Em cenários propícios o processo de vendas é algo que exige esforço e é imprescindível para manutenção ou crescimento de empresas, porém, em um mercado cada vez mais competitivo e com tantas opções e alternativas, vender mais tem exigido um conjunto de ações para negócios de pequeno e médio porte conseguirem alcançar suas metas.
E exatamente por conta da competitividade e da seletividade dos consumidores, o marketing das empresas precisa ser bem definido e adequado às novas ferramentas tecnológicas; o modelo arcaico e artesanal já não comporta mais as demandas dos clientes.
É por isso que aqui neste artigo a Intermídias vai te passar diversas estratégias para alcance de resultados surpreendentes, os quais irão ajudar a sua empresa a vender mais.
As dicas desse post, somado aos serviços de uma agência de Marketing digital como a Intermídias, que respeita a realidade e a particularidade de seus clientes, são fundamentais para que os empreendedores aprendam como vender mais com os melhores investimentos.
E aqui na Intermídias o lema é: ações estruturadas para
gerar resultados consistentes!
Índice
Tenha um plano de marketing digital
E já de partida precisamos deixar claro: se você ainda não investe no on-line você está perdendo dinheiro a cada minuto; você está invisível. É na internet que está o seu público em potencial, pois o número de pessoas que compram on-line cresce exponencialmente a cada ano.
Assim, a nossa dica inicial é: consolide a sua marca nas mídias sociais e aposte no marketing de conteúdo para captar clientes. Investimento em SEO, anúncios pagos e links patrocinados são peças chave que farão a sua empresa vender mais.
Um plano de marketing digital vai te ajudar a vender mais entendendo quem é o seu cliente, quais passos ele dá desde o momento que conhece a sua marca até o momento que finaliza a compra, tudo isso através do chamado funil de vendas. E aqui na Intermídias temos uma equipe especializada nesse estudo fundamental para que nossos clientes saibam como vender mais.
Além disso, as estratégias de marketing digital também te darão direcionamento nas redes sociais, ajudando a sua empresa a engajar seu público com conteúdo relevante, tudo com o investimento necessário e o foco para que você venda mais.
Por aqui trabalhamos com um plano de marketing focado em:
- Otimização de site para mecanismos de busca (SEO)
- Desenvolvimento de conteúdo com base no que seu público alvo busca (Marketing de Conteúdo)
- Anúncios publicados nas redes sociais e mecanismos de busca (Anúncios pagos)
- Presença ativa nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público alvo
OBTENHA UM PLANO DE MARKETING DIGITAL AGORA MESMO!
Construa estrategicamente um relacionamento com novos clientes em potencial e converta-os em clientes recorrentes e fiéis.
Tenha um sistema de vendas
Um sistema de vendas adequado ao seu negócio deverá integrar CRM e automação de tarefas e vai te ajudar a vender mais porque, automatizando sua produtividade, você poupa tempo para continuar pensando no seu objetivo principal: vender mais e de forma estratégica, focando em quais vendas são prioridade.
Aqui na Intermídias temos parceiros primorosos que oferecem sistemas de vendas para sua empresa, que vão te permitir analisar cada cliente em potencial e quais os próximos passos devem ser dados para que você feche negócio e venda mais.
Um sistema de vendas ideal vai permitir que sua empresa centralize uma infinidade de dados através do CRM, inteligência de vendas e automação de tarefas. Essa integração permite uma análise perspicaz das informações para tomadas de decisões fundamentadas e estratégicas para que os clientes da Intermídias vendam mais.
O foco da Intermídias é personalizar ao máximo as ferramentas que ajudem as empresas a captar e fidelizar clientes, atraindo audiência com conteúdo de alto valor para que o objetivo principal seja alcançado: vender mais. Para isso vamos te ajudar a criar processos de vendas e aplicá-los num sistema de vendas que seja bem utilizado pela operação comercial da sua empresa, tudo para garantir que todos os canais de vendas estejam integrados na operação e que mais vendas sejam alcançadas.
Defina o seu público alvo e venda mais ativamente
Com a segmentação de clientes através de uma estratégia de marketing digital e o investimento em um sistema de vendas, você conseguirá definir melhor quem é a sua buyer persona, ou seja, sua empresa conseguirá definir melhor qual o perfil de quem consome a sua marca e, consequentemente vender mais será um processo mais simples.
