O Marketing Digital para médicos é uma estratégia que tem crescido e ganhado muitos adeptos em toda a área da saúde privada de forma geral.
Hospitais, clínicas, consultórios, médicos autônomos, dentistas, oftalmologistas, endocrinologista, e todas as outras especialidades da área médica estão se preocupando com um relacionamento mais duradouro e favorável com o paciente a fim de mantê-lo fiel à clínica e influenciá-lo a retornar sempre que precisar de serviços médicos. Ou seja, ficar de fora dessa rede é limitar suas opções de atuação e deixar terreno livre para que seus concorrentes que já atuam com o marketing para médicos ganhem o mercado.
Ao contrário do que pode parecer, o marketing digital para médicos pode ser iniciado a partir de ações simples, de baixo custo e com grande potencial de retorno.
Não podemos deixar de mencionar que o Conselho Federal de Medicina impõe uma série de limitações às ações de marketing da profissão médica. Entretanto, isso não pode ser um fator impeditivo para que você seja visto mais vezes pelos seus clientes/pacientes.
Basta que você compreenda quais são as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e atue dentro dos limites. Para saber as principais limitações da norma do Conselho Federal de Medicina, acesse esse post!
Uma ótima opção para criar bons relacionamentos com o público é utilizar a estratégia do Inbound Marketing – com blogs, redes sociais, email marketing e anúncios pagos para atingir melhores resultados na atração de mais pacientes e fidelização, fazendo com que esses pacientes retornem.
Neste texto você conhecerá um pouco mais sobre o processo de decisão do paciente, e alguns exemplos de estabelecimentos de saúde que já desempenham um ótimo trabalho no que diz respeito ao uso do Marketing Digital para Médicos.
O “funil” de vendas no Marketing Digital Para Médicos
O caminho que um paciente percorre até escolher os serviços de sua clínica é semelhante ao processo de decisão pelo qual um consumidor passa no chamado “funil de vendas” de um e-commerce, ou seja, há basicamente três etapas: topo, meio e fundo de funil.
No topo do funil, o paciente está com um problema para resolver. Nos referimos a uma situação de desconforto que carece de solução com rapidez. Para isso, ele pesquisará no Google dicas de somo resolver aquele problema. Isso nem sempre é uma boa prática para o usuário, o certo mesmo era ele (a) se consultar com um especialista, porém muitas pessoas não sabem nem que especialista procurar para aquele determinado desconforto e por isso o Dr. Google é necessário nesses momentos.
No meio do funil, o cliente ou paciente já sabe o que precisa para solucionar o seu problema. Portanto, este é o momento em que ele começa a considerar as opções disponíveis que ele encontrou na internet. Então se a sua marca não estiver no ambiente online, podemos entender que o usuário não irá nem considera-lo como possível solução, pois para ele a sua clínica não existe!
Parece duro demais né? E de fato é, mas precisamos nos adaptar ao novo jeito de se comunicar com o público, e a estratégia do Marketing Digital para Médicos é bem assertiva neste sentido.
No fundo do funil estão os pacientes e clientes que já tem uma visão bastante favorável em relação à sua clínica, mas precisam do último “empurrãozinho” para fechar o agendamento da consulta.
A sua especialidade fala mais alto!
Quase todo paciente que procura por serviços médicos na internet está atrás de algum procedimento ou especialidade específica para ser atendido.
Por isso, se você fizer parte de um consultório médico com diversas especialidades, certifique-se que os conteúdos gerados estão de acordo com as especialidades disponíveis, atacando os diferentes momentos da decisão do cliente, em que ele ainda pondera por qual consultório escolher. Caso você seja autônomo e atenda em um clínica sozinho (a), também certifique-se que seus conteúdos estão “conversando” com os três tipos de públicos que mencionamos acima (Topo, Meio e Fundo de Funil).
Esse cuidado ao detalhe precisa ser analisado, pois não adianta apenas lançar conteúdos que não conversem com seus possíveis pacientes. Dessa forma você estará utilizando de forma ERRADA a estratégia do Marketing Digital para Médicos.
Para pacientes/clientes do topo, é interessante divulgar conteúdos mais genéricos, que orientem ao paciente sobre qual tipo de atendimento ele deve procurar. Para os pacientes de meio de funil, seja um pouco mais específico e trate de assuntos relacionados à saúde dele e, ao mesmo tempo, à sua especialidade médica. No fundo do funil, é o momento de colocar a sua marca na jogada e conquistar o paciente!
Quais clínicas utilizam a estratégia do Marketing Digital para Médicos?
Faça você mesmo uma pequena apuração sobre os casos de sucesso da medicina no Marketing. Pesquise pelo nome de sua especialidade médica e veja quais os primeiros resultados do Google, tanto pagos, como orgânicos.
Estas marcas estão saindo na frente quando o assunto é visibilidade, pois elas utilizam com eficácia a estratégia do Marketing Digital para Médicos. Não fique para trás!
Um ótimo exemplo é a empresa Dr. Consulta, que oferece serviços rápidos e relativamente populares nas especialidades mais procuradas da medicina. Eles conversam com os pacientes em diferentes frentes através do Marketing Digital para Médicos e possuem um verdadeiro crescimento exponencial.
O Marketing Digital para médicos é um dos métodos mais baratos e eficazes na conquista de novos pacientes e para construir uma autoridade no mercado. Uma agência especializada em Inbound Marketing e com conhecimento das normas do CFM pode ajudar muito a construir o sucesso do seu consultório médico!
Mesmo hospitais mais tradicionais, cuja marcas já são grandes vencedoras, também estão investindo no marketing e no relacionamento. Exemplos: Hospital Sírio-Libanês, Hospital das Clínicas, Hospital Nove de Julho, Fleury, entre outros.
Se você quer estar entre os melhores do mercado, o Marketing Digital para Médicos é um grande aliado! Atente-se!