Um negócio novo sempre demora algum tempo para se posicionar e a alcançar o público-alvo desejado. Ainda assim, as estratégias de marketing podem garantir o sucesso e tornar todo o processo um pouco mais rápido. Neste texto você conhecerá algumas dessas técnicas.
O empreendedorismo digital no Brasil está aumentando cada dia mais. As pessoas estão lançando seus próprios negócios, seja para fazerem deles sua principal fonte de rendimento ou para obter uma segunda fonte de renda, que apoie financeiramente outros trabalhos.
Independentemente das razões que motivam a criação desses negócios, é fato que, o mercado digital está cada vez mais saturado, o que aumenta a dificuldade até mesmo de negócios como e-commerces em apresentarem seus negócios aos consumidores, tal como já foi comprovado por dados apresentados por entidades oficiais, como o SEBRAE.
Por tudo isso, nesse momento, o marketing digital está se tornando um dos caminhos mais procurados por novas empresas, sendo que algumas técnicas aplicáveis nas suas estratégias de marketing podem alavancar seu sucesso e ajudar a tê-las um melhor posicionamento no mercado (face aos concorrentes).
Hoje, explicamos a importância de uma boa estratégia de marketing e as técnicas razoáveis para construir a sua. Confira!
Estratégias de marketing: porque são importantes?
Existem vários motivos que tornam uma estratégia de marketing boa o suficiente para colaborar com o sucesso de uma empresa. Para começar, criá-la de uma forma estruturada pode garantir que uma marca conheça melhor seu público-alvo, apresente de forma correta seus ideais e produtos, estruture o processo de vendas de acordo com a exigência de seus consumidores e fidelize os compradores – criando neles o desejo de retornar e consumir novamente.
Esse processo pode parecer óbvio e bastante simples. Mesmo assim, para que tudo isso possa acontecer de uma forma efetiva e harmoniosa, é essencial que exista um plano estruturado de marketing e uma estratégia que englobe as melhores técnicas, posicionando o negócio e fazendo com que este se destaque dos demais em seu setor.
Técnicas fundamentais nas estratégias de marketing
Uma estratégia marketing pode ser criada com recurso a várias técnicas distintas e algumas elas podem ser melhores para você e para sua empresa. Hoje, apresentamos aquelas que são consideradas pelo mercado essenciais para que um negócio possa prosperar.
Branding e consciencialização
O processo de branding – criação de sua marca e identidade – assim como o awareness – a consciencialização do público ou potencial público-alvo, no sentido de que este reconheça sua marca e a associe aos produtos que comercializa – são absolutamente fundamentais para que uma marca possa obter o sucesso.
O processo passa por aplicação de estratégias de relações públicas, onde a marca será apresentada ao público. Para que isso possa ser feito, é essencial uma preocupação prévia com outras matérias, incluindo o design da marca. O design da marca é a forma como ela é apresentada visualmente a seu público e, como você já deve imaginar, o logo é fundamental no processo, já que esse logotipo permitirá a primeira identificação da marca. Além do logo, os tipos de letra que utiliza e as cores também devem ser pensadas com cuidado e se enquadrar na identidade da sua marca.
Essa identidade será ainda mais forte e apelativa para os consumidores se você apostar em sua apresentação, mediante traços únicos, que destacam a empresa, assim como a história da marca, seus princípios, valores e objetivos.
Tráfego e Engajamento
Engajar com o público será, depois da criação da marca, o maior objetivo. Por norma, o marketing, seja direto ou indireto, sempre visa gerar tráfego e transformar um visitante num comprador.
Para conseguir alcançar seus públicos de maneira significativa, a oferta de bons conteúdos é fundamental e meios como os podcasts ou o marketing de vídeo podem ser fortes aliados para que você comprove sua autoridade e conquiste o público-alvo.
Além disso, vários estudos sobre o poder da comunicação das marcas nas redes sociais vêm provado que a presença na mídia social pode ajudar muito no processo de posicionamento de marca – seja através de conteúdos orgânicos como de publicidade paga colocada por você. Essa presença irá ajudar a criar um público comprador de forma mais rápida e também criará uma plataforma melhor para a interação entre a marca e seus consumidores.
Otimização da taxa de conversão
Conseguir uma melhoria do tráfego é bem importante, já que cada visitante de seu site pode se transformar em seu cliente no futuro. Ainda assim, como você imagina, nem todo o visitante do site vai se transformar num consumidor.
O sucesso de uma marca é medido, especialmente no digital, por sua taxa de conversão. Quanto mais visitantes você puder transformar em clientes, melhor será seu retorno financeiro e, portanto, maior será seu sucesso.
Otimizar a taxa de conversão é algo que você consegue apenas através de experimentos como os testes A/B, testando:
- as estratégias e métodos mais adequados e que funcionam melhor com seu público e também mediante a segmentação dos públicos;
- criando subconjuntos que considerem suas prioridades e necessidades;
- critérios demográficos e comportamentais, com base na forma como seus seguidores interagem com sua marca.
Esses experimentos e subgrupos permitirão que sua marca atue de forma mais estruturada, direcionada e ampla, conquistando públicos mais vastos e melhorando suas chances de transformar um visitante num comprador.
Além disso, o e-mail marketing também pode ser utilizado para melhorar a taxa de engajamento – uma vez que esses e-mails, usualmente enviados de forma autônoma (via sistemas de automatização de e-mails), servem para lembrar seus antigos compradores ou os subscritores das informações sobre sua marca com regularidade. Esses e-mails podem comportar novas informações sobre produtos, artigos de seu blog ou ainda cupons de desconto que atraiam o consumidor e motivem novas compras em seu espaço online.
Ao aplicar as técnicas eficazes em uma estratégia de marketing coesa, as chances de sucesso que a sua empresa ou negócio terá aumentam muito. Aplique hoje as sugestões e comprove você mesmo!