As landing pages são as páginas mais importantes de um site, pois são elas que fazem todo o investimento ser justificado ou não: são as landing pages que convertem os visitantes em negócios (ou leads). Elas são a porta de entrada do visitante no seu site, responsáveis pela sua “primeira impressão” e pelo início de todo o seu fluxo navegacional dentro do site. Dito isso, fica entendido que não adianta atrair milhares de visitantes para um site, através de mídia on-line, links patrocinados, campanhas de e-mail marketing ou qualquer outro meio de comunicação digital, se este trafégo simplesmente entra no Bounce Rate ou navega errante e erroneamente pelo site. Sem uma landing page otimizada não há conversão, sem conversão não há retorno do investimento e, por fim, se não há retorno não há mais investimento.
Uma boa landing page fideliza o público atraído e o conduz à uma ação, que é a considerada a conversão, garantindo assim o retorno do investimento realizado na captação de tráfego. A otimização de uma landing page, para que ela cumpra melhor este papel e converta mais, acontece principalmente através da aplicação (e teste) de princípios de usabilidade.
Pensando em como aplicar estes conceitos de usabilidade na otimização de landing pages, estudaremos a cada semana landing pages de diferentes serviços/produtos, nacionais e internacionais, e apontaremos algumas sugestões para potencializá-las. A primeira delas será a de uma ferramenta muito conhecida e querida por todos nos, profissionais brasileiros de marketing digital: o Scup.
O que eu gosto na Landing Page
Contraste:
O botão “Cadastre-se agora” tem uma cor forte, impactante e que não é utilizada em mais nenhum outro lugar da página – o que faz o call-to-action ser ressaltado visualmente em relação aos demais elementos da página de forma muito satisfatória.
Número de Profissionais e Clientes:
Os espaços dedicados a mostrar o grande número de profissionais de mídias sociais e os atuais clientes dão um grande respaldo a ferramenta e justificam a afirmação feita logo acima, no subtítulo da página, sobre a ferramenta ser lider de mercado.
O que eu mudaria (ou testaria) na Landing Page
Chamada principal da página:
O texto que mais chama atenção na página é o título “Mídias Sociais do jeito mais fácil”, que traz uma das maiores qualidades do Scup, mas não explica o produto em si, o seu propósito principal. Valeria a pena fazer um teste A/B com uma chamada mais agressiva, ressaltando ainda a gratuidade da ferramenta (durante o período de testes) e incentivando os usuários a se cadastrarem para testá-la.
Layout mais atraente:
Apesar de ser um layout limpo e “rendondo”, com elementos bem posicionados e visualmente compatíveis, não é um layout que instigue o visitante. Ele cumpre sua função informacional, mas poderia ir um pouco além disso destacando mais seus elementos através do tamanho (principalmente a foto e o botão de call-to-action) e criando uma composição visual mais atraente – um bom exemplo de como este destaque pode fazer uma grande diferença é o site do MailChimp.
Imagem de Destaque:
A imagem em destaque oferece uma prévia da interface da ferramenta, mostrando que ela não é difícil de usar. OK, cumpre bem este papel, mas é uma imagem meramente informativa, não é bonita ou cativante – e precisamos lembrar que a função da landing page é essa: impressionar e convencer o usuário dar um passo a frente. Então, por que não usar uma imagem mais bonita, que seduza mais o usuário? Esta não é uma teoria (apenas) minha, ok? Vinay Kuruvila, especialista em Marketing de Perfomance e Otimização de Landing Pages, fez um teste prático (em uma landing page da sua própria empresa) substituindo a screenshot de um produto por uma fotografia aleatória (mas bonita) e descobriu que sua taxa de conversão cresceu 12% – vejam detalhes no artigo de Vinay: How we increased landing page conversion from 5% to 55%.