Para ser expert em SEO, é preciso ser de tudo um pouco: link building, marketing, relações públicas, programação… chega uma hora em que não conseguimos fazer tudo o que queremos em apenas 24h. Mas felizmente, existem ferramentas rápidas que nos permitem economizar tempo e esforço com pequenas tarefas: as extensões para SEO.
Depois da instalação (feita com um ou dois cliques), você vai poder acessar estas extensões facilmente, direto do seu navegador. Elas vão te ajudar a:
- Analisar rapidamente a performance dos sites;
- Examinar os códigos dos seus concorrentes;
- Melhorar o seu link building;
- Poupar seu tempo e aumentar a eficiência de suas tarefas.
A maioria das extensões para SEO deste artigo são para Chrome, mas muitas possuem versões para Firefox. Poucas funcionam em navegadores menos populares como Internet Explorer, Safari e Opera.
Extensões para SEO que analizam sites e backlinks com um clique
A análise de sites está constantemente na vida de um profissional de SEO. Vou indicar aqui algumas extensões que te permitirão olhar rapidamente o número de backlinks, volume de compartilhamento nas mídias sociais e o básico do SEO on-page de uma página.
1 – Mozbar
O primeiro da lista é o Mozbar. Apesar de haverem boas alternativas à ele, o Mozbar continua sendo a extensão preferida entre os profissionais de SEO. Você pode usar essa extensão de duas formas principais:
- Enquanto busca uma palavra-chave no Google: O Mozbar mostra para você as estatísticas de página abaixo de cada resultado de busca:
Você vai conseguir ver a autoridade da página (PA) e do domínio (DA) das abaixo dos resultados de página exibidos. O que acho mais legal é que posso começar a análise de vários dos meus concorrentes com uma olhada rápida.
- Ao acessar uma página: Ao clicar no ícone da extensão, será exibida uma barra pop-up com estatísticas gerais da página.
Logo de cara são exibidos PA, DA e o compartilhamento nas redes sociais daquela página, mas você pode aprofundar a sua análise clicando no ícone da lupa, no canto esquerdo da barra. O painel será expandido e você poderá ver informações como: meta descrição, alt text, títulos, tempo de carregamento de página, markups e muito mais.
Em Highlight links (o ícone do lápis, ligo ao lado), o Mozbar também dá a opção de destacar os links internos e externos da página, ou os que estão indicam follow ou no-follow para os spiders do Google.
Isso é o que você consegue ver gratuitamente, mas para ter acesso a todos os recursos, você precisa ter uma conta Moz Pro.
É uma extensão muito útil, mas perdeu muita popularidade porque se baseia exclusivamente nos dados do Open Site Explorer (OSE), que é um dos que possuem menos dados e atualização mais lenta, se comparado com outros bancos de dados de destaque.
2 – Ahrefs SEO Toolbar
Ele é o principal concorrente do Mozbar. Eles suprem as mesmas necessidades, mas o banco de dados do Ahrefs SEO Toolbar é superior ao do Mozbar.
Quando ativa, a barra dessa extensão fica no topo da página – bem fininha, quase passando despercebida – e exibe informações sobre o link, volume de compartilhamento nas redes sociais e informações gerais sobre o domínio.
É possível encontrar, ainda:
- backlinks e domínios referentes;
- classificação Ahrefs para URL e domínio;
- volume de compartilhamento com as principais redes sociais;
Os recursos básicos dessa extensão são gratuitos, mas com a inscrição na Ahrefs há mais opções para uma análise aprofundada (existem inscrições gratuitas e pagas, então você pode escolher a que mais satisfizer suas necessidades).
Clicando na seta do canto superior esquerdo, aparece um painel com mais informações. Você poderá ver um gráfico do crescimento recente de backlinks para a página ou domínio.
Se quiser aprofundar mais, acesse o site explorador do Ahrefs pelo link “Learn more info”, onde temos acesso ao gráfico de tráfico orgânico, classificação Ahrefs ao longo do tempo, quais são nossos 10 principais concorrentes e muito mais.
Assim como o Mozbar, esta extensão também pode ser ativada para a sua busca orgânica do Google. Abaixo de cada resultado será exibida uma barra de informações sobre a página e domínio.
3 – SEO & Web Analysis do WooRank
Esse plugin é daqueles que tem de tudo um pouco (e é um dos melhores desse tipo). Enquanto as duas últimas extensões têm foco nos backlinks e autoridade de página, esta extensão é mais voltada para o SEO On-page e aspectos técnicos das páginas.
Acessando uma página, clique no ícone do plugin para fazer surgir um painel ao lado esquerdo da tela. Em uns 20, 30 segundos (depende da página), ele fará uma leitura da página e exibirá um score (que vai de 0 a 100) indicando o quanto ela segue as praticas básicas de SEO.
