É muito recorrente entre os empreendedores que estão começando a sua jornada no mundo digital, desejarem saber quando acontecerá o retorno de investimento feito no marketing digital.
E apesar de se acreditar que algumas de ações do marketing digital não são mensuráveis (como, por exemplo a produção de conteúdo) é possível se fazer estimativas precisas do retorno de tudo que foi investido na área. A métrica principal para que se possa mensurar este retorno é o ROI.
Primeiro, o que é ROI (Return on investiment ou retorno de investimento)?
Neste caso, o ROI (ou retorno de investimento) é uma métrica aplicada às ações de marketing digital para que os empreendedores possam margear melhor o que se tem conseguido a partir do que foi investido, e possibilita a alteração de ações que não estão sendo bem sucedidas, ou alternância de valores investidos entre elas.
Talvez uma campanha do Google Ads não esteja performando da forma que se espera, ou a criação de conteúdo para redes digitais tem recebido um valor maior do que a gestão de tráfego, o que acaba não compensando as quantias investidas. O retorno de investimento neste quesito, específica no que cada centavo foi gasto, permitindo estrategicamente, que as ações dos empreendedores sejam as mais acertadas possíveis.
A importância da previsibilidade para o seu negócio
O ROI é um indicador que possibilita aos empreendedores, previsões para decisões mais acertadas no investimento de marketing digital de sua empresa. Isto torna as metas que foram calculadas cada vez mais concretas de serem realizadas de forma estatística e organizada.
Identificando previamente quanto tempo será necessário para o retorno de investimento nesta área, é possível prever quanto poderá ser gasto por uma determinada quantidade específica de tempo. Uma outra possibilidade interessante, é possibilidade de informar os investidores de quanto tempo será necessário para este retorno, e o quanto irá ser retornado, o que aumenta as possibilidades de negócio.
Seja coerente e trace metas de acordo com as reais necessidades do seu negócio
A melhor forma de se ter uma base sólida para lidar com as mensurações depois, é ter um planejamento concreto do que se deseja para o seu negócio. Na construção de um planejamento será possível estimar quanto será necessário para cada ação de forma quantitativa.
Neste quesito o Inbound Marketing é perfeito para a estratégia prévia e construção de estimativa do quanto será gasto através de sua estrutura de funil. O funil de vendas poderá levar os prospects à compra em uma etapa específica do processo, lhe garantido uma boa previsibilidade de retorno de investimento numa data estimada.
Aprenda como calcular o ROI de forma simples
Primeiro tome nota da fórmula para que você possa calcular o ROI de investimento no marketing digital de sua empresa: (ROI = Lucro – Custo / Custo).
Tenha em mente que o custo do seu investimento deve incluir todas as despesas que ele comporta. Vamos agora a um exemplo de como o ROI deve ser feito:
Suponhamos que o investimento da empresa X foi de 4 mil reais em uma campanha de marketing iniciada em um determinado mês e, a mesma conseguiu gerar 20 mil reais para a empresa. Seguindo a fórmula de cálculo do ROI que colocamos acima: (20 mil – 4 mil / 4mil) o resultado seria 3. Ou seja: para um real investido, voltaram 3 reais.
As vantagens que a métrica ROI propicia
As duas principais vantagens que a métrica proporciona é imediatamente o corte de custos e o aumento da receita:
1 – Todo empreendedor que começa a trabalhar com o indicador ROI, rapidamente observa um expressivo corte de custos que serão indicados pelo que realmente dá resultado e performa, contra o que não apresenta lucros para empresa e apenas gastos.
2 – Por este mesmo ponto de vista, a partir do momento que cortes estratégicos são realizados, é natural que renda aumente. E este resultados tendem a ser duradouros e estáveis, uma vez que periodicamente são revisitados e analisados para possíveis mudanças e novos cortes ou aumentos no investimento.
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