Ano após ano vivenciamos novas tendências em todos os ramos de atuação, o que não seria diferente no Marketing Digital, certo? Então é natural que a gente faça um balanço de como foi o ano anterior e busque novas metas, direcionamentos e tendências de marketing digital para o ano seguinte.
Claro que não podemos perder de vista o nosso próprio negócio para tentar aplicar as tendências de marketing digital dentro do seu mercado, de acordo com hábitos e preferências do seu público, a fim de colher os melhores resultados.
Nesse artigo reunimos as principais tendências de marketing digital que passaram por 2022 e as que são novidade para este ano.
Mas antes de analisar todas as tendências de marketing digital para 2023, que tal se contextualizar com um rápido conceito fundamental?
O que é Marketing Digital?
Todo empreendedor busca maneiras de expandir seu negócio e nos últimos anos o Marketing Digital tem sido uma tendência para o progresso de muitas marcas, por se utilizar de tecnologias online, promovendo produtos e serviços.
Foco no público-alvo
Nesse ramo tão singular utilizamos comunicação digital para que sua marca seja reconhecida no mercado, potencializando vendas. Além disso, o marketing digital é fundamental para que as empresas conheçam o seu público, saibam quais as ferramentas são ideais para que ele se envolva com seu negócio, sem desperdício de verbas com quem não se interessaria por seu produto ou serviço.
Otimização de taxas de conversão
Apenas 22% das empresas estão satisfeitas com suas taxas de conversão, ou seja, muita melhora ainda pode ser feita no envolvimento com o público alvo para que ele de fato se converta em um cliente, consumindo o seu produto ou serviço.
Com o marketing digital e com o foco nas tendências de marketing digital para 2023 um mercado potencial de clientes pode ser engajado e convertido!
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Fidelidade dos clientes e credibilidade da marca
Com um mercado tão competitivo, a fidelidade da clientela é essencial para qualquer negócio. O interesse de qualquer empreendedor não é vender apenas uma vez, mas sim vender SEMPRE.
O marketing digital colabora para que sua marca se transforme aos olhos do seu cliente em sinônimo de confiança, credibilidade e compromisso, incentivando ao retorno da sua clientela através de uma reputação positiva.
Depois de contextualizarmos um pouco sobre o que é o Marketing Digital, vamos ao que interessa? Quais as tendências de marketing digital para 2023 e como os negócios podem continuar se adaptando no mercado?
Inicialmente achamos imprescindível trazer o seguinte dado: De acordo com um relatório da Forrester (empresa norte-americana de pesquisa de mercado que presta assessoria sobre o impacto existente e potencial da tecnologia para seus clientes e o público), os gastos com marketing digital em empresas chegarão a US$ 146 bilhões no ano de 2023, graças às tendências de marketing digital já existentes em 2022 e as que virão no próximo ano.
Ou seja, se prepare para utilizar o marketing digital para levar o seu negócio a outros patamares, afinal, com 1,5 bilhões de usuários de mídias sociais no mundo inteiro, o mercado digital deve ser cada vez mais visado por empresas online ou para aqueles que ainda não buscaram as novas tendências de marketing digital.
As principais tendências de marketing
Há alguns anos o mercado de consumo está vivenciando mudanças tecnológicas de forma veloz. As expectativas e exigências do público vem mudando e fatalmente as campanhas de marketing precisam ser redesenhadas para se ajustar as novas realidades e demandas para que as marcas sejam atrativas e contenham diferenciais para o consumidor.
Cookieless e LGPD
Ano a ano, as tendências de marketing digital trazem recursos e ferramentas para tornar essas campanhas mais eficientes, através de automação e inteligência artificial para captação, manuseio e armazenamento de dados – manuseio este regulamentado desde 2018 através da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Assim, outra forte tendência não só para 2023, mas também mas o futuro é o fim dos cookies (cookieless), que vai forçar uma readaptação nas formas de captação de dados via sites e navegadores. Os cookies são um excelente recurso, pois permitem uma ampla visualização do comportamento de quem navega pelo site, para onde os cliques são direcionados, quais produtos são vistos.
O fim dos cookies, em decorrência da preocupação recorrente sobre segurança de dados, é realmente uma tendência de marketing digital para 2023, assim novas estratégias devem ser criadas para que as taxas de conversão sigam em alta.
