intermidias
✕
  • Home
  • Sobre
  • Cases de Sucesso
  • Preços
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Sobre
  • Cases de Sucesso
  • Preços
  • Blog
  • Contato

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites

  • Início
  • Blog
  • Otimização de Sites (SEO)
  • Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites
Publicado por Autor Convidado em 18 de março de 2013
Categorias
  • Otimização de Sites (SEO)
Tags
  • análise de sites
  • avaliação de sites
  • freeware
  • SEO

Uma vez eu vi o Ken Fujioka fazer uma analogia para ajudar a entender porque devemos trabalhar de forma diferente no digital em relação à propaganda.

Mais ou menos assim, propaganda funciona como arquitetura, você planeja o projeto, ele é construído e depois cabe apenas pequenas reformas.  Já o digital se comporta mais parecido com jardinagem: todos os dias você vai dando manutenção, regando, semeando, mexendo aqui e ali.

Então se você acha que seu trabalho chegou ao fim colocando o site no ar, está muito enganado, esse é o inicio de uma nova fase.

Para ajudar nesse processo, reunimos algumas ferramentas gratuitas que trazem uma analise apontando diversos pontos onde podemos atuar para melhorar a performace do site.   A maioria dos ajustes estão relacionados a SEO, que trarão benefícios a médio e longo prazo no ranqueamento nos buscadores (vamos ajudar o Google a nos ajudar).

 

Woorank

O Woorank é um dos meus preferidos, principalmente pela interface mais caprichada.  Logo de cara ele traz um score e aponta as principais oportunidades de melhoria do site.

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )

O relatório free estimula o uso do trial e a consequente assinatura do pacote pro que traz mais orientações para otimizar o site.  Uma das particularidades da ferramenta é que ela marca o seu IP, restringindo o uso para outras analises, mas dá para resolver isso resetando seu modem.

 

iWebchk

Assim como o Iwebchk traz uma interface limpa e um score, que ajuda simplificar e rapidamente visualizar o “nível” do seu site.

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )

Um dos pontos altos da ferramenta é a avaliação do fator Page speed, que tem um grande peso no logaritimo do Google.  No Iwebchk, ele desmembra o fator em um grande número de critérios, facilitando a atuação da otimização nas demandas mais críticas.

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )

O Marketing Grader já começa pedindo seu e-mail.

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )

Mas fora isso, a ferramenta é muito interessante, ela traz uma abordagem diferente das outras ferramentas, buscando um olhar mais de “marketing” sobre a analise do site, como por exemplo, a importância do site estimular a conversão de leads para gerar negócios. 

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )

As analises são acompanhadas de dados (alguns desatualizados) e outros conteúdos informativos (e-books, vídeos, etc).

 

O Seo Site Checkup não tem uma interface das mais atraentes, mas faz uso de um código de 3 cores (vermelho, amarelo e verde) para apontar o nível de importância de cada fator.

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )

As analises trazem informações do que se trata o fator, porque ele é importante e porque você está bem (ou não) nesse critério.

 

Todas as ferramentas indicadas tem opção free, os relatórios têm suas limitações, e de maneira geral, as analises são superficiais.  Porém nada impede de utilizarmos todas as ferramentas em conjunto, obtendo assim um relatório mais amplo.

Ampliar a analise para os sites dos concorrentes ou de categorias semelhantes podem trazer uma série de aprendizados importantes para orientar sua estratégia de marketing de busca.   Além disso, se assim como eu, você não “coloca a mão na massa” no trabalho de otimização ou não é um especialista no assunto, os relatórios podem ser utilizados facilmente para avaliar o site e cobrar mais resultados do fornecedor ou equipe responsável pelo trabalho.

O importante é ter em mente que o trabalho nos ambientes digitais só parece simples, mas é muito mais do que colocar um site no ar ou criar um perfil em redes sociais.  Outra percepção errada é que o digital é “de graça” ou que a grande vantagem é que é “barato” em relação a outros esforços de comunicação.

 

Os resultados são proporcionais ao investimento

Para termos um resultado eficiente atuando nos ambientes digitais, é necessário um investimento em profissionais capacitados (principalmente) e em mídias online, e esse investimento deve ser constante e consistente com os resultados e objetivos esperados, sejam de marketing ou comerciais.

Ah, tem essa matéria da Voz do Marketing falando sobre as agências digitais e a necessidade de rever as estratégias das marcas e atuação das agências (tradicionais) nesse novo contexto.  O vídeo não é muito recente, mas continua relevante:

 

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )

Colaboração de:

Bruno Trindade

Propaganda, Digital e Ferramentas Free para Avaliação de Sites (Otimização de Sites (SEO) )Bruno Trindade é profissional de marketing com sólida formação (Formado em Administração e MBAs em Marketing e Comunicação Corporativa) e com mais de 10 anos de experiência.
Sempre atuando com marketing e planejamento em grandes empresas, desenvolvendo trabalhos que exigem conhecimentos em diversas disciplinas de marketing, entre elas: comunicação digital, pesquisa de mercado, marketing de relacionamento, endomarketing, desenvolvimento e lançamento de produtos, etc.

Compartilhar
Autor Convidado
Autor Convidado
Artigo escritos por autores convidados da Intermídias. Se você quiser enviar uma colaboração especial para nós, saiba que ela será muito bem-vinda! Não garantimos a publicação de qualquer artigo aqui no site, mas se ele for pertinente, único e bem escrito, a probabilidade de ir ao ar é muito grande.

Posts relacinados

19 de abril de 2025

Como aparecer no Google: o que realmente funciona (e como acompanhar isso)


Ler mais
20 de fevereiro de 2025

O que é Home Page e Landing page?


Ler mais
30 de agosto de 2017

Para navegar na web é preciso ser preciso


Ler mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos falar sobre nosso
próximo caso de sucesso?

contato@intermidias.com.br

(11) 3280-5878

Instagram

LinkedIn

© 2024 Intermídias | Todos os Diretos Reservados