Se você ainda não ouviu este termo, SERP Domination é a ocupação de todas as posições (orgânicas) da primeira página de resultados da busca (SERP) por uma palavra-chave no Google. Na verdade, chama-se de SERP Domination, a utilização de táticas de SEO com o único fim de dominar a página de resultados de busca (SERP, do inglês Search Engine Results Page) a partir do estímulo (ou fabricação) de resultados positivos ou neutros, ocultando assim (da primeira página) resultados indesejados – geralmente que comprometem a imagem de uma empresa ou pessoa. Já que não podemos tirar resultados do Google, que tal jogá-los para a segunda páginas de buscas, onde só terá a atenção de menos de 10% dos usuários? Essa é a idéia do SERP Domination! Escrevi, há algum tempo, um case de SERP Domination no qual mostrei todo o desenvolvimento de um trabalho de SERP Domination para um cliente real, desde seu planejamento até sua execução. Mas é um texto bastante extenso e detalhado, que apresenta a construção de um raciocínio, de uma “fórmula”. Aqui eu serei um pouco mais objetivo e compartilharei esta fórmula com vocês. Esta é a minha fórmula para fazer SERP Domination, que já funcionou mais de uma vez, porém não é a única maneira de executar essa estratégia – pelo contrário, encorajo vocês a testar, fazer suas próprias variações dela e criar métodos ainda mais eficazes para otimizar o seu site para [insira aqui qualquer palavra-chave que você deseje dominar].
Como fazer SERP Domination, em 4 passos
O único objetivo do SERP Domination é dominar a primeira página de busca – ou seja, as 10 primeiras posições da SERP de uma palavra-chave. Com isso em mente vamos deixar claro que (a) os fins justificam os meios e (b) não há lugar para ética, apenas para resultados. Podemos usar várias técnicas de otimização de sites (SEO) para fazer SERP Domination, as mais rápidas que trouxeram melhores resultados foram:
- SEO OnPage e SEO OffPage no Site Principal;
- Criação e Otimização de Doorway Pages / Sites Auxiliares;
- Criação e Otimização de Perfis Sociais;
- Criação e Otimização de um site auxiliar.
1. SEO OnPage e SEO OffPage no Site Principal
Só é possível dominar a primeira página do Google se você tiver conteúdo – isso é fato. O primeira passo para fazer sua estratégia de SERP Domination dar certo é fazer um site (ou página) otimizado para mecanismos de buscas. O seu site principal, aquele que maior propriedade para ocupar o primeiro lugar na busca pela palavra-chave desejada, tem que ser SEO Friendly, ter carregamento rápido e possuir uma variedade de páginas com conteúdo rico e indexável – com potencial para ocupar várias posições na SERP. O SEO On-Page e Off-Page do blog são grandes responsáveis por posicionar suas páginas entre os primeiros resultados de buscas e não tem segredo nenhum para implementar: é só fazer o feijão-com-arroz:
- 1. Preencha as metainformações de todas as páginas do site. Todos os titles e meta-descriptions das páginas devem exprimir seus conteúdos e valorizar a palavra-chave.
- 2. Crie uma hierarquia entre as informações nas páginas do site a partir do uso de heading tags. As heading tags definem a hierarquia (grau de importância) entre os títulos, subtítulos e conteúdos de uma página e são utilizadas pelos mecanismos de busca para valorizar e diferenciar estes conteúdos.
- 3. Melhore os textos, ordenando corretamente as palavras-chaves no título e texto das páginas para aumentar a relevância das palavras-chave na página. A ordem na qual as palavras-chave aparecem nas páginas é muito relevante para os mecanismos de busca, então a estrutura da página deve valorizar a palavra-chave.
