O atual momento de desenvolvimento tecnológico desenfreado coloca o mercado da comunicação em uma situação, no mínimo, traumática. O que, hoje, é mídia? Muitos teóricos da comunicação (e, longe deles, os publicitários) se debruçam sobre esta questão. Você já parou para pensar que, talvez, nós comuniquemos tanto que nós mesmos nos tornamos mídias? Porém isto, simplesmente, não importa. Não nos interessa pensar nas mídias (quaisquer que sejam elas) e sim nas narrativas, porque hoje todas as mídias formam uma só narrativa.
Existem novos ambientes de comunicação e relações que o homem desenvolve com eles, conseqüentemente existem também novas formas de interagir com eles. Há muitos meios para atingir o target hoje, (muitas vezes) sub-utilizados pelo modo que esta aproximação é buscada: pensa-se por demais nos meios, nas peças, em como se transforma um folder em um hotsite, e esquece-se da experiência. A questão aqui é simples: porque insistir em aplicar as mesmas fórmulas obsoletas e saturadas a novas situações-problema?
Quer saber como o Blog Intermídias começou?
No dia 17 de Fevereiro de 2008, Ian Castro criou o blog Altcore, voltado para a discussão dos (não-tão-conhecidos-assim) mundos do Software Livre e do Macintosh. Como o avançar do tempo, o blog terminou sendo abraçado por todo o cenário das novas tecnologias (de informação) e sua relação com a comunicação – caminhos que nem todos enxergavam com tanta clareza e, talvez, até hoje não enxerguem. O Altcore deu lugar a algo maior, mais abrangente, e com um novo foco: comunicação digital.
Em 8 de Novembro de 2009 surgiu o Intermídias que, diferente do seu antecessor, não era apenas um hobby, mas um reflexo de uma atuação profissional e da construção de um currículo de marketing digital. O blog cresceu e passou a ser “um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária”. Hoje ele está grande demais para mim e, apesar de parecer contraditório, é por isso que ele está em expansão.
Em 23 de Agosto de 2012, o blog Intermidías deixou de ser apenas um espelho da expertise de uma profissional e passou a ser um receptáculo para a experiência de vários profissionais de marketing digital. Com a colaboração de profissionais da área que agregaram inteligência em Mídias Sociais, Marketing de Buscas (SEO e Links Patrocinados), Mídia Online, Monitoramento, Mobile Marketing, Produção de Conteúdo para WEB, entre outros assuntos que permeiam o Marketing Digital, o Blog Intermídias também ganhou uma personalidade própria.
Hoje o Blog Intermídias é um espaço não apenas para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas e os meios digitais, trazem à comunicação (e à prática publicitária), mas para se construir coletivamente conhecimento crítico e ferramental para a área contribuindo para sua consolidação a partir das colaborações de profissionais e acadêmicos experientes nas temáticas que permeiam o marketing digital.