Toda empresa deve buscar continuamente possuir uma estrutura forte e gerar novos negócios. Isso porque o mercado é um organismo vivo, onde empresas e pessoas disputam espaço e oferecem soluções para as mais diversas necessidades e desejos, e aquele empreendimento que não se mantém competitivo pode sofrer baixas e até se tornar inviável. Mas então surge a pergunta: como gerar novos negócios? Como, neste mercado de competição acirrada, encontrar oportunidades para crescer e se destacar? É neste momento que ganha destaque a Inteligência de Mercado.
Vamos nesse artigo explorar um pouco mais dessa questão e entender como a Inteligência de Mercado pode colaborar para a geração de negócios.
Por que gerar novos negócios continuamente?
Sabemos que as empresas atuam no presente, e por isso buscam melhorar resultados no hoje. Contudo, é também sabido que, ainda que não tenhamos total controle sobre o futuro, os dias, semanas, meses e anos vão passando e tão logo aquilo que parecia distante se faz presente.
Essa situação em que o presente é o que temos de concreto mas com um futuro que parece cada vez mais próximo faz com que as empresas tenham que continuamente gerar novos negócios a fim de garantir a sua sobrevivência e crescimento.
Assim, é fundamental que toda empresa garanta que no presente ela esteja com condições de sobreviver, competir e crescer. Mas essa não pode ser uma condição apenas momentânea. E o alimento para uma empresa se manter viva e em expansão é a geração contínua de novos negócios (e aqui não falamos apenas de vendas, mas de empreender negócios que estejam de acordo com a demanda do mercado e que estejam adequadamente estruturados para enfrentar todos os riscos e ameaças).
O desafio surge, porém, quando é levado em consideração que há um número crescente de empresas no mercado e, por vezes, disputando os mesmos consumidores e com produtos e serviços semelhantes (ou idênticos). Como gerar novos negócios? Como identificar novas oportunidades de maneira contínua (veja mais sobre esse assunto no e-book Como identificar oportunidades de negócios)?
O caminho está na coleta, análise e utilização dos dados de mercado de uma maneira metódica, contínua e profundamente ligada à estratégia empresarial. O nome dessa solução é Inteligência de Mercado.
O que é a Inteligência de Mercado?
De maneira simples e objetiva, a Inteligência de Mercado (também conhecida como Inteligência Competitiva) é o processo de transformar dados brutos em informações relevantes para a empresa. Isso se dá através da coleta, organização, análise e transformação contínua de dados e informações em soluções para as empresas.
A Inteligência de Mercado, portanto, não é uma ação pontual de estudo de mercado, mas um processo que continuamente observa e analisa o ambiente externo – sem ignorar o ambiente interno da empresa – para identificar novas oportunidades de negócios ou para nutrir a empresas com informações e inspirações para a ação.
Nesse tempo em que informações e novidades são apresentadas continuamente e que nelas podem estar escondidas as oportunidades e ameaças para sua empresa, contar com um processo contínuo de tratamento de informações, como é a Inteligência de Mercado, pode ser um grande diferencial para a sua empresa.
Como a Inteligência de Mercado pode ajudar a gerar negócios?
Para entender como a Inteligência de Mercado pode ajudar a gerar negócios, é preciso antes responder algumas perguntas:
- Sua empresa realmente tem conhecimento sobre o mercado em que atua? Trata-se de um conhecimento atualizado ou é apenas baseado em experiências?
- Sua empresa conhece as características dos concorrentes em detalhes, ou apenas sabe de sua existência e os produtos e serviços que comercializa?
- O conhecimento que sua empresa possui sobre os consumidores conferem com a realidade?
- E a principal pergunta: sua empresa utiliza dos conhecimentos, informações e experiências que possui – sem falar naquelas que ainda não possui – para gerar novos negócios?
A Inteligência de Mercado pode ajudar qualquer empresa a gerar novos negócios, mas há um requisito básico: a empresa deve querer gerar novos negócios.
Como dito anteriormente, gerar negócios não significa somente vender. A venda faz parte da geração de novos negócios, mas não se sustenta sozinha e não existe por si só.
Há muitas empresas que estão em busca de concretizar novas vendas sem, contudo, gerar novos negócios. Isso porque um novo negócio, principalmente aqueles que impulsionam o crescimento da empresa, pode trazer consigo a necessidade de reestruturar ou reorganizar a empresa, de atuar em um mercado pouco conhecido ou mesmo de reconhecer que é preciso redesenhar toda a gestão e a estratégia da empresa. Muitas empresas não querem isso; querem apenas vender mais.
