Para uma empresa, não estar bem posicionada nos mecanismos de buscas hoje é, praticamente, algo bem próximo a não existir para seu cliente online. Isso não é novidade para ninguém, mas ainda assim há empresas que parecem não querer ser encontradas.
Por quê? Que tipo de empresa é essa? Eles fazem negócios escusos? Não, longe disso! Elas simplesmente não sabem diferenciar um site bom de um site ruim. Sem critérios claros para a contratação do serviço de criação de sites, estas empresas por muitas vezes optam pelo site mais barato, ou gratuito, mas que não seguem as melhores práticas de mercado em diversos aspectos – em especial aos requisitos básicos de otimização para mecanismos de buscas. Ou seja, não são sites SEO Friendly.
E hoje, meus amigos, um dos principais critérios para identificar um bom site é a sua encontrabilidade pelos buscadores.
O que é SEO Friendly?
Um site com estrutura SEO Friendly é um site que respeita uma série de padrões considerados como “boas práticas” pelos buscadores – e, assim, ele se torna mais “amigável” a estes mecanismos de busca. Entre estes padrões estão: estrutura dos títulos das páginas, meta informações das páginas, utilização correta das heading tags (h1, h2, h3, h4, h5 e h6), preenchimento dos atributos Alt e Title das imagens, preenchimento do atributo Title dos links, estabelecimento de links internos entre páginas correlacionadas, formatação correta do conteúdo de cada página, entre outras centenas de critérios – que, inclusive, mudam constantemente.
Você pode estar se perguntando agora: “E como eu sei se o meu site é SEO Friendly ou não?” Aí está um pequeno problema: se você é leigo, não tem como saber. No momento em que um site está sendo desenvolvido, boa parte das práticas que garantem que ele seja “compatível” com o GoogleBot (e com os outros “robôs” que vasculham a web para descobrir, classificar e fazer o posicionamento em resultados de buscas) não tem influência no design no site, poucas são perceptíveis a “olho nú”.
Resta, então, escolher com cuidado o profissional que vai fazer este site, solicitar a criação de um site amigável para buscadores, averiguar se esta demanda foi atendida no planejamento do projeto e solicitar ao profissional que te explique e mostre como ele a está operacionalizando isso – eu já dei algumas dicas que podem ajudar a entender melhor esta explicação neste vídeo sobre SEO On Page.
Quais são os resultados que um site SEO Friendly traz?
Um trabalho completo de SEO (Search Engine Optimization, traduzindo, otimização de sites para mecanismos de buscas) busca melhorar os aspectos técnicos de um site e a sua usabilidade a fim de contribuir com a conversão dos visitantes em prospects. Ter uma estrutura SEO Friendly é apenas o primeiro passo deste processo, mas seus benefícios já serão bastante perceptíveis e o posicionamento do seu site nos resultados de buscas vai melhorar sim. Eu já provei isso a alguns clientes da Salve! Digital e agora vou provar para você.
Como o cliente XPTO aprendeu o que era SEO Friendly
XPTO é um cliente da Salve! Digital e o seu site tinha um objetivo simples: gerar leads de vendas. Sempre apoiado em um grande (e contínuo) investimento em mídia on e off-line, o site cumpria seu objetivo. Mas por que não fazer isso de forma econômica, autônoma e orgânica?
O site em questão contava com um design razoável e oferecia aos seus visitantes uma boa experiência de navegação, mas não seguia muitos dos pré-requisitos estruturais necessários para obter um bom posicionamento em mecanismos de busca. Então o primeiro passo da nossa Consultoria de SEO foi tornar o site SEO Friendly. Analisamos cada uma das páginas e, a partir de um Planejamento de SEO, as aprimoramos: aumentamos a velocidade de carregamento, preenchemos e otimizamos as meta-informações, reescrevemos, formatamos e otimizamos todos os textos, comprimimos e contextualizamos todas as imagens, entre outras (várias) ações necessárias para atender bem aos princípios básicos de SEO.
Mesmo ciente que os benefícios do SEO são melhor percebidos a longo prazo, nosso cliente percebeu rapidamente a diferença que uma plataforma SEO Friendly fazia.Se você chegou até este ponto deve estar ansioso por números, não? Veja por si mesmo:
A quantidade de buscas nas quais o site era apresentado como resultado aumentou 37% em relação aos meses anteriores.
(ou seja: o site tinha 37% a mais de chance de ser encontrado que antes)
O CTR (click trought rate) dos resultados orgânicos foi aprox. 14%
(ou seja: a cada 10 vezes que as páginas do site apareciam em resultados de buscas pelo menos 1 pessoa clicava)
Houve um crescimento de 69,18% nas visitas provenientes de busca orgânica.
(ou seja: obtemos uma grande quantidade de tráfego qualificado, que chegou no site porque estava buscando assuntos muito próximos ao empreendimento)
Por fim, observamos que o (novo) tráfego adquirido através das buscas orgânicas também tinha um diferencial em relação ao que chegava no site através de outras fontes: uma taxa de conversão, de geração de leads, de 6% – enquanto só 4% do tráfego das demais fontes convertia.
E você, já parou para pensar nisso?
O seu site é amigável aos mecanismos de buscas? Ele é o primeiro resultado quando você busca pela sua marca? Ele aparece em buscas sobre o seu produto? E buscas correlacionadas ao seu negócio, há resultados do seu site? Ele aparece em buscas por assuntos relacionados ao seu negócio?
Eu costumo dizer que SEO faz a criação de um site não ser apenas uma despesa, mas um investimento. Isso, justamente porque, otimizando, potencializamos essa ferramenta a fim de gerar de algum tipo de retorno “palpável”. Que tipo de retorno você pode esperar de um site que não é encontrado por 90% dos internautas brasileiros?