O Referral Marketing, ou Marketing de Indicação como também é conhecido no Brasil, é a técnica para motivar seus clientes, funcionários e parceiros a indicar um produto ou serviço a seus amigos e conhecidos.
Essa é uma das técnicas mais utilizadas dentro das estratégias de Marketing Boca a Boca e também a forma mais antiga e talvez a mais eficaz de promover um produto ou serviço.
As pessoas costumam dar mais valor a opinião de amigos, familiares e conhecidos do que a uma propaganda por exemplo, o que é uma baita oportunidade de vendas.
O fenômeno já é bastante conhecido, mas não por esse termo — Referral Marketing — e nem o seu potencial de gerar novos negócios. Entenda como utilizar o Referral Marketing em sua empresa!
Como funciona o Referral Marketing?
O Referral Marketing consiste em criar programas de indicação, em que o cliente recebe algum benefício ao indicar outros consumidores para adquirir um serviço da empresa.
A ideia central é beneficiar os atuais clientes, que ficam satisfeitos ao receber uma gratificação, para os novos, que confiam na recomendação do outro usuário, e para a empresa que amplia a sua cartela de compradores.
Baseado no comportamento do consumidor, o Referral Marketing apoia-se na ideia de que as pessoas são altamente influenciáveis por outras a sua volta e que esse potencial deve ser aproveitado de maneira consciente pela empresa.
Ou seja, nada de deixar as indicações acontecerem naturalmente, é preciso estimulá-las por meio de programas de indicação.
Como criar um programa de Marketing de Indicação?
O primeiro passo é definir a quem os programa se destina. Escolha aqueles clientes cujo perfil você deseja atrair, já que as pessoas costumam se relacionar com outras com os mesmos interesses e padrões de comportamento que o seu.
Após isso, defina qual será a política de gratificação. Existem várias formas, são elas: descontos, um novo serviço, isenções de taxas/matrículas ou até mesmo brindes.
Defina também as regras do Referral Marketing, é importante atentar-se a isso. Quanto tempo o usuário deve contratar com a empresa, ou quantidade mínima de produtos comprador para que a gratificação tenha efeito, por exemplo.
As vantagens do Referral Marketing
Com o Referral Marketing, é possível diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) da empresa, já que requer um baixíssimo investimento, comparado aos seus ganhos.
Há, também, uma diminuição do ciclo de vendas, poupando tempo e esforço do time de vendas.
Além dessas vantagens, o cliente que é beneficiado sente-se valorizando criando um vínculo mais intenso com a marca. Como a política de Referral Marketing atrai novos compradores, essa comunidade e vínculo cresce, ampliando a reputação da marca.
O Referral Marketing é uma estratégia que é muito esquecida nos planos de marketing das empresas, o que é um erro grave!
Vire o seu funil de cabeça para baixo, descubra quantos potenciais novos clientes você pode começar a gerar hoje mesmo com ferramentas que você já tem em casa.
Espero que você descubra um novo canal de vendas e tenha muito sucesso!
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