Não é porque uma agência ou um time de profissionais sejam os responsáveis pela comunicação de sua empresa, que você deve estar alheio ao jargão da área.
Entender os termos de Marketing é fundamental para aqueles que desejam acompanhar os processos, a execução e os resultados do Marketing Digital implantado em uma organização. Afinal, como cobrar resultados se você não sabe os conceitos mais básicos da área?
Esse é o momento de aprender! Muitos termos de Marketing parecem complicados, mesmo para quem tem familiaridade com o inglês. Mas não se preocupe, desvendaremos os mais importantes deles neste artigo.
Conheça os principais termos de Marketing, quando esses termos de Marketing são aplicados e amplie o seu conhecimento sobre Marketing Digital!
1. Automação de Marketing
O primeiro dos nossos termos de Marketing é a Automação de Marketing.
Chamamos de automação de Marketing toda atividade que visa otimizar os processos do Marketing digital, evitando tarefas repetitivas e manuais, diminuindo, assim, os erros em uma estratégia. Apesar do termo de Marketing “automação” ser bastante amplo, na área ele é mais comumente usado para referir-se às atividades desempenhadas por softwares de automação.
Esses softwares são responsáveis, por exemplo, por disparar e-mails marketings automaticamente para pessoas que se interessam por determinado conteúdo ou que realizaram alguma ação no seu site.
2. Briefing
Briefing é um termo de Marketing muito utilizado na conversa entre cliente e agência. É a partir dele que se define os objetivos da empresa com determinada campanha de Marketing, colocando às claras as expectativas da organização.
Assim, briefing é um documento elaborado por uma agência ou time de Marketing após uma conversa com o cliente. Ele contém todos os dados e informações necessários para que os responsáveis pela criação executem uma campanha.
3. Conversão
Esse termo de Marketing refere-se a um conhecimento um pouco mais avançado, mas explicaremos ele a você.
Conversão, em Marketing, significa levar o consumidor ou visitante de um site a uma etapa mais próxima da compra. É transformar o visitante em lead (explicaremos esse termo de Marketing mais a frente!) e esse lead em cliente, por exemplo.
4. Inbound Marketing
Sabe aquele Marketing que funciona na base da interrupção? Onde você consome o conteúdo e, de repente, uma propaganda atrapalha essa ação? O termo de Marketing “Inbound Marketing” é o completo oposto dessa ideia!
Inbound Marketing refere-se a uma forma de produzir Marketing cujo produto faz parte do consumo espontâneo do cliente. Esse cliente busca ativamente determinada informação e, com isso, entra em contato com um conteúdo relevante produzido por sua empresa.
5. KPI
Dentre os termos de Marketing mais usados, KPI está dentre eles. Os resultados de sua estratégia de Marketing Digital devem ser bem avaliados. E na internet o que não faltam são métricas para servir de Indicadores de Desempenho — os famosos KPIs.
O termo de Marketing KPI (Key Performance Indicator) refere-se a métricas eleitas como fundamentais para mensurar o alcance de objetivo de Marketing. É um exemplo de KPI o custo de aquisição de cliente, por exemplo.
6. Lead
Chegamos a esse termo de Marketing tão fundamental nas estratégias online: o Lead.
O Lead é uma oportunidade de negócio traduzida em informações relevantes sobre um potencial cliente: nome, e-mail, telefone, cargo em determinada empresa, por exemplo. Ter uma boa base de Leads é fundamental para estruturar uma campanha de Marketing e convertê-los (lembra-se desse termo de Marketing?) em clientes.
7. SEO
Por fim, o termo de Marketing queridinho do digital: SEO. O termo de Marketing é traduzido como Otimização para mecanismos de buscas, referindo-se a atividade de tornar sites mais bem pontuados por ferramentas de busca como o Google.
O SEO é um conjunto de estratégias feito dentro e fora do site. Falamos mais sobre esse termo de Marketing em um artigo, aqui no blog.
Aprendeu esses termos de Marketing? Dominá-los é fundamental para ter uma conversa clara com a sua agência e entender cada etapa de sua estratégia de Marketing!
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