Uma das grandes vantagens do Marketing Digital, em relação ao Marketing feito em outras plataformas, é a possibilidade de mensurar praticamente toda ação executada.
É possível saber como a audiência está recebendo aquele conteúdo, quantos visitantes engajaram em determinada campanha, quantos e-mails foram abertos e por quem.
No entanto, o que é uma facilidade pode se tornar uma grande dor de cabeça para muitas empresas.
A dificuldade está relacionada, justamente, a esse volume de dados.
- O que é relevante?
- Como organizar esses dados em relatórios de Marketing Digital que sejam legíveis e úteis para melhorar a estratégia?
Pensando nisso, reunimos neste artigo boas ferramentas que geram relatórios de Marketing Digital excelentes, poupando o tempo e o trabalho manual despendidos por muitas equipes de Marketing.
Conheça essas ferramentas e gere incríveis relatórios de Marketing Digital!
Destacaremos quatro ferramentas para geração de Relatórios de Marketing Digital
A ferramenta de Relatórios de Marketing Digital oferta possibilidades de análise para plataformas como o Google Adwords, Analytics, Facebook e Instagram em dashboards integrados, melhorando a capacidade de análise da equipe de Marketing.
E o melhor, a ferramenta possui planos para todos os bolsos, de profissionais autônomos à agências, tudo isso com a capacidade de gerar relatórios de Marketing Digital automatizados e ilimitados.
Uma das funcionalidades do DashGoo é a oferta de modelos de relatórios de Marketing Digital prontos, mas altamente personalizáveis. Lá, você insere as KPIs mais interessantes para a análise da sua estratégia e apresenta-os nos melhores formatos para o público: em forma de gráficos, imagens, mapas e muito mais.
Ah, uma última vantagem da plataforma para gerar Relatórios de Marketing Digital DashGoo.
O serviço é brasileiro e, com isso, você ganha todos os benefícios disso: dashboard em português, assistência técnica facilitada e preço mais em conta pela isenção em determinados impostos.
Se o DashGoo tem a vantagem da simplicidade e de ser uma ferramenta nacional, o Cyfe sai na frente pelas inúmeras possibilidades de análise e integração com serviços digitais além do tripé básico Facebook, Instagram e Google.
Lá, você encontra a possibilidade de integrar ao seu painel de controle dados do Twitter, Vimeo, LinkedIn, Chartbeat e muitos outros.
O Cyfe é uma ferramenta muito mais robusta. Com ela, os seus relatórios de Marketing Digital estarão completos e bem detalhados.
Uma das possibilidades oferecidas pela ferramenta é a de monitorar dados de redes sociais em tempo real, checar o andamento do seu Marketing em e-mail e termos de SEO, e automatizar a geração de relatórios de Marketing Digital com todos esses dados.
No entanto, o Cyfe é muito mais que um gerador de relatórios de Marketing Digital, é uma ferramenta completa de análise.
A ferramenta de geração de relatórios de Marketing Digital Google não fica atrás das outras apresentadas.
A funcionalidade transforma dados oriundos de inúmeras ferramentas (como o Analytics, Adwords, YouTube) em relatórios de Marketing Digital personalizados e interativos, além de possibilitar sua visualização em dashboards únicos.
No entanto o uso do Cloud Datalab é ligeiramente mais complexo e requer mais especialização do que os outros aplicativos apresentados. O aplicativo é baseado em conceitos de Cloud Computing e Machine Learning.
O nome dessa ferramenta de geração de relatórios de Marketing Digital já dá uma dica da sua promessa: a reunião de todos os KPIs de sua estratégia de Marketing Digital em uma única funcionalidade.
A dashboard do Keepi permite a conexão com outras plataformas externas, como o Google Adwords Facebook Ads, Twitter Ads e o Instagram Ads.
Com isso, você consegue fazer o monitoramento de todos esses canais, além de captar dados sobre as suas campanhas.
Segundo a própria empresa, a marca já ajudou organizações a economizar 9 mil horas de trabalho de seus funcionários, que deixaram de gastar tempo com tarefas maçantes e repetitivas que a geração de relatórios de Marketing Digital exige.
Exemplo de relatórios de Marketing Digital produzido com o DashGoo
Veja esse exemplo de relatório de Marketing Digital feito com a ferramenta Dashgoo. Ele foi montado por meio de um template pronto, fornecido pela própria empresa, e contém as seguintes informações:
- Visão Geral: mostra as principais métricas da página e compara com períodos anteriores. Em seguida, mostra um texto explicativo sobre as informações exibidas.
- Visualizações da página: mostra o número total de impressões em uma página do Facebook e quantas vezes a página foi visualizada no período.
- Desempenho demográfico e segmentação por gênero: permite visualizar o comportamento do usuário por localização e gênero;
- Evolução da página: mostra a evolução de curtidas na página
- Métricas das publicações: mostra as reações e envolvimentos com determinadas publicações.
Esses itens estão disponíveis em determinado template, mas todas as ferramentas de geração de relatórios de Marketing Digital aqui mostradas oferecem suporte para customização dos KPIs analisados. Assim, é possível montar relatórios de Marketing Digital do zero, incluindo as métricas que você deseja analisar ou seguir a estrutura oferecida em modelos prontos.
Na web, existem inúmeras ferramentas que geram relatórios de Marketing Digital de excelência. Nossa dica é: desfrute daqueles que oferecem períodos de teste gratuito e tire as suas próprias conclusões sobre o desempenho de cada ferramenta de relatórios de Marketing Digital!
Quer construir bons relatórios de Marketing Digital, mas ainda não sabe como começar? Nós podemos lhe ajudar nisso! Entre em contato conosco e solicite uma consultoria!