Você já percebeu como o mundo digital está repleto de conteúdo? A produção de conteúdo tornou-se a espinha dorsal do marketing online, e empresas estão mergulhando nessa estratégia para atrair, envolver e conquistar a atenção do público.
No entanto, criar conteúdo eficaz vai além de simplesmente criar um blog. Há um caminho a ser trilhado, um plano a ser seguido, e é nesse momento que muitas empresas podem se perder. Para evitar que você caia nesse erro comum, criamos um guia abrangente sobre a produção de conteúdo.
Acompanhe-nos enquanto exploramos o passo a passo, desde o planejamento até a publicação, revelando todo o potencial dessa estratégia. Preparado para desvendar os segredos do sucesso na produção de conteúdo? Vamos lá!
Índice
1. Definição do Público
O principal objetivo da sua produção de conteúdo é entregar ao público informações que o auxiliem em seu processo de compra, atraindo-o até a sua marca de forma espontânea.
Dessa forma, é imprescindível saber exatamente que público é esse. Afinal, como você produzirá conteúdos interessantes se não sabe com quem está falando?
Essa tarefa pode parecer complicada, mas se você já tem uma cartela razoável de clientes, é possível extrair informações desse banco para compor o público que você deseja atrair.
Entre em contato com eles e faça uma breve pesquisa. Qual é a sua idade, cargo e interesses? Em quais produtos e serviços estão interessados? Qual o seu padrão de comportamento? Onde consomem informação? Todas essas informações ajudarão em uma produção de conteúdo relevante e personalizada.
Outra possibilidade é encomendar uma pesquisa de público junto a uma empresa especializada. O trabalho envolve mais custos, mas gera maior assertividade.
Além dos dados demográficos e sociais desse público, você deve estudá-lo mais profundamente. Saber por qual momento ele está passando, quais as suas dúvidas e como o seu negócio pode ajudá-lo.
O sucesso da produção de conteúdo está, justamente, em entregar o conteúdo que vai solucionar as “dores” de sua audiência. Assim, sua marca cria uma autoridade suficiente ou educa o mercado, de acordo com o objetivo de sua estratégia (veremos isso a seguir).
2. Elaboração do briefing
Esse é o momento da sua produção de conteúdo, ou seja, montar o esqueleto de sua estratégia. Um briefing é um documento que reúne todas as diretrizes para a produção de um bom conteúdo. Para montar um bom briefing, siga essas etapas:
Defina o objetivo da estratégia
Qual o objetivo de sua empresa com o Marketing de Conteúdo? No fim das contas, o objetivo principal é vender mais e gerar mais negócios, mas como isso será feito? Existem alguns objetivos que norteiam a produção do conteúdo:
- Educação do mercado — educar o mercado significa gerar uma demanda para o consumidor, mostrando que a solução que você oferece é a ideal para ele. Esse objetivo está implícito em toda estratégia de produção de conteúdo, mas pode ser o foco de empresas que buscam o conhecimento de seus produtos e serviços.
- Aumentar a visibilidade da marca — estar disponível na internet não garante que a sua marca terá toda a visibilidade e reconhecimento que deseja. É preciso construir uma estratégia sólida que aumente o número de menções da marca, torne a sua produção de conteúdo facilmente encontrável na WEB, dentre outros.
- Reduzir o custo de aquisição de clientes — apostar na produção de conteúdo é uma forma eficaz de reduzir o CAC, já que sua empresa será encontrada de forma orgânica na internet, diminuindo os custos com mídia paga.
Componha uma persona e planeje as pautas
Você já conhece o seu público, mas não é para esse público genérico (pessoas, de ambos os sexos, de 30 a 40 anos…) para quem a produção de conteúdo será feita. É preciso pensar cada parte do conteúdo para uma pessoa específica, melhorando a experiência da audiência e personalizando a comunicação.
Assim, você deve criar uma persona, a personificação da sua audiência ideal. Ela será, então, a Antônia, mãe de dois filhos, gerente de banco, de 34 anos. Ou o José, a Fátima…
Após definida a persona, planeje as pautas pensando em como você pode solucionar os problemas delas. Pense uma pauta para cada dúvida e momento na jornada de clientes (explicamos aqui o que é esse termo!).
3. Pesquisa de palavras-chave
As palavras-chave são termos pesquisados pela audiência quando ela tem uma dúvida. Esses termos deverão constar no seu conteúdo, no título, nos subtítulos, na descrição das imagens e ao longo do texto.