E-mail marketing
Taí uma tendência de marketing digital que nunca sai de moda. É uma das ferramentas mais antigas e mais atraentes para a promoção de marcas e a principal razão é que, mesmo tendo diversas outras opções de comunicação de mídias sociais que são mais funcionais, nem sempre o conteúdo dessas mídias alcança o público alvo como o e-mail marketing devido a quantidade de filtros das plataformas.
User-Generated Content (UGC)
O USG nada mais é do que qualquer tipo de mídia que o próprio consumidor cria, de forma espontânea, para a empresa, o que pode se dar via posts, comentários, vídeos, fotos… É uma excelente tendência de marketing digital dos últimos anos e que também segue firme para 2023, principalmente por ser uma estratégia grátis e verossímil – qual consumidor não se sente atraído ao ver comentário de outros consumidores que provavelmente tem o mesmo perfil?
Uma área livre para comentários dos seus clientes no seu e-commerce é um ótimo exemplo de como essa ferramenta pode funcionar. A partir daí você pode converter aqueles comentários em cards para suas redes sociais ou criar anúncios pagos, dando voz ao consumidor, que está atestando a qualidade do seu produto ou serviço.
Aos consumidores mais engajados, solicite vídeos nos quais eles possam contar sobre a sua experiência com o seu produto ou serviço, em qual aspecto aquela compra ou acesso foi benéfica. Use e abuse dessa tendência de marketing digital!
Foco na experiência
Transforme o processo de venda do seu produto ou serviço em uma experiência para o seu público. Como a vida tecnológica tem alterado muito o dia a dia dos consumidores, a tendência de marketing digital neste tópico é para demonstrar o diferencial da marca na vida do cliente. Qual o nível de satisfação que ele vai encontrar? Qual a personalização que vai ser agregada a sua rotina? A marca vai atender ao que o cliente de fato busca? Quais necessidades específicas serão atendidas?
Personalize a experiência do usuário e evite que ele perca tempo buscando as respostas. Forneça de forma direta o que ele precisa saber para que o consumidor se sinta atraído no momento da busca.
Chatbots e mensagens em tempo real
O atendimento humano é necessário, mas para o crescimento da sua empresa você precisa ir além. E as plataformas de mensagens em tempo real – ou chatbots – são uma forte tendência de marketing digital para 2023 pois podem alcançar os clientes de forma rápida e direta, beneficiando a coleta de dados para criação de campanhas, afinal, personalizar vendas é a chave do segredo para fazer o seu cliente escolher seus produtos e serviços!
Assim, você pode criar estratégias de vendas personalizadas para cada cliente usando seus dados com Chatbots (ou qualquer outra plataforma com Inteligência Artificial) entre vocês, o que aumenta as chances de conversão pois o seu cliente sentirá que o produto ou serviço foi pensado exclusivamente para ele.
A Inteligência Artificial vai te ajudar a observar melhor o seu público, suas tendências de compra e outros aspectos que podem interferir na sua estratégia de marketing, analisando dados para garantir que você segmente o grupo certo de clientes no momento mais oportuno.
Os Chatbots podem ser inseridos desde a sua página de atendimento e FAQ até a página inicial do seu site ou blog e página de compras, tornando processos de venda mais rápidos, indicando informações que darão mais celeridade à jornada de compra…
De acordo com a Drift, a tendência de marketing digital é a incorporação de Chatbots nos negócios, sendo o canal de comunicação de marca que mais cresce.
Uma observação não menos importante sobre a utilização de Chatbots: as mensagens em tempo real precisam sempre de uma Inteligência Artificial atualizada para que o cliente sinta que está falando com um humano e não desista da compra.
Marketing de influência e os microinfluenciadores
O marketing de influência continua como uma tendência de marketing digital para 2023, lembrando sempre que o ideal é encontrar influenciadores que estejam alinhados com os propósitos da sua empresa. Muito além de seguidores, sua empresa precisa de engajamento e interação para que sua marca tenha visibilidade.
Não é à toa que o marketing de influência continua em alta. Pessoas se envolvem com histórias, que podem facilmente ser contadas através de postagens interativas.
E a grande sacada, além da busca de pessoas e organizações já socialmente influentes para comercializar seus produtos e serviços, é a busca dos microinfluenciadores. Ao invés de apenas buscar divulgadores que tenham muitos seguidores, o público atualmente quer se conectar com quem ele se identifica como uma pessoa comum, porém, que tenha algo mais a dizer, de forma sincera e verdadeira – uma pessoa que vivencie sua realidade, muito além daquelas que vivem uma vida inalcançável.
