profissionais, consultórios e clínicas odontológicas.
Site
O site é um canal importantíssimo no marketing para clínica odontológica. Ele deve ser focado no paciente , com botões fáceis de serem identificados, formulário para contato e até agendamento de consultas. É fundamental que esse site tenha um espaço dedicado à publicação de artigos – o que é popularmente chamado deBlog .
Blog
O blog é a “casa do conteúdo”. Ele será o repositório de todos os artigos e materiais científicos que você produzir . Ele é o centro de uma tática importante para o marketing para clínica odontológica que é chamada de marketing de conteúdo, no qual é possível atrair possíveis pacientes por meio de conteúdos relevantes.
O que a publicidade online pode fazer pela sua clínica
Com certeza você já se deparou com um paciente que pediu ajuda ao Google diante de sintomas, ou de um tratamento. Nesse momento, eles buscam soluções rápidas e certas para as suas dúvidas. Por que não ser você quem fornece essas respostas?
Percebeu o grande potencial que as buscas na internet proporcionam ao marketing para clínica odontológica? É possível se destacar nesse mundo de informações de algumas formas, as principais delas são:
Busca Orgânica
A estratégia de SEO (Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Buscas) faz com que o seu negócio apareça nos resultados de pesquisa do Google sem pagar nada por isso (nos tais resultados orgânicos). Por ser uma estratégia de médio/longo prazo é muito pouco utilizada hoje no marketing de clínicas odontológicas – o que constitui uma ótima oportunidade para você que está lendo. Para aqueles que não são imediatistas, essa é uma estratégia com ótimos resultados pois, se você não pode ser encontrado no Google, para muitos pacientes, é como se você não existisse !
Busca Paga
Já percebeu que, ao fazer uma busca no Google, Bing ou Yahoo aparecem alguns resultados em destaque, antes de todos os outros? Eles são pagos, são anúncios! São chamados de Links Patrocinados e você pode utilizá-los também na sua estratégia de marketing para clínica odontológica. Esse tipo de publicidade permite que empresas paguem por clique que recebem em buscas estratégicas para o seu negócio. Com ela, você alcança mais rapidamente seus pacientes em potencial, segmentando-os por tipo de busca realizada, localização geográfica, idade, dentre outros critérios.
Case de Sucesso no segmento de clínicas
Com um cenário tão complexo quanto o brasileiro durante a pandemia do Coronavírus, as dificuldades chegam rapidamente às empresas de todos os portes. Mas, é possível, ainda assim, continuar atraindo oportunidades. Descubra como geramos ROAS de 4.782% para uma psicanalista durante a pandemia.
Essas são apenas algumas das principais possibilidades do marketing para clínica odontológica, ainda há muito o que aprender! Para saber mais, faça o download do ebook “Guia Completo de Marketing Médico com Foco na Captação de Novos Pacientes.” e confira!
2 Comments
Gostei quando falou sobre as mídias digitais, recomendo conteúdo.
Muito bem explicada a matéria. Voltarei mais vezes para ler as novidades. Parabéns!