- 4. Preencha os atributos ALT e TITLE de todas as imagens, responsáveis por descrever o conteúdo das imagens, considerando que para os mecanismos de buscas o conteúdo de uma página da web é apenas texto. Diminua o tamanho, peso e otimize as imagens do seu site para reduzir o tempo de carregamento das páginas – um dos critérios de ranking com os quais o Google é mais exigente. Além disso as imagens do site podem surgir como resultados universais do Google Imagens, que tomam bastante espaço na página de resultados de busca (o que vai completamente de acordo com a estratégia de SERP Domination.)
- 5. Crie um sitemap.xml, envie aos mecanismos de buscas (a fim de apresentá-los a nova estrutura do blog) e defina orientações claras no robots.txt sobre o que deveria ser priorizado para agilizar sua indexação. Isso é básico e ainda tem gente que não faz.
- 6. Crie links internos ao longo de textos do site com usando a palavra-chave como link âncora. A qualidade de links internos e o seu “texto âncora” (a palavra na qual está o link) são fatores muito importante para seu ranking em mecanismos de busca.
- 7. Faça Link Building a partir de parcerias e trocas de links com sites com boa reputação. A única ressalva aqui é que, como tudo na vida, o link building deve ser usado com muita moderação e prudência – se não for assim, você será punido pelo Google, como veremos um pouco mais a frente.
- 8. Uma das táticas de SERP Domination é criar plataformas sociais, certo? Então faça Social Link Building, gere link nestas redes sociais para o site constantemente – hoje é comum que os mecanismos de buscas utilizem também critérios sociais para rankear um site.
2. Criação de Doorway Pages / Site Auxiliares
Não se anime, o trabalho mal começou. Você acha que já tem bastante conteúdo? Se você quer o SERP Domination dê certo, precisa gerar ainda mais conteúdo. Você precisa de Doorway Pages, ou simplesmente sites auxiliares. Estas Doorway Pages são pequenos sites super otimizados para uma quantidade pequena de palavras-chaves e seu único objetivo (assim como toda nossa estratégia de SERP Domination) é atingir um bom ranking na SERP da palavra-chave que desejamos otimizar através de uma redação com foco em SEO e pouca atenção no usuário. De quebra, estas páginas geralmente linkam para o seu site principal. O segundo passo desta fórmula para SERP Domination é criar Doorway Pages (com um pouco mais de qualidade do que elas geralmente tem). Crie um site (ou vários sites) com os recursos necessários para fazer um trabalho decente de otimização: URL com palavra-chave, PHP, HTML5, CSS3, WordPress como CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português), estrutura SEO Friendly, layout clean, carregamento rápido, entre outras características aumentam as chances do site ser bem visto pelo Google. No mais basta aplicar as mesmas técnicas de SEO OnPage e OffPage que você aplicou no site principal.
3. Criação e Otimização de Perfis Sociais
A força das redes sociais online cresceu muito nos últimos anos e hoje os mecanismos de buscas priorizam resultados provenientes destas plataformas – além de utilizarem informações, como quantidade de links, para determinar que um site é mais relevante que outro na SERP. Se você já tiver redes sociais, as otimize, se não tiver, as crie. Perceba que não a criação destas redes sociais não é por sua capacidade como ponto de contato com seu público ou valor estratégico, é para nossa estratégia de SERP Domination. E para a estratégia de SERP Domination, a presença em redes sociais é fundamental. Utilize e otimize perfis/páginas/canais, como:
- 1. YouTube
- 2. Facebook
- 3. Twitter
- 4. Slideshare
- 5. Scribd
- 6. Google+ (Google Maps)
E qual foi o critério para escolher estas redes? Seu potencial para rankear bem nas páginas de resultados de buscas. Entenda um pouco mais sobre o potencial de cada uma delas:
- o canal do YouTube, alimentado minimamente (e bastante otimizado), geralmente é exibido nos resultados universais do Google, ou seja, nos resultados de vídeo que aparecem nas primeiras posições da SERP;
- a página do Facebook é um resultado valioso na SERP, que está muitas vezes entre os primeiros lugares;
- o perfil no Twitter, se atualizado com constância também tende a ocupar a primeira página de busca em um curto espaço de tempo;
- o perfil no Slideshare geralmente consegue uma boa posição em buscas rapidamente se suas apresentações forem otimizadas para palavras-chave específicas, o que é perfeito para SERP Domination;
- o Scribd estava em pleno crescimento e demonstrando certo potencial para ocupar a primeira página, mesmo que nas últimas posições; e
- o Google+, integrado ao Google Maps, também ocupa espaço nos resultados universais, com um grande mapa, e gera Rich Snippets com Sitelinks, duas coisas que contribuem bastante na luta para ocupar espaço.
