Duas técnicas que se destacam na estratégia de Marketing de Conteúdo é a produção de conteúdo (conheça mais sobre essa estratégia aqui!) e a curadoria de conteúdos.
Ambas podem ser utilizadas como forma de cativar a audiência e manter um relacionamento com o público, mas guardam algumas reservas entre si.
Hoje, veremos um pouco mais sobre a curadoria de conteúdo. O que é curadoria de conteúdo, como utilizar essa estratégia e quais os benefícios da curadoria de conteúdo para a sua empresa.
Acompanhe!
Curadoria de conteúdo x produção de conteúdo: qual a diferença?
A curadoria de conteúdo é o processo de selecionar conteúdos produzidos por terceiros que o público de uma marca acharia interessante.
Essa seleção é feita em blogs, sites e mídias sociais e leva em consideração a qualidade do conteúdo e relevância para audiência. Após a seleção, o conteúdo é entregue ao público, devidamente sinalizado de que trata-se conteúdo não autoral.
Na produção de conteúdo, por outro lado, a própria marca desenvolve um material para ser entregue ao seu público. Ela é responsável não apenas pela divulgação do conteúdo, como pela produção, revisão e formatação dele, diferentemente da curadoria de conteúdo.
Os benefícios da curadoria de conteúdo
Ao optar pela curadoria de conteúdo, a marca aposta em uma estratégia capaz de construir um relacionamento com marcas parceiras. Essas marcas, por sua vez, emprestam a sua autoridade e relevância às que se associam, gerando grande benefício para ambos.
Todos saem ganhando na estratégia de curadoria de conteúdo. O consumidor ou visitante, que recebe conteúdo de qualidade sem ter o trabalho de correr atrás dele, a marca da qual o conteúdo é divulgado, que se torna conhecida em outros meios, e a empresa que realiza a curadoria.
O curador torna-se uma referência. A marca que as pessoas procuram quando desejam receber conteúdo de confiança; uma autoridade, portanto.
A curadoria de conteúdo na prática
Entenda como fazer curadoria de conteúdo, agora!
Conheça o seu público
O primeiro passo para começar com a curadoria de conteúdo é conhecer profundamente a sua audiência. Em que ela se interessa? Quais outras marcas consome? Onde busca informação?
Disseminar conteúdos que não tem a ver com o público pode afastá-lo e ter um efeito negativo para a marca.
Lembre-se que o conteúdo não precisa ter, necessariamente, a ver com o que você faz, mas ter uma ligação direta ou indireta com o seu nicho.
Utilize boas ferramentas
O trabalho do curador de conteúdo pode ser feito de forma manual, procurando em sites de referência informações interessantes para o leitor, mas as ferramentas ajudam muito nesse processo.
As redes sociais são boas ferramentas de curadoria de conteúdo. Por meio das hashtags você encontra a informação semi selecionada, facilitando o seu trabalho.
Também conte com sites como o BuzzSumo, que auxilia na filtragem e análise de conteúdos, já que, com ele, é possível acompanhar os assuntos mais populares da rede.
Cuidado com o plágio
É sempre bom lembrar que a curadoria de conteúdo afasta-se da cópia. Na curadoria de conteúdo o autor original do material é creditado e referenciado, por meio de links. A ausência desse cuidado pode gerar grandes problemas para a marca.
Investir na curadoria de conteúdo pode ser uma forma mais barata de investir em Marketing Digital, mas é importante mesclar essa estratégia com a produção de conteúdos próprios. Afinal, a autoridade da sua marca não poderá será construída apenas com conteúdos de terceiros.
Uma dica de ouro: quanto mais simples o processo de curadoria, mais forte e eficaz ele será!
Apesar de parecer simples, a curadoria também exige muito empenho de quem a realiza!
Alias, se a sua procura é por informação a respeito de marketing digital, assine agora mesmo o nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades!