Pensando em vender pelo Instagram? Essa é sempre uma pauta muito atual, afinal, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, somando mais de 100 milhões de usuários no país. Por isso, as marcas têm investido cada vez mais em perfis corporativos para comercializar os seus produtos e serviços, considerando que a maioria das pessoas segue perfis de empresas na rede.
Oferecendo diversos recursos para os seus usuários, como publicações de fotos e vídeos, stories, propagandas patrocinadas e muito mais, sem dúvidas há muitas formas de vender pelo Instagram e atrair mais visitantes para a sua página, convertendo-os em clientes através de estratégias assertivas.
Contudo, para obter sucesso nas suas vendas na plataforma é preciso fazer um bom planejamento e seguir algumas dicas que podem fazer a diferença nos seus resultados. Por isso, este texto irá lhe ajudar a criar um Instagram para vendas e a entender como vender pela rede social.
Quer saber como vender pelo Instagram? Confira!
Índice
Como criar um Instagram para vendas
Para começar a vender pelo Instagram, primeiramente é preciso criar um Instagram for Business, um perfil dedicado à empresas e que traz diferentes ferramentas para você aproveitar. Portanto, confira abaixo as principais informações para criar a sua conta!
O que precisa para começar a vender pelo Instagram?
Para começar a vender pelo Instagram é necessário possuir um CPF ou CNPJ, além de criar um nome para a sua loja que seja criativo e represente os produtos que você pretende vender. Além disso, pense em apresentar uma logomarca que atraia os visitantes e transmita a identidade visual da sua marca.
Para obter sucesso nas vendas, também é necessário ter uma estrutura para o envio de mercadorias, que pode ser feito através dos Correios ou de alguma transportadora de sua preferência. Por fim, é fundamental ter um bom dispositivo para controlar o seu perfil e otimizar as suas vendas, sendo que você pode escolher um dos melhores celulares para trabalho ou algum dos tablets do ano.
Faça uma biografia bem escrita
A biografia é outro fator extremamente importante para qualquer Instagram comercial, visto que você deve apresentar a essência da sua empresa em 160 caracteres. Sendo assim, é preciso fazer uma apresentação curta do seu negócio, evidenciando os seus principais aspectos e serviços, como um cartão de visitas.
Além disso, para otimizar a experiência do usuário, você pode apostar em um link da bio, uma ferramenta que funciona direcionando o visitante para uma página com os blocos dos principais links de seu interesse, como loja, catálogo de produtos, encomendas e muito mais, que podem ser definidos conforme a sua necessidade.
Arrume os destaques do Instagram
Os destaques são os stories salvos pelo usuário que ficam em evidência no seu perfil, na barra inferior após a biografia. Por isso, para garantir um perfil comercial de alta qualidade para vender pelo Instagram, lembre-se de arrumar os destaques de forma criativa e funcional, facilitando o acesso dos visitantes.
Uma boa ideia é separar os stories que você deseja salvar pelo conteúdo, criando destaques para cada sessão ou produto da loja. Além disso, você pode criar destaques sobre dúvidas respondidas do consumidor, sobre curiosidades da sua marca e muito mais, lembrando-se de escolher nomes curtos e fáceis de identificar, para otimizar a experiência dos seus seguidores.
Dicas de como vender pelo Instagram
Agora que você já sabe criar um perfil comercial na plataforma, é hora de conhecer informações valiosas de como potencializar as suas vendas pelo Instagram. Por isso, continue a sua leitura e confira 12 dicas para vender pelo Instagram, com detalhes sobre fotos, legendas, stories e muito mais!
Confira a qualidade das fotos e vídeos
Um fator essencial para o sucesso de qualquer marca é transmitir uma imagem de qualidade para os seus clientes, por isso na hora de fazer os seus posts é necessário selecionar as melhores fotos e vídeos, criando um perfil que transmita credibilidade e as principais sensações que você deseja despertar no consumidor, como sofisticação, diversão, inovação e muito mais.
Assim, você deve apostar em cliques originais da sua empresa, mostrando o processo criativo da marca, a confecção dos produtos e usando a criatividade para dialogar com os usuários da rede. Além disso, na hora de postar fotos e vídeos, preze sempre por uma excelente iluminação, além de escolher os melhores ângulos, conferir a resolução da imagem e não exagerar nos filtros artificiais.