Assim, o Google entenderá que a sua página tem a ver com aquela palavra-chave, entregando o seu conteúdo diretamente ao público.
Esses termos são importantíssimos na estratégia de produção de conteúdo, e existem formas diversas de fazer a pesquisa de palavras-chave.
Tudo começa com um brainstorming dos termos que você acredita que tem a ver com a persona. A partir dele, você deve usar ferramentas como o Keyword planner do Google ou ferramentas pagas e mais completas como o SEMRush, para ter maiores insights.
4. Produção de conteúdo
Chegamos à etapa principal, a produção de conteúdo! É aqui que você escreverá o artigo que irá para o seu blog e atrairá a audiência.
Um bom conteúdo deve ser de qualidade, entregar informações relevantes e ter uma linguagem que considere a persona. Deve ser bem escrito, direto e envolvente.
Uma boa produção de conteúdo se inicia com uma pesquisa de referências de qualidade. Pesquisas, dados de institutos de pesquisa, artigos relacionados e outros conteúdos, em português e outras línguas, devem servir para embasar o seu texto.
No momento da redação, os títulos e intertítulos devem receber atenção especial. Devem ser curtos, objetivos e atrativos. Além disso, devem conter a palavra-chave definida na etapa anterior da produção de conteúdo
Não se esqueça de fazer o Link building!
Link Building é um recurso da produção de conteúdo utilizado para aumentar a visibilidade de sua página para os mecanismos de busca. Ela consiste em linkar o seu texto para outras páginas, por meio de links internos (que direcionam para o seu próprio domínio) ou links externos (que direcionam para domínios de terceiros).
É preciso ter atenção para a página que será linkada. Somente direcione para aquelas com boa autoridade perante o Google (a ferramenta MozBar pode lhe ajudar nisso) e que também investem em uma produção de conteúdo de qualidade. Caso contrário, seu site poderá ser penalizado pelo buscador.
5. Escolha de imagens
As imagens são parte importantes da produção de conteúdo. Elas tornam o artigo escaneável e mais fácil de ser lido. Além disso, conseguem entregar determinados tipos de informação de forma mais eficiente.
Gifs, imagens estáticas, memes, printscreens, infográficos… as opções de imagens na produção de conteúdos são inúmeras!
Apenas se certifique-se de que, se a imagem não for autoral, ela seja originada de bancos de imagens gratuitos ou pagos com a respectiva licença. E, claro, que ela tenha a ver com o conteúdo produzido.
6. Revisão do texto
Produção de conteúdo feita, é hora de revisar tudo o que for feito. É importante que a revisão seja feita por uma pessoa que não tenha escrito o texto, evitando o cansaço e o “vício” na leitura.
A revisão deve envolver aspectos gramaticais e ortográficos, a verificação de títulos, intertítulos e palavras-chaves, além dos links (verifique se nenhum deles está quebrado).
A coesão e coerência também devem ser verificados, afinal, um texto pode ser muito bem escrito, mas não fazer sentido nenhum como um todo.
Depois da produção de conteúdo e revisão, é hora de publicar o texto e criar uma estratégia de divulgação! Mas isso é papo para outro momento.
Eleve sua Marca com Conteúdo de Qualidade!
Em um cenário onde a produção de conteúdo se tornou o pilar central do marketing digital, é crucial reconhecer que a qualidade e eficácia desse conteúdo estão intrinsecamente ligadas ao sucesso de sua estratégia. Saber direcionar o público-alvo, criar um briefing sólido, selecionar as palavras-chave adequadas e produzir conteúdo envolvente são passos cruciais. No entanto, não se trata apenas de seguir um roteiro, mas sim de articular uma narrativa que ressoe com as necessidades e desejos de sua audiência.
Na Intermídias, entendemos que o Marketing de Conteúdo vai além das etapas mencionadas, é uma arte que envolve estratégia, criatividade e dedicação. Se sua empresa deseja se destacar no mercado, atrair a atenção de seu público-alvo e construir uma reputação sólida, convidamos você a entrar em contato conosco.
Nossa equipe especializada em produção de conteúdo estratégico está pronta para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing. Não se contente com o comum; busque a excelência em conteúdo e elevará sua marca a um patamar superior. Vamos juntos criar uma estratégia de conteúdo poderosa que cativa, educa e gera resultados reais. Sua marca merece ser notada e lembrada, e nós estamos aqui para tornar isso uma realidade.
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