Quando seu trabalho acontece em home office é natural que você sinta que é mais difícil de atingir um estado de produtividade. Mas saiba que é sim possível ser produtivo, mesmo trabalhando em casa, e exatamente por isso, vamos lhe apresentar algumas dicas que podem garantir que você atinja esse estado e conquiste o sucesso que você precisa para o seu negócio.
Existem várias pessoas que trabalham a partir de casa e, ao longo do século XXI, essa realidade está se disseminando por ainda mais setores e profissionais. O avanço das tecnologias digitais, a alteração e digitalização de muitos trabalhos, o aumento do empreendedorismo no mundo (e também no Brasil) e o grande desejo que os millennials têm de fazer de suas casas um espaço laboral… todos estes fatores e muitos outros estão fazendo com que a economia se altere, para criar espaço para um maior número de trabalhos remotos.
Mesmo antes do COVID-19, atual pandemia que atacou o mundo, a realidade econômica brasileira (e a precariedade dos salários) já estava fazendo com que muitas pessoas buscassem alternativas – e, para muitas pessoas, isso significou trabalhar online.
O regime de trabalho em home office é bem comum em algumas das novas profissões do século, como para criadores de conteúdos online, gestores de e-commerce ou influenciadores digitais – inclusive freelancers, destes e de outros mercados, que passaram a trabalhar cada vez mais em suas casas, ao invés de frequentar cafés ou até mesmo ficar alocados (temporariamente) na sede dos seus clientes.
Embora o trabalho online seja muito procurado – e tenha vantagens claras ao nível financeiro e também para o meio ambiente – a verdade é que alguns profissionais estão sentindo maior dificuldade na gestão dos horários, das rotinas cotidianas e na concentração durante sua jornada laboral.
Assim, se torna muito importante compreender como organizar o trabalho e o espaço de trabalho para garantir uma maior produtividade e evitar que o fato de trabalhar em home office possa prejudicar o seu negócio – ou seu desempenho enquanto empregado.
Conheça algumas dicas que podem ajudar todos os que – por escolha ou necessidade – estão agora trabalhando a partir das suas casas…
1. Escolha um modelo de trabalho em home office adequado a você
Se você vai estar trabalhando a partir de sua casa, algo muito importante é que encontre um trabalho adequado aos seus gostos, competências e personalidade.
Quando se trabalha em casa, é comum sentir que você está perdendo a concentração ou a motivação – o que faz com que seu trabalho possa ser menos produtivo. Assim, para começar, você deve apostar num setor que você goste e em modelos de trabalho que garantam uma gestão mais simples desse trabalho. Por exemplo, se você vai abrir uma loja online, vender produtos com o modelo dropshipping poderá ser uma boa opção, que aliviará a carga da gestão logística e permitirá que se dedique à imagem da loja e à sua promoção.
Para um trabalho produtivo em casa, a escolha do setor, modelo e aliados se torna fundamental.
2. Crie um espaço específico para trabalhar em home office
Nossas casas costumam ser espaços de descanso e conforto, mas se a ideia é trabalhar em casa, é fundamental que você escolha um espaço onde possa desenvolver a atividade de forma concentrada e cômoda – porém, sem sentir que está num espaço destinado ao repouso. Aposte num espaço claramente destinado ao trabalho e organize-o de forma a ter por perto tudo aquilo de que necessita para trabalhar.
Escolha também uma cadeira que garanta uma postura correta, mas na qual se sinta confortável. Isso ajudará (muito) a garantir a sua produtividade.
3. Garanta um espaço bem organizado
Estando em sua casa ou não, a desorganização é uma forma de se perder a concentração com maior facilidade. Por isso, quando você criar um espaço para trabalhar em home office, você deve ter atenção, mantendo o espaço limpo e arrumado e evitando o acúmulo de lixo e de objetos.
Com um espaço de trabalho mais organizado, você irá se distrair menos – o que fará com que o tempo de trabalho seja bem mais produtivo. Um ambiente mais limpo e organizado também ajudará a que sinta um menor cansaço, já que ambientes desorganizados criam o chamado “cansaço visual”.
4. Não trabalhe em home office sem horário
Mesmo que você não precise de ir até um escritório para realizar seu trabalho ou de responder a seu patrão sobre atrasos, a verdade é que a existência de um calendário e de um horário pode ser útil para que consiga organizar melhor sua rotina cotidiana.
Estabeleça normas, horários e prazos para você mesmo, para que tenha uma maior facilidade na realização das tarefas. Ter um planejamento de horário para seu dia também ajudará a conciliar de forma mais eficaz sua vida laboral e pessoal, sem se descuidar com nenhuma delas.
5. Aposte na iluminação
Vários estudos relacionaram a iluminação com a produtividade. Segundo esses estudos, a luz natural é a melhor para trabalhar; desta forma, o seu local de trabalho deverá ser em um espaço que receba bastante luz do sol.
Caso você trabalhe em um ambiente completamente fechado, apenas com iluminação artificial, o melhor será apostar nas luzes de tonalidade mais fria, por serem mais semelhantes à luz natural.