Não é necessário analisar cuidadosamente nenhuma pesquisa quantitativa para saber que hoje o Google é a melhor resposta para tudo. Qual é a cotação do dolar? Quantos quilômetros são uma milha? O que significa a palavra Google? Basta digitar, respectivamente: dólar, milha, e (o mais complicado) “defina Google”.
O brasileiro é um buscador nato, ele procura por tudo. Suas buscas vão desde temas como orkut, jogos e download (como informa o Google Zeitgeist) até por bens de consumo, como reprodutores portáteis de música ou imóveis. Sim, imóveis: “internet” foi a resposta de 65% dos brasileiros que tinham a intenção de comprar um imóvel – não é sem razão que, só no último ano, o aumento do investimento das incorporadoras e imobiliárias em links patrocinados do Google foi de 133%.
Quer saber alguma coisa? Procure no Google. Quer saber onde está o target? Procure no Google.
O investimento em publicidade na internet cresceu 21% no primeiro semestre deste ano; a internet foi o canal de mídia que obteve o maior crescimento – e o investimento em links patrocinados corresponde hoje a quase 50% destes investimentos. Pode ser um pouco difícil para aqueles que não são parte do que André Telles chamou de “geração digital”, mas nada melhor que a realidade para convencer os mais céticos: segundo o Portal da Propaganda, a GetMade, agência de comunicação interativa do grupo Marlin+Made, conseguiu provocar um aumento superior a 500% no tráfego do site a Loja Virtual Globo Marcas e suas transações de compra (apenas nos primeiros 5 meses, vale ressaltar) a partir de um projeto de SEO (Search Engine Optimization) e campanhas de links patrocinados. É aí, buscando no Google (olhando só até a terceira página, é claro) e clicando em links patrocinados, que está o target.
Segundo o IBOPE existem hoje 62,3 milhões de pessoas (excetuando crianças) com acesso à internet (tanto em sua residência quanto trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros e outros ambientes).
Quer saber onde está o target? Procure no Google.