Uma empresa que busca gerar negócios reconhece a importância da informação e do conhecimento: sabe que somente ampliando a sua visão e aumentando os limites de possibilidades é que encontrarão novas oportunidades. É justamente dessa forma que a Inteligência de Mercado atua (veja como a Inteligência de Mercado pode ajudar a sua empresa).
A Inteligência de Mercado ajuda a empresa a olhar para tudo o que acontece ao seu redor – concorrentes, consumidores, parceiros, fornecedores, tendências, novidades, entre outros fatores – e identificar aquilo que pode significar uma oportunidade a ser explorada, um resposta que precisa ser dada, uma ameaça que precisa ser mitigada ou uma informação que precisa ser tratada.
Trata-se, portanto, de um monitoramento contínuo do mercado para tornar a empresa mais ativa mercadologicamente e menos reativa. É uma nova postura de atuação que uma empresa assume ao contar com a Inteligência de Mercado.
No que diz respeito ao nível de atuação dentro da organização, a Inteligência de Mercado gera soluções estratégicas, e se concentra principalmente no nível estratégico. Contudo, estamos falando de uma solução que enxerga e integra o todo (do contrário não seria possível gerar soluções realmente interessantes), e por isso sua atuação perpassa todos os níveis organizacionais, uma vez que dentro da empresa também são produzidas informações valiosas e nos mais diversos departamentos da empresa (e não somente aqueles diretamente relacionados ao ambiente externo) existe a demanda por soluções que a Inteligência de Mercado pode gerar.
Dessa forma, é fundamental que sua empresa escolha bons parceiros quando o assunto é Inteligência de Mercado: esses profissionais atuarão com questões e soluções estratégicas para a sua empresa; não são apenas coletores de informações, mas profissionais que devem ter uma visão holística, grande capacidade de análise e excelente visão de negócios. É preciso um excelente conhecimento sobre os objetivos da empresa e sobre a sua forma de atuação para que os profissionais de Inteligência de Mercado proponham soluções e apresentem informações realmente úteis e valiosas para a sua empresa. Percebe-se, assim, que estamos falando de uma integração, e não de um departamento isolado ou de um prestador de serviços que entrega alguma solução sem o devido relacionamento e profundidade com toda a organização.
A Inteligência de mercado está disponível a empresas de todos os portes?
O pensamento de muitos empreendedores, empresários e gestores que tomam conhecimento sobre os benefícios da Inteligência de Mercado é que, por ser algo tão benéfico para a empresa, deve demandar um investimento muito alto e, por isso, é uma solução apenas para médias e grandes empresas. Isso não procede.
Os serviços e soluções que a Inteligência de Mercado oferece estão acessíveis a empresas de todos os portes, e há no mercado empresas especializadas nesse trabalho (como é o caso da Intelliplan Consultoria Empresarial, especialista em soluções para micro, pequenas e médias empresas).
Por ser uma solução estratégica e que integra todas as áreas de uma empresa, como já dito, é fundamental que a empresa ou profissional que atuará com a Inteligência de Mercado de sua empresa esteja preparado para lidar com o porte e características do seu negócio. Uma pequena empresa, por exemplo, possui uma estrutura física e gerencial e uma capacidade de investimentos diferente de uma média ou grande empresa, e isso precisa ser levado em consideração; uma empresa que atua em um segmento com poucos competidores tem uma demanda diferente de uma empresa que compete de forma acirrada com os concorrentes e que precisa inovar continuamente, e isso precisa ser observado; uma empresa que nunca realizou um estudo de mercado ou que o fez há muitos anos tem uma demanda diferente de uma empresa que continuamente já busca se atualizar sobre o mercado, e também isso precisa ser levado em consideração ao escolher o parceiro em Inteligência de Mercado.
O fato é que toda empresa pode contar com as soluções da Inteligência de Mercado, seja implantando um departamento interno ou com o auxílio contínuo de uma consultoria. E o investimento é bastante vantajoso, uma vez que o objetivo é justamente gerar novos negócios.
Se sua empresa quer gerar negócios e deseja fazer isso de maneira consistente e bem fundamentada, a Inteligência de Mercado é, com certeza, uma solução viável e muito interessante. Vá em frente!
Sobre o autor
A Intelliplan Consultoria Empresarial atua com micro, pequenas e médias empresas nas áreas de gestão, estratégia e mercado, ajudando a melhorar os seus resultados. Nossos serviços de Inteligência de Mercado ajudam empresas a descobrir oportunidades e gerar novos negócios. Conheça mais sobre a Intelliplan: intelliplan.com.br