Uma vez eu vi o Ken Fujioka fazer uma analogia para ajudar a entender porque devemos trabalhar de forma diferente no digital em relação à propaganda.
Mais ou menos assim, propaganda funciona como arquitetura, você planeja o projeto, ele é construído e depois cabe apenas pequenas reformas. Já o digital se comporta mais parecido com jardinagem: todos os dias você vai dando manutenção, regando, semeando, mexendo aqui e ali.
Então se você acha que seu trabalho chegou ao fim colocando o site no ar, está muito enganado, esse é o inicio de uma nova fase.
Para ajudar nesse processo, reunimos algumas ferramentas gratuitas que trazem uma analise apontando diversos pontos onde podemos atuar para melhorar a performace do site. A maioria dos ajustes estão relacionados a SEO, que trarão benefícios a médio e longo prazo no ranqueamento nos buscadores (vamos ajudar o Google a nos ajudar).
Woorank
O Woorank é um dos meus preferidos, principalmente pela interface mais caprichada. Logo de cara ele traz um score e aponta as principais oportunidades de melhoria do site.
O relatório free estimula o uso do trial e a consequente assinatura do pacote pro que traz mais orientações para otimizar o site. Uma das particularidades da ferramenta é que ela marca o seu IP, restringindo o uso para outras analises, mas dá para resolver isso resetando seu modem.
iWebchk
Assim como o Iwebchk traz uma interface limpa e um score, que ajuda simplificar e rapidamente visualizar o “nível” do seu site.
Um dos pontos altos da ferramenta é a avaliação do fator Page speed, que tem um grande peso no logaritimo do Google. No Iwebchk, ele desmembra o fator em um grande número de critérios, facilitando a atuação da otimização nas demandas mais críticas.
O Marketing Grader já começa pedindo seu e-mail.
Mas fora isso, a ferramenta é muito interessante, ela traz uma abordagem diferente das outras ferramentas, buscando um olhar mais de “marketing” sobre a analise do site, como por exemplo, a importância do site estimular a conversão de leads para gerar negócios.
As analises são acompanhadas de dados (alguns desatualizados) e outros conteúdos informativos (e-books, vídeos, etc).
O Seo Site Checkup não tem uma interface das mais atraentes, mas faz uso de um código de 3 cores (vermelho, amarelo e verde) para apontar o nível de importância de cada fator.
As analises trazem informações do que se trata o fator, porque ele é importante e porque você está bem (ou não) nesse critério.
Todas as ferramentas indicadas tem opção free, os relatórios têm suas limitações, e de maneira geral, as analises são superficiais. Porém nada impede de utilizarmos todas as ferramentas em conjunto, obtendo assim um relatório mais amplo.
Ampliar a analise para os sites dos concorrentes ou de categorias semelhantes podem trazer uma série de aprendizados importantes para orientar sua estratégia de marketing de busca. Além disso, se assim como eu, você não “coloca a mão na massa” no trabalho de otimização ou não é um especialista no assunto, os relatórios podem ser utilizados facilmente para avaliar o site e cobrar mais resultados do fornecedor ou equipe responsável pelo trabalho.
O importante é ter em mente que o trabalho nos ambientes digitais só parece simples, mas é muito mais do que colocar um site no ar ou criar um perfil em redes sociais. Outra percepção errada é que o digital é “de graça” ou que a grande vantagem é que é “barato” em relação a outros esforços de comunicação.
Os resultados são proporcionais ao investimento
Para termos um resultado eficiente atuando nos ambientes digitais, é necessário um investimento em profissionais capacitados (principalmente) e em mídias online, e esse investimento deve ser constante e consistente com os resultados e objetivos esperados, sejam de marketing ou comerciais.
Ah, tem essa matéria da Voz do Marketing falando sobre as agências digitais e a necessidade de rever as estratégias das marcas e atuação das agências (tradicionais) nesse novo contexto. O vídeo não é muito recente, mas continua relevante:
Colaboração de:
Bruno Trindade
Bruno Trindade é profissional de marketing com sólida formação (Formado em Administração e MBAs em Marketing e Comunicação Corporativa) e com mais de 10 anos de experiência.
Sempre atuando com marketing e planejamento em grandes empresas, desenvolvendo trabalhos que exigem conhecimentos em diversas disciplinas de marketing, entre elas: comunicação digital, pesquisa de mercado, marketing de relacionamento, endomarketing, desenvolvimento e lançamento de produtos, etc.