SEO On Page pode aumentar em 2.327% as visitas de um site? Difícil de acreditar, né? Mas é verdade! Analisei cada uma das páginas de um site e, a partir de um Planejamento de SEO (Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas) , as aprimoramos: aumentamos a velocidade de carregamento, preenchemos e otimizamos as meta-informações, reescrevemos, formatamos e otimizamos todos os textos, comprimimos e contextualizamos todas as imagens, entre outras (várias) ações necessárias para atender bem aos princípios básicos de SEO. Isso trouxe um aumento de 2.327% no tráfego do site. E vou contar todos os detalhes sobre esse case de SEO On Page – que ilustra perfeitamente o provérbio “às vezes, o barato sai caro”. O seu site aparece no primeiro resultado da SERP quando você busca pela sua marca? Ele aparece em buscas sobre o seu produto? E buscas correlacionadas ao seu negócio, há resultados do seu site? Ele aparece em buscas por assuntos relacionados ao seu negócio?
Não estar bem posicionado nos mecanismos de buscas hoje é, praticamente, não existir para seu cliente online. Eu costumo dizer que “SEO faz a criação de um site não ser apenas uma despesa, mas um investimento”, e o case de SEO que apresento para você prova exatamente mesmo. Otimizando um site, potencializamos essa ferramenta a fim de gerar de algum tipo de retorno “palpável”. Sem critérios claros para a contratação do serviço de criação de sites, muitas empresas optam pelo site mais barato, ou gratuito, mas que não segue as melhores práticas de mercado em diversos aspectos – em especial aos requisitos básicos de otimização para mecanismos de buscas.
Case de SEO: Entendendo o cliente e seus objetivos
O site no qual eu estava trabalhando foi feito pelos próprios donos do negócio. Eles precisavam de uma solução rápida, barata e fácil para criar / hospedar / atualizar o site do negócio, sem precisar de terceiros e, por isso, optaram por criar o site na plataforma Wix.com. A primeira vista esta pode parecer uma ótima solução, e talvez até fosse, se o site não fosse a principal ponto de contato (e venda) da marca na internet. A plataforma escolhida tem uma grande defeito no que se refere a otimização para mecanismos de buscas: agrega todas as informações do site em uma só página. Porém este formato único é extremamente desfavorável ao SEO, pois impede que o Google reconheça cada seção / página do site separadamente e as apresente nos resultados de buscas.
O seu site tinha um objetivo simples: gerar leads de vendas. O site era único ponto de venda do produto e, com um investimento constante em links patrocinados, cumpria seu objetivo. Mas por que não fazer isso de forma econômica, autônoma e orgânica?
Case de SEO: Diagnóstico do Site
O principal problema de otimização do site era a sua indexação. O site não seguia muitos dos pré-requisitos estruturais necessários para obter um bom posicionamento em mecanismos de busca. Veja a quantidade de páginas de um site feito no Wix.com, construído com a mesma estrutura do site no qual eu estava trabalhando:
Mas, além desse, havia também outro grande problema no site que continuaria retardando seu desempenho nas buscas, mesmo que fosse completamente indexado: o seu conteúdo – na verdade, a falta dele. Sabemos que, para os mecanismos de busca, o conteúdo de uma página da web é apenas texto – apenas código-fonte. O Wix.com utiliza um método de criação de websites que oculta os textos presentes na página no código-fonte do site – que é lido pelos mecanismos de buscas. Desta forma, apesar de ter 7 páginas com uma boa quantidade de conteúdo em cada uma delas, o site em questão, para o Google, não possuía conteúdo algum – o que, naturalmente, o fazia parecer inadequado para ser apresentado em resultados de buscas à usuários quem estejam buscando por informações.
Case de SEO: Soluções de SEO On Page
Considerando o diagnóstico exposto anteriormente, fica claro que a primeira coisa que deveria ser feita era tornar o site amigável aos mecanismos de busca. E foi justamente por aí que comecei. Tracei um plano tático de SEO On Page que contemplava a migração do site para uma plataforma SEO Friendly, melhoria na arquitetura de informações, ajustes de redação para SEO em todas as páginas do site (bem como inclusão de meta-informações) e otimização das imagens.
1. Migração para plataforma SEO-Friendly
Todo o site foi refeito em um plataforma SEO Friendly (amigável os mecanismos de buscas): o WordPress. E o trabalho de otimização já começou desde daí, com a orientação da sua montagem e programação de forma que as implementações de SEO sejam mais ágeis e seus resultados sejam vísiveis mais rapidamente. Um site com estrutura SEO Friendly é um site que respeita uma série de padrões considerados como “boas práticas” pelos buscadores – e, assim, ele se torna mais “amigável” a estes mecanismos de busca. Entre estes padrões estão: estrutura dos títulos das páginas, meta informações das páginas, utilização correta das heading tags (h1, h2, h3, h4, h5 e h6), preenchimento do atributo Title dos links, entre outras centenas de critérios – que, inclusive, mudam constantemente. Ter uma estrutura SEO Friendly é apenas o primeiro passo deste processo, mas seus benefícios já serão bastante perceptíveis e o posicionamento do seu site nos resultados de buscas vai melhorar sim.
