A forte queda do marketing tradicional é uma resposta à mudança no comportamento do consumidor que com o passar dos anos foi se adaptando às diversas formas de se comunicar e se relacionar. O poder das informações estão com as pessoas e não mais com as empresas, situação bem diferente de anos anteriores onde não existia tanta tecnologia acessível e por isso o Marketing Tradicional tinha espaço.
Hoje, o Marketing Digital está presente de forma mais acessível e fácil para todo e qualquer empreendedor, gestor, sócio ou até profissional autônomo, coisa que também era bem diferente em anos anteriores onde só os grandes tinham oportunidade na audiência, pois seus espaços eram absurdamente caros.
Podemos portanto definir que o Novo Marketing (Inbound Marketing) é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de compra-las e o Marketing Tradicional (Outbound Marketing) é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes.
Trouxemos neste artigo as principais provas que o Marketing Digital (Novo Marketing) pode ser um alinhado bem poderoso em sua estratégia de atrair receita ao seu negócio.
[Marketing Tradicional] Principais características: impactos rápidos, dispersos e de curta duração
Quando falamos em marketing tradicional, as principais estratégias estão voltadas ao anúncio de peças publicitárias das empresas em meios de comunicação offline, ou seja através de canais como rádio, jornais, revistas, televisão, cartazes, correio físico, distribuição de panfletos, entre outros.
As características comuns aos diversos veículos utilizados para o marketing tradicional são: alto custo, impacto rápido e a um grande número de pessoas, porém, com efeitos de curta duração sobre públicos dispersos e potencialmente desinteressados.
Ou seja, a estratégia do marketing tradicional não pensa detalhadamente em cada aspecto do funil de vendas, portanto o investimento em Marketing Tradicional está mais condizente com a realidade daquelas grandes empresas que possuem um dinheiro absurdo para gastar com publicidades desses tipos.
Outra característica do Marketing Tradicional é a falta de mensuração: Podem ser feitos cálculos subjetivos, com meios de aferição cuja precisão é questionável, mas dessa forma fica mais difícil saber o que deve ser modificado em novas campanhas, situação completamente diferente do Marketing Digital.
Marketing Digital (Novo Marketing): a força da internet
A internet tem permitido às empresas mais do que apenas vender, com conteúdos de qualidade oferecidos gratuitamente ao público e uma presença carismática e diferenciada nas redes sociais, as companhias têm conseguido construir uma relação mais próxima, duradoura e lucrativa com o consumidor.
As principais estratégias do Marketing Digital para as empresas estão relacionadas a:
Resultados em ferramentas de pesquisa: Com anúncios (AdWords) e otimização de conteúdo para ficar mais acessíveis aos motores de pesquisa (SEO), a marca poderá estar em maior evidência no mercado, utilizando as vezes nem metade da verba que você investiria num comercial de TV de 15 segundos.
Anúncios em sites, compra de leads e outras ferramentas de visibilidade: é possível ainda anunciar em sites, vídeos do Youtube e todo tipo de conteúdo. Coloque seus links também em páginas de parceiros ou ferramentas de aquisição de leads em sites de grande acesso, como notícias, por exemplo. Nada disso chega perto do montante de investimento que você despenderia no marketing tradicional.
Redes Sociais: Utilize as redes sociais como um bom canal entre a sua marca e o público, valendo-se de uma linguagem jovem, eficiente e carismática. Vantagem: você pode interagir com os usuários em tempo real!
Ou seja, podemos afirmar que o Marketing Digital (Novo Marketing) é o marketing da empatia, da identificação, da relevância de conteúdo útil e engajamento com o possível cliente. É um marketing feito “de fora para dentro”, através de exercícios de empatia, sempre procurando resolver um problema real daquele usuário e não simplesmente “empurrar um produto à ele”.
Por mais que, em números brutos, o alcance da internet ainda seja menor que o da televisão no Brasil, os impactos e efeitos do marketing digital no mercado são mais expressivos, especialmente se considerarmos que o investimento necessário para investir na internet também é bem menor.
Seja com anúncios no Google AdWords, no Facebook Ads, ou com a geração de tráfego orgânico em suas páginas, a mensuração também se torna mais exata e fácil de fazer, o que permite estatísticas precisas para serem trabalhadas e otimizadas pelo time de marketing.
A dica é: Se você já for de uma empresa grande, consolidada e possui verba sobrando, invista nos dois modelos de marketing (novo e tradicional) de forma complementar. Mas se este não for o seu caso, comece investindo no Marketing Digital (Novo Marketing), pois com uma execução bem gerenciada e planejada, a sua empresa só tem a ganhar.