Informatização significa aumento das tecnologias digitais. Hoje, a realidade do mercado de trabalho é outra daquela que poderia ser observada algumas décadas atrás. Em um mundo cada vez mais globalizado e onde a palavra online é um mantra, uma lei, os empreendedores que se mantém num ritmo constante de atualização diante das principais inovações devem repensar o modo como contratam seus profissionais.
Definitivamente, não há espaço para um pensamento empresarial arcaico num mundo cada vez mais informatizado, conectado e dinâmico. Se você ainda tem problemas para navegar nessas águas, nós vamos te ajudar.
As novas tendências do mercado de trabalho
O mundo online abriu as portas para novas perspectivas de relações de produção, consumo e trabalho, e transformou radicalmente o modo como podemos (e desejamos) trabalhar. Embora, em grande parte, a maior parcela da mão de obra do mundo ainda mantenha padrões tradicionais de trabalho, como se deslocar para um local específico durante um período determinado de horas numa jornada semanal, o número de pessoas que adota outros modelos de trabalho vem aumentando.
O mundo virtual expandiu, por exemplo, o conceito de freelancing e as possibilidades para freelancers, que são profissionais autônomos que trabalham em projetos separados, cada vez mais especializados em um nicho específico. Hoje, há várias plataformas que reúnem esse tipo de profissional nas mais diferentes áreas.
O conceito de nômade digital também é resultante dessas novas realidades de trabalho. O nômade digital é o profissional, geralmente voltado a ramos de tecnologia e informática (como programação, TI, webdesign, etc.), trabalhando em casa – ou em qualquer lugar – sem vínculo com um ambiente empresarial tradicional.
Há uma boa tendência no chamado trabalho remoto, ou home office, no qual há um vínculo empregatício formal ou informal com um, ou mais empregadores que, ao invés de exigir a presença tradicional do funcionário no local de trabalho, eliminam os custos de tempo e dinheiro com deslocamento permitindo que esses empregados trabalhem em suas próprias casas, usando equipamentos adequados para isso e uma conexão estável com a internet.
A mudança na mentalidade dos empregadores
Os funcionários desejam novas modalidades de trabalho nas quais as novas tecnologias possam ser integradas às suas rotinas de forma positiva. Se a opção de trabalhar em casa pode ser um ótimo diferencial para o empregado, os empregadores também percebem as vantagens dessas modalidades de relações profissionais.
Numa pesquisa recente, 1/3 das empresas responderam que pretendem integrar aspectos de home office em seus processos. O número de contratação de freelancers e de nômades digitais também aumenta.
Muitos empregadores percebem que, fora dos processos formais de contratação, há muitas possibilidades, não só nos mercados locais, mas também no mercado global como um todo. Se há escassez de certos profissionais qualificados em determinada região, as empresas podem recorrer a processos de seleção online.
Para isso, há várias plataformas digitais que reúnem freelancers nas mais diversas áreas e empregadores que oferecem oportunidades de trabalho nesses meios. Ótimos exemplos de plataformas desse tipo são sites como Upwork, Freelancer.com, Workana, Fiverr, Craiglist, 99designs, Guru, FlexJobs, College Recruiter, Indeed, dentre outros mais. Se você procura por novos talentos para a sua empresa, esses são alguns ótimos sites para achar novos colaboradores qualificados. É claro que também não podemos nos esquecer da rede social profissional mais famosa do mundo, o LinkedIn.
Muitos empregadores e empregados relatam que o trabalho em modalidade home office aumenta a produtividade. Ao contrário da crença comum que ainda trava muitas empresas, impedindo-as de fazer contratações desse tipo, de que o trabalhador vai apresentar menor rendimento, o funcionário que não precisa enfrentar o estresse diário dos deslocamentos entre a casa e o trabalho.
Como usar os talentos do mundo online
Hoje, sua empresa definitivamente precisa estar conectada, atualizada e no ritmo das principais inovações. O mercado é um ambiente selvagem que não tem piedade de quem fica para trás nessa corrida.
Utilizar as ferramentas digitais pode ser uma ótima forma de encontrar profissionais qualificados em boas condições, com preços competitivos (graças às diferenças entre as moedas dos países) e um maior leque de trabalhadores que podem suprir suas necessidades em sistemas de trabalho mais flexíveis.
Entretanto, é importante criar uma relação sólida com esses modelos de trabalho, do mesmo modo como você se preocuparia em criar uma boa relação profissional com alguém que compartilha o mesmo escritório.
Aprimorar a segurança e a integridade da sua rede melhora o desempenho e a segurança dos seus dados, bem como os trabalhos realizados por seus colaboradores diretos ou aqueles que trabalham em home office. Uma ótima dica para isso é fazer o download de um provedor VPN para criptografar os dados da sua rede e, assim, melhorar a integridade do seu sistema e sua segurança cibernética.
A internet quebrou barreiras e criou várias novas possibilidades para relações e processos de trabalho. Se você souber usar essas tendências do modo mais positivo para o seu negócio, tenha certeza de que ele vai prosperar.