O verdadeiro potencial deste analista do WooRank está nas abas que ficam no topo. Cada uma pode te dar uma informação diferente sobre a página:
SEO básico: tag de título, meta descrição, nuvem de palavras-chave, headings, alt text
- Otimização para dispositivos móveis: nível de compatibilidade com dispositivos móveis, adaptação da página, velocidade e previews em diversos dispositivos;
- Usabilidade: dados de carregamento da página, grau de confiabilidade, identificação de elementos que facilitem a User Experience;
- Tecnologia: quais plugins e ferramentas de análise são utilizadas;
- Social: análise das redes sociais do site e volume de compatilhamentos nelas
- Visitantes: estimativa, localização e ranking do tráfego.
A melhor parte é que a maioria dos recursos estão disponíveis gratuitamente. Apenas algumas informações avançadas exigem uma assinatura premium.
4 – Check My Links
A gente sabe como é ruim ter links quebrados em um site, não é? Tanto para o usuário quanto para as SERPs. É por isso que essa extensão é tão útil: com apenas um clique, ela testa rapidamente todos os links da página e verifica se todas estão funcionando.
Os links que estão funcionando ficam destacados em verde e os links quebrados ficam na cor vermelha com o código de erro bem abaixo dele.
A única coisa que sinto falta no plugin, é de um atalho que copie rapidamente as URLs e textos âncora dos links quebrados para que eu pudesse transferi-los para uma planilha. Ainda assim, o considero a melhor ferramenta para localizar links.
5 – Domain Hunter Plus
Ele também pode ser usado para identificar links quebrados.Porém, a finalidade dele é mais específica: ele foi feito para encontrar encontrar domínios que expiraram que já possuem autoridade de backlinks.
Usar o Domain Hunter é fácil. Acesse uma página que tenha bastante autoridade com muitos links e ative a extensão pelo ícone. A página será escaneada, ele encontrá todos os links quebrados da página e mostrará para você em um pequeno painel.
Ele também mostra quantos links estão apontando para a URL e para o domínio, além de verificar se o domínio está disponível ou não para registro. Se você estiver procurando um domínio barato e que já tenha alguma autoridade considerável, por exemplo, passar algumas horas com o Google e esse plugin vão te ajudar a encontrar o que você precisa.
6 – SEO Quake
Alguns profissionais de SEO querem uma extensão que possa ser associada à uma ferramenta de link ou precisam de algo mais customizável. Essa extensão é mais simples que as outras, mas oferece o essencial e é a que está disponível para o maior número de navegadores (inclusive Opera e Safari).
Ele foi projetado para funcionar aliado aos mecanismos de busca (assim como o Mozbar e o Ahrefs). Assim, quando você fizer uma busca no Google, será exibida uma barra abaixo dos resultados.
O SEOquake exibe estimativas do número de links para a página e para o domínio, idade da página, ranking Alexa e links para informações Whois. Uma função bem legal que ele disponibiliza é salvar os dados e resultados de busca como um arquivo CSV (planilha).
Para usar a extensão em alguma página específica, clique no ícone e vá até “Page Info”. Será aberta uma nova aba no navegador com os resultados da análise. Lá estarão: metadados básicos, compartilhamentos nas redes sociais, densidade de palavras-chave e informações de backlink.
Tenha consciência de que os dados vem dos links publicados pelo Google, Bing e Yahoo, que não são necessariamente, os mais confiáveis e atualizados.
Tem ainda o diferencial da personalização: é possível adicionar as suas próprias medidas se você precisar de métricas que ainda não foram estabelecidas e estiver disposto a aprender um pouco sobre Regular Expressions.
7 – NoDoFollow e NoFollow
Como os nomes sugerem, essas extensões identificam os links de uma página como “dofollow” ou “nofollow”. Apesar de terem nomes parecidos, elas não são do mesmo criador, mas são as principais extensões para essa finalidade nos navegadores Firefox (NoDoFollow) e Chrome (NoFollow).
Quando o NoFollow está ativo, ele destaca os links “nofollow” com um tracejado vermelho, enquanto os links “dofollow” permanecem na cor azul (como você pode ver ao lado).
Ter links “nofollow” no seu site pode ser muito útil, mas geralmente queremos concentrar nossos esforços e recursos na obtenção de links “dofollow” de qualidade. Essa será uma ferramenta muito útil quando você estiver decidindo se deve ou não comentar em um site, ou se você quiser descobrir se o link de uma rede social tem algum valor para o trabalho de SEO. Qualquer uma dessas duas ferramentas vai te ajudar a encontrar a resposta.
Extensões para SEO que extraem informações úteis dos sites
A pesquisa de SEO, em sua maior parte, acontece na Internet. E se feita manualmente, consome uma parcela significativa do nosso tempo. Aqui estão algumas extensões que podem acelerar nosso trabalho.