Faça publicações informativas
Para que o seu público conheça os detalhes sobre a sua marca, você também deve fazer publicações informativas no Instagram, apresentando dados importantes sobre o funcionamento da empresa, produção de produtos e os diferenciais que ela apresenta para o público.
Ademais, é possível fazer posts que não tenham uma relação direta com os itens que você comercializa, mas que dialoguem com os valores e princípios do seu negócio. Assim, você poderá trazer informações relevantes para o seu público e construir uma relação de autoridade no segmento, o que garante uma estratégia de marketing indireto para a sua empresa.
Não esqueça de fazer stories
Os stories são extremamente importantes para manter a sua marca sempre viva na memória do consumidor e para construir uma relação de proximidade com os seus seguidores, por isso é fundamental fazer stories com frequência no seu perfil comercial, explorando os diferentes recursos que o Instagram oferece.
Sendo assim, uma boa ideia é compartilhar os bastidores do seu negócio através dos stories, o que contribui para a sensação de proximidade e pertencimento do consumidor. Além disso, poste stories das novidades da marca e das suas promoções, apostando nas ferramentas de mãos livres, boomerang, reels e muito mais.
Confira a periodicidade das publicações
Para vender pelo Instagram você deve construir uma relação de interesse com o consumidor, apesar disso encher o feed de publicações pode irritar os seus seguidores, além de não contribuir para as vendas.
Dessa forma, você deve definir uma média equilibrada de postagens, sem exagerar, mas sem ficar muito tempo sem publicar nada. De modo geral, as principais estratégias de marketing sugerem fazer uma publicação pelo menos a cada 36 horas, no entanto você pode fazer até 2 postagens por dia no seu perfil.
Não esqueça de interagir com seus seguidores
Esperar que o público venha até a sua marca nem sempre é a melhor estratégia para o sucesso, por isso é importante interagir com os seus seguidores, fazendo comentários nas suas publicações ou curtindo algumas fotos, o que pode ressaltar a importância que ele possui para o seu negócio.
Ademais, lembre-se de sempre responder às dúvidas enviadas para o seu Instagram, seja através de DMs ou de comentários em posts, visto que a plataforma também é um canal de atendimento importante ao cliente.
Use o Instagram Ads
Se você deseja impulsionar ainda mais o seu negócio, o Instagram Ads é uma ferramenta de anúncios pagos que foi lançada pela rede social em 2015, trazendo uma boa alternativa para potencializar as suas vendas pelo Instagram através de publicações estratégicas que aparecem no feed ou no explorar dos usuários da plataforma.
Desse modo, para utilizar o Instagram Ads é necessário ter uma conta no Facebook Business, onde você irá definir os atributos da postagem, como gênero, localização, idade e idioma do público que você deseja atingir. Em geral, as empresas pagam entre R$ 1,14 a R$ 11,40 por clique na postagem, mas o valor pode variar.
Ofereça cupons e desconto para os seus seguidores
Outra boa estratégia para conquistar o público no Instagram e vender mais é oferecer cupons de desconto para os seguidores, sendo que você pode incluí-los em stories, por exemplo, fazendo com que o usuário crie um hábito de sempre visualizar as suas publicações em busca de cupons.
Além disso, é possível criar promoções em datas especiais, fazer queima de estoque, outlets de produtos e muito mais, visto que o consumidor adora um bom desconto e pode ser tornar um cliente fiel da sua marca.
Pense em fazer parcerias com influenciadores digitais
Por fim, se você deseja bombar na venda de produtos através do Instagram, uma boa ideia é fazer parcerias com influenciadores digitais que estão em alta no momento, visto que cerca de 45% dos usuários da rede social afirmam já terem comprado produtos por indicação de influencers.
Desse modo, escolha um criador de conteúdo que se destaque no nicho da sua empresa, seja de cosméticos, moda, produtos naturais, entre muitos outros. Depois disso, converse sobre uma parceria interessante para os dois lados, definindo um valor compatível com o orçamento da sua empresa.
Entenda como vender pelo Instagram e comece seu negócio!
Vender pelo Instagram é uma excelente maneira de obter sucesso no seu negócio, visto que a rede social é muito utilizada por consumidores no país inteiro. Sendo assim, criar um perfil comercial na plataforma garante um bom começo para as suas vendas, lembrando-se de escolher uma boa imagem de perfil, fazer uma bio certeira, organizar os seus destaques, entre outros pontos.