Prospectar clientes ativamente depois da estratégica definição da buyer persona é fundamental para vender mais. E tudo isso pode ser traçado com perguntas claras e definidas que te levem a saber:
- dados geográficos e demográficos (gênero, idade, residência, renda média)
- dados comportamentais (Onde compram? Com que frequência? Quais os sonhos e aspirações? Quais os medos? Quais as dificuldades? Como sua empresa ajudaria a resolver as dificuldades?
Atinja diretamente a pessoa responsável pela decisão da compra do produto ou serviço que sua empresa oferece! Essa otimização de tempo vai te ajudar a chegar no público alvo, com menos tempo e mais assertividade, levando seu negócio a vender mais.
A prospecção ativa, por ser mais direta com o cliente (lembre-se, após a construção da sua buyer persona, para que você não perca tempo tentando vender mais para quem não tem interesse em comprar), gera uma conexão mais forte com o consumidor, pois você aprenderá quais são suas dores e como pode criar opções para de fato ajudá-lo nesse processo de convencimento, opções inclusive de marketing direcionado ao que ele busca.
Vale ressaltar que essa criação estruturada do perfil do público alvo é importante também para o pós-venda. Quando você vende para o cliente “errado”, acaba retornando um problema para sua empresa seja por uma expectativa frustrada, seja por desencontro de informações. Problemas assim mexem com a rotina de vendas devido ao tempo que será perdido para sanar o desgaste, tempo esse que poderia ser utilizado para vender mais ao seu cliente ideal.
E como todo bom trabalho que gera bons resultados, lembre-se que a criação dessa persona pode ser complicada a princípio e levará tempo, mas com uma equipe especializada que te ajude nesse processo, o seu objetivo de vender mais pode ser alcançado mais rapidamente.
A Intermídias pode te ajudar nesse processo!
Crie um follow-up de vendas
O follow-up nada mais é do que um acompanhamento que a empresa deve fazer após os argumentos iniciais de venda, incentivando o seu público alvo a agir, ou seja, comprar!
Com a definição da sua buyer persona e com a prospecção de contatos através de uma estratégia de marketing, será definido qual a melhor forma de follow-up para o seu tipo de consumidor (Telefone? E-mail? Newsletter? Listas de transmissão?).
É importante saber que para vender mais o contato inicial não é o suficiente; 80% das vendas são fechadas apenas depois de uma média de 5 follow-up, porém, infelizmente, nem sempre as empresas se atentam aos dados e apenas 44% dos vendedores acompanham o prospect apenas uma vez depois de um contato inicial, o que torna as campanhas de marketing inócuas no quesito “como vender mais“.
É uma quantidade enorme de receita perdida.
Assim, tendo como objetivo principal vender mais, a criação de um follow-up bem definido é fundamental. É nesse momento, após o contato inicial com o consumidor, que você abrirá portas para criar uma relação mais estreita, que passe mais credibilidade sobre seu produto ou até que oportunize vendas cruzadas, o que te aumentará suas chances de vender mais.
Dentro do fluxo de acompanhamento do seu público a equipe de vendas deve:
- Entender em que fase da jornada de compra (que já falamos na criação de estratégia de marketing), criando uma abordagem inteligente para cada fase, o que vai variar a depender do produto ou serviço que sua empresa oferece;
- Estabelecer quantos contatos e quanto tempo é necessário para que sua buyer persona feche negócio;
- Definir qual o melhor meio de abordagem do seu público alvo.
Faça remarketing!
Mas antes de qualquer coisa, o que seria remarketing (também chamado de retargeting)?
Nada mais é do que estratégias de marketing para impactar o cliente que já teve o contato inicial com sua marca.
É uma estratégia extremamente atraente que aumenta em 60% as chances de conversão, ou seja, um investimento que vale a pena para que sua empresa venda mais.
Para criar campanhas de remarketing você pode contar com a Intermídias, que tem uma equipe especializada em campanhas do Google Ads e do Facebook Ads.
Realize vendas cruzadas
Venda cruzada nada mais é do que oferecer ao seu cliente que se interessou por determinado produto, que ele compre outro ou adicione algum outro serviço/produto correspondente, que tenha conexão com aquela compra.