De todos estes perfis sociais os que mostram resultados mais eficazes para o SERP Domination são YouTube, o Slideshare e o Google+. Se estiver com pouco tempo esqueço o resto e intensifique o ritmo de publicações nessas para que elas subam mais depressa na SERP.
4. Ataques de SEO Negativo
Partir para o que é chamado de “ataque” de SEO Negativo não é nada mais que aplicar táticas Black Hat (ou seja, reconhecidamente penalizadas pelo Google) a um site/página com o objetivo de causar uma queda (intencional, claro) no seu posicionamento nos resultados de buscas. Basicamente, você tem que (a) identificar as fragilidades de um site e (b) explorá-las para que ele perca parte de sua autoridade para os mecanismos de buscas. Uma das formas mais simples de fazer isso é fazer um link building “do mal” como uma tentativa de descrédito do site perante do Google. O Google é severo ao punir websites que ganham links “artificialmente” através do uso massivo de táticas de link building. O que você deve fazer é justamente isso: faça links de baixa qualidade para um site (palavra usadas em SPAM, como “viagra”, geralmente fazem um grande estrago quando são âncoras do link) , compre links em link farms de baixa qualidade, enfim, execute ações consideradas pelo Google como Black Hat para “beneficiar” o link dos sites que você precisa derrubar do ranking – só que de forma escancarada para que o Google identifique o uso destas práticas duvidosas e puna a página, fazendo ela cair rapidamente de posição no ranking.
“E esse negócio de SERP Domination funciona?”
Uma das vezes que usei esta fórmula de SERP Domination fiz um relatório detalhado sobre seu desempenho, mas vou resumí-lo para você em duas telas. Considere as marcações verdes resultados positivos, as amarelas os resultados neutros e os vermelhos os resultados negativos:
ANTES DO SERP DOMINATION:
DEPOIS DO SERP DOMINATION:
Cadê os resultados negativos? Foram embora! Viu aí? Isso é SERP Domination! Mas não se anime: ainda não acabou! SEO é um trabalho a longo prazo e, mesmo que os resultados da estratégia de SERP Domination logo sejam percebidos, pode haver flutuação dos resultados; além disso a variação da busca personalizada de usuário para usuário é uma barreira a ser enfrentada até que seus resultados se solidifiquem na SERP.
E aí, pronto para começar a fazer SERP Domination agora mesmo?
3 Comments
Muito interessante, mas eu diria que isto acontece naturalmente em alguns nichos tamanha é a diferença de poder entre os grandes e os pequenos e-commerce. No meu segmento um grande player além de ter quase todos os anúncios pagos na primeira página 9 buscas orgânicas da primeira página são dele.
Bem interessante o seu adendo, Fernando!
Falando especificamente sobre pequenos eCommerce, muitas vezes o que faz toda a diferença é a plataforma sobre a qual eles são montados. Muitos destes sites optam por usar plataformas que não SEO-Friendly – até por desconhecimento mesmo – e isso termina não só dificultando que eles briguem com eles grandes players, mas gerando (consequentemente, até) uma diversificação pequena nas SERPs.
Ian muito interessante o seu artigo. Parabéns.
Não conhecia seu site e gostei bastante, continuarei acompanhando.
Sucesso!