Você já sabe o que é um mobile site. Sim, esta é uma afirmação porque, com certeza, já acessou algum site que se adaptavam automaticamente ao dispositivo que você estava usando – mesmo que você não tenha percebido isso. Se você quiser saber mais detalhes sobre Mobile Sites ou Design Responsivo, já falamos bastante sobre o assunto no post, “Porque só se fala em Design Responsivo (e porque você deveria ouvir)” (que, inclusive tem uma continuação).
A grande questão é que, se você não considerava a melhoria da experiência do usuário dentro do seu site um aspecto que justificasse um investimento na criação de um mobile site, você vai ter um argumento para reconsiderar o assunto: as buscas feitas em celular, nas quais os mobile sites são melhor posicionados que aqueles que não são mobile, tem 200% mais cliques que buscas feitas em computadores.
Estudos sobre a taxa de cliques (Click Trought Rate, CTR) são uma importante fonte de dados quando se quer prever resultados, calcular o ROI (retorno do investimento) e construir modelos para estimar o tamanho do mercado.
A seoClarity, uma empresa estadunidense especializada em SEO, se encarregou de fazer (o que eles dizem ser) o maior estudo sobre CTR já realizado, em um esforço para melhor compreender o desempenho atual dos rankings de busca orgânica no Desktop vs. Mobile. Neste estudo, a seoClarity analisou mais de 2 milhões de impressões e mais de 2,6 milhões de cliques em 90 dias, com base em aproximadamente 400 ferramentas do Google Webmaster Tools.
Os resultados concluíram que a versão Mobile é 3 vezes mais eficiente do que Desktop, e que as empresas precisam começar a otimizar para isso. De fato, o estudo diz que “se você não ocupa o primeiro lugar no rank Mobile você pode muito bem estar na segunda página”.
Vamos ver alguns dados interessantes…
Os resultados do estudo realizado pela seoClarity visam demonstrar como ocupar o primeiro lugar no rank dos resultados de pesquisas é mais importante do que nunca.
Ocupando o primeiro lugar no rank Desktop
Os dados mostram uma regressão constante da primeira posição aos 19,3% para a nona posição aos 2%. Estudos sobre usabilidade como este, têm mostrado que isso acontece basicamente porque muitos usuários digitalizam alguns dos melhores rankings e depois rolam até o final da página.
Ocupando o primeiro no lugar no rank Mobile
Ao estudar os ranks Mobile, a seoClarity usou um abrangente conjunto de dados exclusivamente de versões mobile, retirados do banco de dados do Google Webmaster Tools. O que o resultado mostrou foi uma grande CTR para a primeira posição – aproximadamente 28% – e depois uma diminuição significativa para cerca de 9% para a segunda posição.
A seoClarity concluiu que ocupar o primeiro lugar no rank Mobile é para versões mobile 3 vezes mais importante do que ocupar a segunda posição. “Se isso não é um bom motivo para você fazer um site responsivo, eu não sei o que é”, diz a companhia.
E o que isso tudo quer dizer?
Ainda que seja fascinante olhar para esses dados e analisá-los, a empresa tem o cuidado de salientar que o maior problema com a maioria dos modelos de CTR é a falta de um conjunto de dados grande o suficiente para tirar uma conclusão realmente útil.
No entanto, esses estudos ainda são importantes para captar potenciais oportunidades de marketing e obter previsões de retorno. Uma maneira de melhorar os resultados obtidos a partir destes estudos é aumentar a quantidade de dados que vão para eles, que é o que a seoClarity pretendia com este estudo.
Também é importante ter em mente que cada empresa é diferente. Essas conclusões não são verdades absolutas para todas as empresas independente de seu tamanho, país, idioma ou mercado. Por isso é recomendável que você faça sua própria pesquisa com seus dados do Google Webmaster Tools, para poder compreender melhor a sua CTR.