Você sabe o que é Outbound Marketing? Esse termo é bastante usado como uma oposição ao Inbound Marketing, estratégia muito difundida no Marketing Digital.
Apesar do primeiro termo representar o uso clássico do Marketing, não são todas as empresas que se aproveitam de tudo que a técnica pode oferecer ou sabem o que é Outbound Marketing, na prática.
Para que você saiba qual estratégia é a mais adequada para a sua empresa, trouxemos um artigo com tudo sobre esse conceito: o que é Outbound Marketing, quais as ações mais eficazes e o que é Outbound Marketing 2.0.
Confira!
Entendendo o que é Outbound Marketing
Para entender o que é o Outbound Marketing, vale a pena fazer uma oposição a sua estratégia contrária: o Inbound Marketing.
Essa última utiliza ferramentas para atrair o cliente, ou seja, aposta em uma prospecção passiva. O consumidor vai até a marca, por meio de seu conteúdo ou outro atrativo que lhe seja oferecido.
No caso do Outbound Marketing, temos uma prospecção de clientes muito mais ativa. A empresa entra em contato com o potencial cliente, por meio de ferramentas clássicas de venda direta como o telemarketing e publicidade em flyers, outdoors, propagandas em rádio e televisão, anúncios em redes sociais e muito mais.
É preciso ter cuidado com algumas respostas dadas à pergunta “o que é Outbound Marketing”. A distinção do Inbound não está ligada a um Marketing que é offline e outro que é online. É possível executar ações de Outbound, tanto em mídias online quanto no meio offline, tudo dependerá da estratégia adotada e dos objetivos a alcançar.
Continue sua leitura sobre o que é Outbound Marketing:
As vantagens do Outbound Marketing
Embora, hoje, o Inbound Marketing parece estar bastante em alta, existem casos em que é altamente recomendável investir no Outbound Marketing. Assim, sabendo o que é Outbound Marketing e dominando as suas melhores ferramentas, é possível obter resultados satisfatórios com suas ações.
Dentre as vantagens do Outbound Marketing estão:
Retorno no investimento mais rápido
O caminho que vai do investimento ao retorno em estratégias Inbound, costuma ser longo. Apesar dos resultados duradouros, essa forma de executar o Marketing requer paciência, dedicação e mensuração constante.
As estratégias Outbound, no entanto, podem ter um caminho mais rápido, sendo possível montar estratégias para resultados a curto prazo.
Deve-se ter em vista, no entanto, o que é Outbound Marketing e qual o seu foco. Em geral, alia-se objetivos como volume de vendas e amplo alcance ao Outbound, enquanto reconhecimento de marca e reputação aliam-se ao Inbound.
Diversidade de mídias
A maioria das estratégias de Inbound Marketing apenas são possíveis no ambiente digital e dependem, para a sua divulgação, das redes sociais. No entanto, sabemos que essas redes não são de propriedade das empresas. A dependência delas gera uma situação incerta no futuro: como desenvolver Inbound sem o Google? Sem o Facebook?
Por outro lado, com o Outbound Marketing as prospecções podem serem feitas em uma diversidade de canais. Propagandas em tv, rádio, revistas, outdoors, eventos próprios, eventos de terceiros, panfletagem… muitas são as opções!
Facilidade de encontrar profissionais qualificados
Por fim, é muito mais fácil encontrar profissionais que dominam o Outbound Marketing. Por ser uma prática mais antiga e que utiliza-se de ferramentas clássicas, você encontrará profissionais capacitados e que sabem o que é Outbound Marketing com mais facilidade.
As críticas ao Outbound Marketing
Agora que você sabe o que é Outbound Marketing e suas vantagens, saiba também as críticas direcionadas a essa estratégia!
Entre as principais críticas ao conceito de Outbound Marketing, uma deles está na ideia de que essa estratégia interrompe o consumo de conteúdo do cliente e chega em um momento “indesejado”. Afinal, como controlar quando o consumidor quer ouvir sobre a sua empresa e certificar-se de que ela não está mantendo um diálogo sozinha?
Outro ponto é a falta de segmentação e a impressão de que, no Outbound, mira-se para todos os lados. De fato, as mídias tradicionais utilizadas em estratégias de Outbound alcançam maiores públicos, chegando até mesmo ao nível massivo.
No entanto, é preciso entender que para cada estratégia existe um objetivo por traz. Assim, existe espaço para as duas maneiras de fazer Marketing (a melhor delas é extrair o que cada uma tem de melhor para a sua marca!).
Viu o que é Outbound Marketing, suas principais vantagens e desvantagens? Entenda agora o que é Outbound Marketing 2.0, uma técnica que está revolucionando a forma de fazer Outbound.
O que é Outbound Marketing 2.0
Para combater essas críticas e aperfeiçoar o Outbound Marketing, surgiu o conceito de Outbound 2.0.
O erro ao implementar essa estratégia é, justamente, utilizá-la da mesma forma que era empregada há alguns anos.
Por exemplo, a mala direta impessoal e invasiva, pode ser substituída por um moderno e-mail marketing, e várias outras ferramentas também podem ser substituídas e adaptadas a nova forma de se comunicar.
Entenda o que é Outbound Marketing 2.0
Em vez da prospecção voltada para qualquer potencial cliente, é possível personalizar a comunicação, utilizar uma equipe de venda para cada objetivo, com técnicas específicas. Ou seja, o Outbound Marketing 2.0 é a simples otimização e personalização do processo de vendas.
Essa forma de Outbound Marketing é interessante para empresas com processos de vendas complexos, longos, que precisam de um contato ativo com os seus clientes.
Recapitulando: o que é Outbound Marketing?
Agora que você já viu todos os aspectos dessa estratégia, vamos revisar o que é Outbound Marketing.
Esse conceito prega ir até o possível cliente ativamente, por meio de formas de Marketing direto.
Atualmente, é possível contornar as desvantagens dessa estratégia, utilizando o Outbound 2.0 e Inbound Marketing como uma forma mais assertiva de conseguir clientes.
Entendido de vez o que é Outbound Marketing? Ficamos felizes que sim! Para acompanhar nossos conteúdos, inscreva-se na Newsletter!