Um dos passos criativos mais importantes para qualquer empresa é não só escolher qual o nome comercial que terá, mas também o fato de que ele tem um logotipo com o qual você pode identificar sua atividade.
Vamos dar uma olhada em como fazer um logo para sua empresa, passo a passo, e de uma maneira fácil.
A importância de um logotipo para uma empresa
O logotipo da empresa é o rosto do seu negócio, e, como tal, é essencial porque define a sua identidade e os valores comerciais que pretende comunicar aos seus clientes.
Para ser bem-sucedido, um logotipo deve não só ser capaz de condensar estes aspectos, mas ao mesmo tempo deve ser capaz de impressionar a mente dos consumidores a serem lembrados.
Pense no logotipo de empresas como Nike, Apple ou McDonald’s: todos sabemos como são, mas por que funcionam tão bem? E, sobretudo, quais são as características que permitem que esses logos assumam um caráter icônico, sejam gravados em nossa memória coletiva e sejam reconhecidos e lembrados ao longo do tempo?
Fazendo a logomarca de nossa empresa
Qualquer logotipo que queiramos fazer para a nossa empresa, deve ser colocado na mente das pessoas como fizeram os logotipos mencionados.
Para isso, devemos cumprir com 3 características que os logotipos de sucesso sempre têm e que nos servirão para fazer a logomarca da nossa empresa.
1 – Isso é representativo da sua empresa
De acordo com o setor em que atua, existem algumas opções mais ou menos obrigatórias em termos de formas, imagens e cores.
Neste momento, contrariar a tendência seria uma escolha incorreta: deixe-se guiar pelos especialistas do setor e confie neles.
2 – Deixe clara a sua intenção de comunicação
O seu logotipo deve ser capaz de evocar claramente os valores mais importantes para a sua marca. Por exemplo, o logotipo da Nike nos dá uma sensação de velocidade e imediatismo.
3 – Único e personalizado
Tente criar um logotipo que inspire outros, e mesmo que você possa se inspirar com logotipos que você gosta, certifique-se de que seu logotipo é absolutamente único e irrepetível.
Por todas essas razões, pensar em criar seu logotipo gratuitamente é uma verdadeira utopia, assim como um erro, a menos que você seja um artista gráfico experiente e tenha uma ideia clara de como é o logotipo que você quer parecer.
Se você está apenas começando seu negócio, e, especialmente, se você quer investir em seu site, você deve ter um logotipo projetado exclusivamente para você, que representa a sua empresa.
Portanto, além de pensar em um logotipo exclusivo para sua empresa, será necessário um investimento para a criação do logotipo em questão.
4 – Estilo gráfico e escolha de cores
Por outro lado, o estilo gráfico do seu logotipo terá de ser congruente com a imagem que pretende dar à sua empresa: uma marca que vende mobiliário não terá o mesmo logotipo que uma marca no setor tecnológico, enquanto uma empresa que vende serviços terá um logotipo diferente, não acha?
Em geral, é melhor escolher um logo que tenha um estilo minimalista, porque é melhor ser regido pela expressão que diz: “menos é mais”.
A escolha do estilo gráfico é fundamental, mas você também deve prestar atenção às cores: primeiro você vai precisar de um logotipo preto e branco, que lhe dará a oportunidade de apreciar melhor as formas e entender se você gosta do logotipo ou não.
Depois de ter escolhido a forma do seu logotipo, você pode inserir as cores, escolhendo aquelas que parecem mais com a personalidade da sua empresa.
Junto com o acima, você também deve decidir se, além do desenho ou design do seu logotipo, você quer ser capaz de adicionar o nome da empresa, ou talvez se alguma letra do próprio nome já poderia ser um grande logotipo (pense, por exemplo, nos arcos que formam o “M” no logotipo McDonald’s).
5 – O atemporal é melhor do que o moderno
É difícil evitar ter alguma tendência atual a influenciar o design do seu logotipo, mas há sempre certas tendências que se destacam por serem demasiado usadas.
E as tendências muito usadas não resultam apenas em logotipos muito genéricos, mas também em logotipos que datam muito rapidamente.
Não há nada de errado em usar um estilo minimalista ou vintage em seu logotipo, mas combine os dois com imagens de estoque genéricas embrulhadas em um crachá, e de repente você não é diferente de todas as outras empresas aspirantes ao hipster que lançaram em 2019.
Dito isto, mesmo um design atemporal precisará ser atualizado de vez em quando, mas como mostrado pelo McDonald’s, é possível fazer isso sem reinventar completamente a marca.
Os arcos dourados fazem parte da marca desde 1960, com pequenas mudanças feitas a cada poucos anos.
Então, está pronto para criar seu próprio logo?