2. Conteúdo das Páginas e Meta-informações
A redação de todas as páginas foi completamente revista, desde a URL de cada página até as suas meta-informações. Foram construídos textos otimizados para que o conteúdo destas páginas seja mais claro para os mecanismos de buscas e elas ganhem mais importância em buscas por palavras-chave específicas (definidas na estratégia de SEO On Page). A ordem na qual as palavras-chave aparecem nas páginas é muito relevante para os mecanismos de busca, por isso houveram intervenções no texto para ordenar corretamente as palavras-chaves na URL, título, subtítulos e textos das páginas, a fim de valorizar o produto e as palavras-chave escolhidas. As meta-tags, meta-informações que resumem e informam ao Google o conteúdo das páginas do site, também passaram por uma reformulação: os títulos (titles), descrições (meta-description) e palavras-chave (meta-keywords, mesmo que caminhando para o desuso) passaram a exprimir o conteúdo de cada página e valorizar as palavras-chave para as quais as estamos otimizando.
3. Otimização das Imagens
O site possuía muitas fotos de produtos, porém elas não estavam devidamente otimizadas. Como já falamos aqui, os mecanismos de busca processarem apenas texto e uma conseqüência disso é que as imagens precisam ter uma preparação para que sejam “vistas” por eles. As imagens contidas no site não possuíam qualquer otimização: os nomes dos arquivos eram inexpressivos (por exemplo IMG_3504.png), os atributos ALT e TITLE (responsáveis por descrever o conteúdo das imagens) não estavam preenchidos e todas as imagens estavam muito pesadas (o que influencia diretamente no tempo de carregamento da imagem, um dos critérios mais importantes hoje de posicionamento no Google). O que foi feito? Todas as imagens do site foram devidamente otimizadas, claro – e já falei diversas vezes sobre como esse processo de Otimização de Imagens para SEO On Page é feito.
4. Robots.txt e Sitemap.xml
Os mecanismos de busca utilizam-se de “robôs” para indexar conteúdo. Para que estes robôs sejam orientados de como proceder ao indexar uma página existe um arquivo chamado robots.txt e outro chamado sitemap.xml: o primeiro deixa claro as orientações de quais páginas os mecanismos de buscas devem indexar ou não; já o sitemap.xml lista contribui com este processo apresentando ao buscador uma listagem de todas as páginas do site – com algumas informações prévias, como importância, data da última atualização, entre outros. O Wix.com, obviamente, não tinha estes arquivos, então eles foram criados e enviados aos principais mecanismos de buscas do mercado a fim de apresentá-los a nova estrutura do site e seu conteúdo – agilizando assim sua indexação.
5. Linkagem Interna
A quantidade e, principalmente, qualidade de links internos para uma página é um fator muito relevante para seu rankeamento. Tão importante quando o link em si é o “texto âncora”, ou seja, a palavra/termo na qual há o link. Para associar as páginas do site às palavras-chave estratégias selecionadas no Planejamento de SEO, foram criados links nestes termos ao longo de todos os textos do site.
Case de SEO: Finalmente, 2.327% de aumento nas visitas!
Todos nós sabemos os benefícios do SEO são (melhor) percebidos a longo prazo, mas a diferença que uma plataforma SEO Friendly fazia pode ser percebida rapidamente. Nos primeiros meses que sucederam a otimização do site para mecanismos de buscas, o site começa a virar um case de SEO On Page, com resultados fantásticos. Bem, se você chegou até aqui, deve estar ansioso por números, não é? É hora de mostrá-los para você:
A quantidade de buscas nas quais o site era apresentado como resultado aumentou 1.768% em relação aos meses anteriores.
(ou seja: o site tinha 1.768% a mais de chance de ser encontrado que antes)
As páginas do site foram mostradas em resultados de buscas mais de 18 mil vezes, um aumento de 2.000%, o que ocasionou um aumento de 2.327% nas visitas provenientes de busca orgânica.
(ou seja: obtemos uma grande quantidade de tráfego qualificado, que chegou no site porque estava buscando assuntos muito próximos ao produto)
Por fim, foi possível observar que a qualidade do tráfego adquirido também foi igualmente surpreendente: os visitantes, vindos predominantemente do Google, tinham uma elevado tempo médio de permanência (190% maior que as outras fontes de tráfego), e alta taxa de conversão (4%) – um reflexo direto do alto grau de pertinência das páginas otimizadas em relação às palavras-chave selecionadas.
Você quer um aumento de 2.327% nas visitas do seu site?
Um trabalho completo de SEO busca melhorar os aspectos técnicos de um site e a sua usabilidade a fim de contribuir com a conversão dos visitantes em prospects. Que tipo de retorno você pode esperar de um site que não é encontrado por 90% dos internautas brasileiros? Mas calma, seu site pode se destacar no Google e gerar negócios. Deixe alguém com experiência em SEO e mais de 4 anos de atuação no mercado fazer isso para você: entre em contato.
6 Comments
Sem conhece-lo ja fiquei apaixonada. E exatamente o que eu estou procurando o que voce apresenta neste artigo sobre SEO.
http://www.tudoparabeleza.com
Artigo muito e elucidativo. Com certeza recomendarei a outros.
Manterei contato quando estiver para desenvover o site.
Abraços.
Ian, muito legal sua materia!
Preciso fazer uma mudanca urgente para aparecer nos mecanismos de busca.
Poderia nos auxiliar?
Aguardo,
Antonio
Claro Antonio! Vou dar uma olhada no seu site e mandar um e-mail para você, ok?
Fala Ian!
Gostei muito dos números!
Por onde eu começo para aumentar a visibilidade do meu site?
Olá Filipe, tudo bem? Temos um material gratuito justamente para isso: O Minicurso de SEO para WordPress.
Nele você verá como otimizar o seu site em alguns passos. Confira aqui: http://materiais.intermidias.com.br/minicurso-de-seo-para-wordpress