8 –
Se você trabalha com SEO, é possível que precise copiar links e conteúdo escrito das páginas com certa frequência. O Scraper é feito para auxiliar essa raspagem de dados.
Quando você quiser extrair as informações de algum gráfico ou tabela de uma página, selecione as células que deseja e clique com o botão direito sobre a região selecionada. Escolha a opção “Scrape similar” e a ferramenta encontrará os dados te dando a possibilidade de reuni-los em uma planilha.
A simplicidade deste plugin tem uma desvantagem: ele não funciona em todos os casos. Como ele foi feito para ser bastante leve e intuitivo, ele não possui a complexidade necessária para lidar com todas as situações. Mesmo assim, tenho certeza que ele será útil pra você na maioria das situações em que for precisa uma raspagem de dados.
9 – Link Grabber
Esta extensão é extremamente rápida. Se você estiver com uma página aberta e clicar no ícone do Link Grabber, abrirá uma nova aba com uma lista de links usados naquele domínio quase que imediatamente. Todos os links são clicáveis e podem ser copiadas para uma planilha.
Infelizmente, não há uma opção rápida para ver apenas os links externos. Para ver somente eles, acesse as opções da extensão clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone. Lá você poderá adicionar o domínio que não deseja na lista nos domínios bloqueados. Assim ele não aparecerá.
Esta é uma extensão muito útil para quando se quer coletar uma lista de sites linkados em um domínio específico rapidamente. Você pode analisar os resultados reunidos em uma planilha para encontrar os sites que foram mais linkados e planejar alguma estratégia para obter links também.
Além disso, as vezes precisamos de uma contagem ou de uma análise dos links internos do nosso site. Podemos usar o Link Grabber pra isso.
Extensões para SEO que descobrem os códigos por trás das páginas
Profissionais de SEO precisam saber o básico de HTML, CSS e Javascript, pois os mecanismos de busca não vêem o site da mesma forma que os usuários. Eles lêem o código do site, e nem todo código está visível. As extensões desta sessão são para te ajudar a descobrir o que está por trás de cada página.
10 – User Agent Switcher
Os visitantes do seu site usam todos os tipos de navegadores, dispositivos e softwares. Muitas vezes, toda essa variedade pode fazer com que alguns visitantes não visualizem o site como deveriam.
Um SEO de qualidade é feito com boas análises periódicas, inclusive daquele grupo de usuários que apresenta baixas métricas de visita (alta taxa de rejeição, baixa permanência na página, etc). Identificar que há um problema é fácil, mas como identificar o que exatamente há de errado?
Usando o User Agent Switcher, você pode configurar o seu navegador para que ele seja reconhecido pelo site como qualquer outro navegador, dispositivo, ou software específico. Ele pode se comportar até mesmo como um spider!
Assim você poderá realizar testes com o seu navegador para identificar o que tem causado a baixa conversão ou engajamento no seu site e, depois, se a modificação corrigiu o problema.
Já passou pelo trabalho de descobrir o nome de um plugin que aquele site que você acompanha usa, e que seria ótimo para aumentar a sua taxa de engajamento ou conversão? É bem possível que seja uma ferramenta para WordPress, mas nem todas terão rótulos de identificação.
Com o Wappalyzer, você pode descobrir não só os widgets, mas o sistema operacional, as fontes, frameworks e informações de servidor dos sites. Basta clicar no ícone da extensão e todas essas informações serão exibidas.
12 –
Este plugin rastreia os scripts da página e, quando clicado, os exibe em um pequeno painel pop-up. Ele diz quais widgets, plugins e outros scripts (inclusive os de anúncios) estão sendo usados na página.
Você também pode bloquear scripts através no painel. Essa função pode ser usada para testar como os scripts tem afetado a velocidade do seu site, ou a aparência dele para os visitantes.
Extensões para SEO que te mantêm atualizado facilmente
Para realizar grande parte do trabalho de SEO, é preciso estar atualizado. Sobre SEO, sobre seu público, sobre as redes sociais… essas extensões também vão ajudar.
13 –
E aqui vai mais uma extensão do Moz. Dessa vez, ela serve para alertar sobre grandes mudanças nas SERPs, para que você possa investigar qualquer problema.
Se você visita o site do Mozcast com frequência, vai preferir usar essa ferramenta para poupar tempo. Com um clique, o Mozcast exibe um gráfico de temperatura para os últimos 30 dias.
14 –
Quando o quesito é agendamento de redes sociais, o Buffer com certeza é um dos queridinhos. Você pode programá-lo para compartilhar um número de posts por dia em um horário específico, e ele fará isso automaticamente.
Com o plugin, você não precisa acessar o site para agendar. Toda vez que você encontrar algo que vale a pena ser compartilhado, basta clicar no ícone da extensão para que a extensão adicione à sua fila de publicações.
