Os termos sales e marketing, juntos, formaram o conceito que denomina a estratégia tão almejada por empresas que perseguem bons resultados: O smarketing.
Na prática, a etimologia da palavra smarketing descreve exatamente o que a estratégia busca, ter o trabalho dos times de venda e marketing alinhados.
Você deve conhecer bem essa teoria, mas será que sabe como o smarketing pode ser aplicado na prática? Será que conhece as melhores estratégias de smarketing para que ambos os times trabalhem visando objetivos semelhantes?
Conheça agora as 4 melhores estratégias de smarketing para aumentar a sua conversão de clientes!
1. Elaboração de um Acordo de Nível de Serviço (SLA)
A primeira estratégia de smarketing que ajuda a aumentar a conversão é a criação de um SLA.
SLA, ou Acordo de Nível de serviço, é um termo que, originalmente, descreve o compromisso que um prestador de serviços tem com um cliente.
No mundo do Marketing, o termo passou a referir-se a um acordo de expectativas entre Vendas e Marketing resumido, em um documento, o que se espera de cada time.
No SLA estão descritas as metas que cada equipe deve alcançar e o que cada uma deve fazer para o objetivo geral da organização. Essas metas devem ser acompanhadas periodicamente.
Depois de criar esse SLA, você deve seguir essa outra estratégia de smarketing:
2. Criação de canais de comunicação entre as equipes de venda e marketing
De nada adianta ter um acordo formalizado se não há uma comunicação eficiente entre as duas equipes.
É preciso que, na empresa, tenham reuniões periódicas entre os dois times e que ambos se sintam à vontade para trazer a esses encontros demandas, críticas e sugestões. Só assim atinge-se o principal objetivo do smarketing.
Além dessas reuniões, é preciso deixar claro que qualquer alteração nas atividades que comprometam a outra equipe deve ser comunicada. Com essa estratégia de smarketing, você verá que os desentendimento entre os dois setores diminuirão bastante.
Acompanhe a próxima estratégia de smarketing:
3. Alinhamento dos funis de venda e marketing
Outra boa tática de smarketing é alinhar os funis de venda e marketing, inclusive as suas personas.
A jornada de compras do consumidor, em geral, é utilizada pela equipe de vendas, enquanto cria-se um funil de marketing que, muitas vezes, pouco tem a ver com o percurso real do consumidor. Resultado? Falha para as duas equipes.
Para que o smarketing em sua empresa dê certo, alinhe os dois funis. Deixe claro quem são essas personas e o caminho que elas percorrem até chegar lá. O objetivo de cada equipe em cada uma das etapas, no entanto, claramente, será diferente.
Saiba a última excelente estratégia de smarketing:
4. Compartilhamento dos resultados e produtos desenvolvidos
Outra técnica de smarketing é o compartilhamento do que é desenvolvido pelos times de venda e Marketing.
No momento de fechar um negócio, é comum que a equipe de vendas tenha problemas com dúvidas específicas dos clientes. São dúvidas recorrentes que empatam uma transação mais rápida.
É comum, também, que a equipe de Marketing produza bastante conteúdo com o objetivo de sanar algumas dessas dúvidas. O problema acontece quando nem uma equipe, nem outra, sabe as dores de cada uma, perdendo a oportunidade de compartilhar conhecimento e informações.
Para sanar esse problema, é interessante aplicar uma estratégia de smarketing que consiste em compartilhar produtos e materiais desenvolvidos pelos dois times, assim como suas dores. Se ambos estão jogando no mesmo lado, nada melhor que ajudar-se! Uma newsletter de atualização semanal pode resolver o problema.
Com essas estratégias de smarketing, a sua empresa terá menos problemas com os objetivos a serem alcançados. O smarketing permite que o trabalho das equipes fique mais leve e haja um compartilhamento dos desafios em comum.
Quer saber mais sobre smarketing e como aplicar em sua empresa? Entre em contato conosco e peça uma consultoria!