O exemplo clássico que gera mais vendas vem de redes de fast food: “Gostaria de adicionar uma porção de batata frita? Gostaria de, por R$ 1 real, aumentar o tamanho da sua bebida?“. Mas podemos incluir também outros exemplos: se você vendeu uma cama, sugira travesseiros; vendeu uma calça, sugira um cinto.
Perceba aqui que para vender mais você não precisa necessariamente de mais clientes, afinal, você pode obter mais receita de um mesmo comprador, o que é uma comodidade para quem vende.
Na venda cruzada, tudo que fizer sentido e que vá acrescentar valor ao produto/serviço, vale a pena ser oferecido para que você venda mais e o seu cliente também saia ganhando e valorizando a sua marca e o seu atendimento.
Para que você venda mais, sugira também bônus nas suas ofertas. Seria o bom e velho: “Compre 1 e leve 2!“. A chance de vender mais aumenta, pois o cliente poderá se atentar a sua primeira oferta também visando o bônus.
Mas atenção: seja sempre íntegro na oferta para que o cliente não se sinta usado. O objetivo é que a empresa venda mais, mas não esqueça que o consumidor deve se sentir bem durante a experiência da compra, com uma oferta que de fato tenha valor para ele e, quem sabe ele não retornará para outras compras?
Em suma: analise bem o seu catálogo de serviços e produtos e perceba quais se conectam para que as vendas cruzadas sejam feitas estrategicamente levando sua empresa a vender mais.
Implemente o CRM ao processo de vendas
Vamos ao conceito básico do que é o CRM?
CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) – é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma.
O que esperar de uma gestão com CRM? Essa ferramenta vai ajudar a sua empresa a otimizar o processo de vendas e aumentar o controle comercial fazendo com que você venda mais. E a equipe da Intermídias é expert no manejo dessa ferramenta.
Controle as negociações, contatos e relacionamento com o cliente, tudo dentro de uma escala de tempo estratégica para que você tenha mais chances de converter os público alvo, vendendo mais. Com uma estratégia de marketing bem desenhada, a produtividade dos vendedores da empresa será mais eficiente e cada interação com o cliente será registrada, desde a primeira tentativa de contato até a fase do pós-venda.
Com um CRM bem alinhado as necessidades da sua empresa e do seu produto ou serviço, o funil de vendas fica muito claro e, caso o cliente fique preso em alguma etapa do processo de vendas, estratégias são desenvolvidas junto com sua equipe de marketing para corrigir esse gargalo e deixar a venda fluir, ou seja: venda mais utilizando o CRM!
Com histórico de comportamento do cliente – ou seja, com uma coleta de dados minuciosa – suas negociações fluirão e ficará mais fácil não só vender mais do que o cliente quer, mas também das possíveis vendas cruzadas que podem ser oferecidas.
Entendeu agora por que o CRM é uma ferramenta fundamental para que sua empresa possa vender mais?
Como a Intermídias pode te ajudar a vender mais?
Respiramos vendas há mais de uma década e a Intermídias tem uma equipe especializada, que vai investigar o seu negócio de ponta a ponta, para que você possa entender as dores e necessidades do seu público e, consequentemente, vender mais, otimizando o seu tempo.
Marketing de conteúdo, técnicas de prospecção, técnicas de vendas cruzadas e remarketing, utilização dos canais digitais como aliados da sua estratégia de vendas. Aqui te ajudaremos a criar o passo a passo para potencializar os seus resultados e fazer com que sua equipe venda mais.
Depois de acompanhar as 7 dicas que trouxemos acima, ficou claro que os desafios são muitos, né? Então que tal uma parceria com a nossa agência para que você coloque em prática uma estratégia bem montada de vendas? Centralizando todos os esforços para acompanhar métricas que te tragam quais ferramentas são ideais para o seu negócio, quais você já utiliza mas que precisam de ajustes, vender mais será o resultado alcançado!
Consulte nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços! Venda mais com a Intermídias.
Se você quer dar o próximo passo para ter sucesso com marketing digital e achar que a Intermídias pode ser uma boa parceira para isso, !,
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