O conteúdo será publicado com a URL e título originais, mas eles podem ser alterados se precisar.
Incluir imagens nas redes sociais aumenta a sua tava de engajamento. Quando você clica em “Share Image”, ele abre a mesma opção de compartilhamento, mas inclui a imagem que escolheu.
15 –
Para ser um profissional de SEO competente, é preciso estar atualizado, ou seja, consumir bastante conteúdo. Mas nem sempre dá pra ler aquele conteúdo interessante na hora em que deparamos com ele. É por isso que o Pocket é meu grande aliado. Ele permite que eu salve imagens, vídeos, artigos, “guardando no bolso” para ver depois.
O Pocket também tem uma função que sugere leituras de acordo com as ultimas coisas que você salvou. Não é tão assertivo a princípio, mas as vezes há sugestões bem interessantes. Além disso, você pode acessar o Pocket a partir de qualquer dispositivo: no seu navegador, celular ou diretamente no site.
Extensões para SEO que aumentam a sua performance
Essas extensões vão ajudar a concluir tarefas de SEO mais rápido e melhor.
16 –
O Evernote é, principalmente, um software de anotações. Mas muitas pessoas também o conhecem por causa do Skitch, que possibilita a adição de anotações rápidas em imagens.
O Evernote Web Clipper é uma extensão para navegador muito parecida com o Switch. Você pode escolher selecionar salvar o conteúdo como um artigo, um artigo simplificado, uma página inteira ou apenas uma parte da tela, com a captura.
Ele permite que você edite a sua seleção antes de salva-la no seu Evernote como texto editável (com excessão da captura de tela). Mesmo não havendo tantas opções para edição, muitas vezes, isso é tudo que a gente precisa.
17 –
Grande parte do trabalho de SEO gira em torno de links. Você com certeza conheçe o Bit.ly, que é o encurtador de links mais popular da da Web. Ele não só encurta os links rapidamente, como também permite que você acompanhe as estatísticas de cliques dele.
Uma função legal é que quando você digita um link (ou, clica no ícone utilizar o link da página aberta), se alguém já tiver encurtado ele com o Bit-ly, ele mostra as métricas de cliques no passado.
A partir do próprio painel onde o link é encurtado, já existe a opção para copiar ou compartilhar o link nas redes sociais. Prático, não?
18 –
Vamos fazer um teste rápido: tente lembrar quais contas em sites diferentes você precisa acessar regularmente. Você lembra as senhas que usa para cada uma?
Ao invés de manter essas informações de acesso vulneráveis e bagunçados como documentos ou planilhas, você pode usar o Last Pass. Com ele, você pode salvar logins e senhas de acesso para qualquer site que visitar. Ele preencherá automaticamente os campos na próxima vez que você voltar (de forma segura).
Você só vai precisar lembrar do login e senha do Last Pass, e o bom é que você pode acessar sua conta a partir de qualquer dispositivo. Além disso, é mais seguro. Você não vai precisar reutilizar a sua senha, mas poderá criar uma senha forte para cada conta.
19 –
A automação tem um poder enorme. Ela foi usada durante anos no backhat e grayhat para posicionar sites nos motores de busca. Depois que o Google passou a penalizar essa técnica, o link building automatizado foi diminuindo. Mas a automação ainda pode ajudar muito outros aspectos de SEO.
Qualquer coisa que você repete diariamente ou semanalmente, com o mesmo procedimento pode ser automatizada. Com a automatização de tarefas pequenas e rotineiras, os minutos que eram gastos se tornam horas de tempo livre.
O iMacros possui uma versão paga, mas os recursos disponíveis no plano gratuito são suficientes para realizar a maioria das tarefas básicas de SEO.
Para aprender a usar as potencialidades do iMacros, há uma série de tutoriais no YouTube que te ajudarão.
Por fim…
Aí estão extensões de navegador para facilitar seu trabalho de SEO. É difícil que você use todas elas, mas espero que pelo menos algumas sejam úteis para a sua rotina. Eu recomendo que você teste as que mais te interessarem por aproximadamente uma semana, assim você poderá perceber as que são realmente vantajosas.
Existe uma infinidade de extensões legais, e eu posso ter deixado passar alguma que é sensacional. Se isso aconteceu, me diga! Comente aqui as suas extensões preferidas, especialmente se ela não estiver na lista (amo descobrir coisas novas).
5 Comments
Otimas dicas
Adorei
Obrigado
Adorei descobrir novas extensões, muitas delas não conhecia e podem ser utilizadas para diversos fins.
Muito obrigado.
Maravilha, Alessandra! Adorei tuas explicações e tua curadoria de plugins. Parabéns e muito obrigada pelas dicas.
Abraços 🙂
Que bom que foi útil para você Melina! Abraços!
[…] do MozBar, existem outras ferramentas que podem auxiliar esse processo de link building e SEO que valem a […]