Assim, o segredo não é a busca de uma “influenciador em massa”, mas sim personagens com quem seu público se identifica para que, através deles, a sua marca possa ser reconhecida.
Vídeos curtos
Desde um bite-sized video content – vídeos curtos que ensinem algo ao seu usuário – até vídeos meramente ilustrativos, o importante é a produção de conteúdo não somente em fotos ou figuras, mas em vídeos – é a tendência de marketing digital da vez.
Os vídeos curtos são consumidos rapidamente, então busque ser direto, leve, criativo e alegre. Com eles a chance de interação do seu público é maior.
Descubra qual o perfil do seu consumidor em potencial e passe a produzir conteúdos dos quais ele é carente, ou seja, isso também vai demandar que você conheça fortemente o que a concorrência tem produzido, para que possa sair do óbvio.
A partir disso, a sua marca precisará definir quais mensagens chave querem passar para adquirir presença e reconhecimento. Daí a sua estratégia de marketing será traçada para entregar não somente conteúdo, mas informação com valor agregado e relevância.
Em resumo, a tendência de marketing digital em 2023 será de incorporar conteúdo baseado em vídeo em sua estratégia para fazer com que o usuário permaneça mais tempo em sua página da web ou nas redes sociais.
TikTok
Não poderíamos deixar de falar de vídeos curtos sem falar da tendência de marketing digital que é o TikTok – foi tendência em 2022 e continuará sendo em 2023, afinal, se os consumidores têm gostado de vídeos curtos, isso explica porque essa plataforma caiu no gosto do público.
Em 2022 o Tik Tok foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo. No primeiro trimestre do ano, foram 175 milhões de downloads; em fevereiro de 2022 foi anunciado que os vídeos postados na plataforma poderiam ter até 10 minutos de duração, tudo para ampliar a concorrência com o YouTube, atraindo mais público.
Marketing responsivo
Tendência de marketing digital nos últimos anos, o marketing responsivo continuará em alta para 2023, afinal, temos que levar em consideração que o uso de dispositivos móveis vem numa crescente.
Mesmo que computadores e telas maiores continuem sendo utilizadas, é fundamental que o conteúdo das marcas esteja sempre adequado a qualquer tipo de dispositivo, dando acesso amplo e irrestrito aos usuários no tocante ao conteúdo produzido, de forma adequada e rápida.
Hierarquização do conteúdo, tipografia, CTA (call to action) devem estar sempre adaptados a todos os tipos de telas e dispositivos, levando em consideração, inclusive, se será usado no modo touch ou com mouse.
Marketing de podcast
Os podcasts são uma forte tendência do marketing digital para 2023. Eles são praticamente o novo rádio, com ampla possibilidade de engajar público e divulgar marcas, afinal, pode ser consumido a qualquer hora e em qualquer lugar.
O marketing de podcast não exige alto investimento – como outras mídias que trabalham com imagens, por exemplo, então aposte nessa tendência.
Terceirização para agências de marketing digital
Se você precisa de mais ajuda com marketing, por que não terceirizar a ajuda de agências de marketing digital? Essa pode ser a diferença entre fazer um pequeno progresso no primeiro ano e fazer grandes movimentos na indústria, afinal, a terceirização continua sendo uma ótima maneira de fazer mais, ou seja, continua sendo uma tendência do marketing digital para 2023.
A equipe da Intermídias tem muito conhecimento para compartilhar e implementar as crescentes tendências de marketing digital no seu negócio. Encaramos esse desafio que é incorporar as tendências com uma abordagem construtiva para expandir negócios, usando técnicas inovadoras.
Resumindo
O marketing digital é uma tendência e está em franca expansão na arena de negócios e continuará sendo nos próximos anos. Oferece um alcance global excepcional para levar seu negócio a um sucesso sem precedentes. As tendências de marketing digital existentes e emergentes transformaram totalmente a maneira como as empresas costumavam operar e nós da Intermídias somos o seu parceiro ideal para alavancar sua marca.
Se você quer dar o próximo passo para ter sucesso com marketing digital e achar que a Intermídias pode ser um bom parceiro para isso, marque uma conversa com um dos nossos especialistas!
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