Os diversos modelos de e-mail marketing, hoje, mostram que é possível alcançar qualquer objetivo, seja informar o leitor, encaminhar a ele uma promoção ou manter um relacionamento constante.
O e-mail marketing já não tem a ver com aquela velha mala direta, disparada sem personalização e com objetivos genéricos.
Conheça os modelos de e-mail marketing e como cada um deles pode ser utilizado pelo seu negócio!
Conheça os tipos de modelo de e-mail marketing
Uma campanha de e-mail não deve ser elaborada de maneira genérica. Ela deve ter objetivos e formatos específicos, cada um deles correspondente a um modelo de e-mail marketing.
Informar o consumidor não é o mesmo que oferecer a ele promoções e incentivar a compra. Inclusive usar um modelo de e-mail marketing com propósitos diferentes daquele que o usuário espera pode gerar uma quebra de expectativa e confiança da audiência.
É importante que cada campanha de e-mail marketing tenha um objetivo e, a partir daí, o profissional define o modelo de e-mail marketing, o público e a mensagem a ser veiculada.
Entenda os cinco modelos de email marketing mais comuns.
O relacional
Esse é o mais comum e veiculado, normalmente, em formato de Newsletters. Ele pode ter como objetivos engajar os contatos, manter uma comunicação frequente com eles e estimular o reconhecimento da marca.
O conteúdo de um e-mail relacional pode conter artigos do blog, a divulgação de uma pesquisa feita pela marca entre outras. Sempre visando a comunicação com o leitor e seus interesses.
No modelo de e-mail marketing relacional é fundamental identificar quem é o leitor e quais suas preferências no momento de difundir o conteúdo.
O informativo
O modelo de e-mail marketing informativo pode confundir-se com o relacional, mas difere-se pela periodicidade e informações mais densas ou novas. O leitor espera aquele e-mail para manter-se informado sobre determinado nicho, sempre em períodos de tempo previsíveis.
O modelo de e-mail marketing informativo traz novidades sobre determinado setor, artigos informativos, tendências de mercado, dentre outros.
O promocional
O modelo de e-mail marketing promocional foca na venda. Seu objetivo é divulgar produtos ou serviços, incentivar a compra por meio de promoções, além de oferecer consultorias ou testes gratuitos de softwares.
Entre os formatos, o modelo de e-mail marketing promocional é o mais facilmente reconhecido, geralmente pelo título sedutor e as Call to Actions (CTAs) como “baixe aqui” e “compre agora”.
O de welcome
O modelo de e-mail marketing welcome dá as boas-vindas ao lead que entrou, agora, em sua base de contatos. Ele pode conter um link para um artigo no blog ou um convite para visitar determinada página, mas é importante que essa comunicação se inicie com o pé direito.
Assim, não é possível abrir mão desse modelo de e-mail marketing, já que ele apresenta a marca e dá início ao relacionamento com o futuro consumidor.
O transacional
O transacional é um modelo de e-mail marketing importantíssimo e esperado pelo cliente que acabou de efetuar uma compra, fechar negócio ou ter contato com uma ferramenta disponibilizada pela marca.
Ele dá informações para o acompanhamento de questões técnicas, como troca de senha, localização de encomendas, um cadastro, dentre outros.
Esses modelos de e-mail marketing devem ser curtos e bastantes objetivos, já que o leitor não quer perder tempo com atividades puramente burocráticas.
Você conheceu os principais modelos de e-mail marketing, agora é só colocar em prática! Lembre-se de utilizar o modelo de e-mail marketing certo para cada ocasião e manter a frequência na comunicação com os seus contatos!
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