Já estamos familiarizados com o conceito de Social Media Optimization (SMO) e suas regras, criadas por Rohit Bhargava, em 2006 (e atualizada por ele em 2010) e reconstruídas colaborativamente em sites e blogs especializados desde então. Porém a evolução das práticas e ferramentas de marketing em mídias e redes sociais conduzem à uma constante complementação e reinterpretação da idéia de Social Media Optimization, de tal forma que seu significado não está totalmente consolidado entre os pesquisadores e profissionais de marketing digital.
Atualizando o conceito de Otimização para/de Mídias Sociais
Há um grande quantidade de material disponível sobre o assunto e muito espaço para explorar ainda mais o conceito e as regras/recomendações de Otimização para/de Mídias Sociais para que o compreendamos de forma mais completa. Então, vamos fazê-lo? Vamos atualizar, revisar e compilar as 17 regras de SMO tentando trazer mais esclarecimento quanto aos seus limites, que no texto original são vagos (ou até redundantes em relação as outras). Seguindo a ordem que o Rohit Bhargava anunciou as regras, a primeira regra de otimização para mídias sociais a ser discutida aqui é “Crie conteúdo compartilhável”.
Social Media Optimization #1
Crie conteúdo compartilhável
A primeira versão desta regra, no post de 2006, era “Aumente a sua linkabilidade” – a regra prioritária para qualquer estratégia de SMO voltada websites. Muito sites são estáticos, raramente atualizados e usados simplesmente como uma vitrine. Para otimizar um site para as mídias sociais, nós precisamos aumentar a “linkabilidade” do conteúdo – ou seja, torná-lo atraente o suficiente aos usuários para que eles façam links em outros lugares/sites, direcionando a este conteúdo. Adicionar uma área constantemente atualizada, como um blog, ao site é um grande passo, entretanto há também muitas outras maneiras, como criar whitepapers, compartilhar insights ou simplesmente agregando conteúdo que já existe em outro lugar em um formato mais prático e útil. Um exemplo disso é o URL Builder para Google Analytics que fizemos aqui para o blog, que otimiza uma ferramenta do Google e a disponibiliza para os leitores de forma didática:
Bhargava atualizou esta regra para “Crie conteúdo compartilhável”, retirando o seu foco na capacidade de gerar links para o seu conteúdo, um indicador que ele havia julgado importante em 2006, pois a quantidade de links para um site era considerado um importante fator para condução de tráfego. Hoje, ele aborda ao mais genérico: o compartilhamento de conteúdo. O conteúdo, atualmente, pode ser curtido ou tuitado, e isso se trata de mais que “apenas” links – se trata de criar conteúdo que possa, e seja atraente o suficiente para, ser compartilhado. Quanto melhor for o seu conteúdo, mais as pessoas irão querer compartilhá-lo com em suas redes sociais – independente se através de links, do botão “Like” do Facebook, do “Digg” ou de um tweet.