A produção de conteúdo útil atualmente é uma das estratégias mais importantes para dentistas conquistarem visibilidade, autoridade e relevância para si próprios e para sua clínica. Neste texto vamos mostrar a produção de conteúdo para dentistas pode ser melhor do que você está vendo seus colegas fazendo e como você pode se destacar deles!
As primeiras posições do Google são extremamente vantajosas quando o objetivo é captar mais pacientes para a clínica e ainda fazer com que ela seja bem vista no mercado, e a prova disso é que cerca de 4 bilhões de pesquisas são realizadas todos os dias no buscador.
Já imaginou ter todo esse alcance? Saiba que é possível, pois o Google e os demais buscadores podem servir como uma publicidade orgânica para sua clínica, tratamentos e procedimentos.
Para que isso aconteça, você deve começar a prestar atenção no que é chamado de Marketing de Conteúdo – e, principalmente, aplicar práticas de SEO no seu site, com objetivo de ter mais acessos e conquistar autoridade no segmento.
Confira agora como produzir conteúdos incríveis em 5 dicas práticas e aplicáveis sobre produção de conteúdo para dentistas:
1º DICA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA DENTISTAS
Otimize o seu site, faça SEO
SEO significa Search Engine Optimization ou apenas Otimização de Mecanismo de Busca.
A metodologia SEO é usada em sites para que eles conquistem posições privilegiadas em mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing.
As empresas utilizam as práticas de SEO para que seus produtos ou serviços sejam encontrados por seus potenciais clientes quando eles pesquisam por termos similares.
A nível de exemplo, imagine que um paciente necessita ir ao periodontista (mesmo que ele ainda não saiba) e pesquisa no Google algo como “buraco na gengiva”.
Se você aplicar as técnicas de SEO nos conteúdos da sua clínica, provavelmente eles estarão entre os primeiros resultados dessa busca, o que aumenta as chances de fechar mais um tratamento.
2º DICA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA DENTISTAS
Utilize palavras-chave
As palavras-chave usadas nos conteúdos nada mais são do que os termos buscados pelo público, então antes de selecioná-las é preciso conhecer a intenção de busca de seus potenciais pacientes.
a prática, palavra-chave é o termo que um site posiciona no topo do Google a fim de ser encontrado pelo público que busca por algo relacionado ela, como um tratamento, produto ou procedimento.
Diante disso, convém usar termos mais específicos. Isso significa que a palavra “dentista” não é muito útil, mesmo que faça parte do segmento.
Já um termo como “aparelho dentário transparente” é mais específica e gera um tráfego mais qualificado ao site, ou seja, pessoas que estão mais próximas de fechar um procedimento/tratamento.
Além disso, sempre confira o volume de busca das Palavras-chave e priorize as chamadas cauda longa (long tails), que são os termos específicos em relação ao segmento.
3º DICA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA DENTISTAS
Gere conteúdos sobre a palavra-chave
Os conteúdos devem ser sobre as palavras-chave por dois motivos: primeiro, priorizar a experiência do usuário e segundo, evitar penalizações do Google.
Na prática é mais ou menos assim:
Se a busca inicial é “quanto custa em média um implante dentário” e o usuário acessou seu site, forneça a ele informações relevantes sobre assunto. Nesse caso, fale sobre a variação de preços, onde encontrar, quando é necessário fazer implantes e por aí vai.
O conteúdo oferecido ao usuário precisa focar na resolução de seus problemas, nesse exemplo é saber qual é o implante dentário preço.
Sendo assim, algumas práticas recomendáveis para seus conteúdos agregarem valor são:
- Pense no longo prazo;
- Crie conteúdos informativos;
- Use referências;
- Explore o tema central;
- Ajude a resolver problemas.
4º DICA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA DENTISTAS
Cuide da formatação do site
A maioria dos acessos hoje vem por meio dos smartphones, e para melhorar a experiência desses usuários aplique o design responsivo no site de sua clínica.
O design responsivo adequa as páginas de um site à formatação dos smartphones e as tornam mais compactas, legíveis, e diminuem o tempo de carregamento, fatores determinantes na experiência do usuário na página.
Evite parágrafos longos, imagens não compactadas, pop-ups e linkagens em excesso.
5º DICA DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA DENTISTAS
Renove seus conteúdos
Conteúdos precisam ser atualizados frequentemente para que sejam vistos como relevantes a longo prazo, principalmente se envolvem alguma tese, tecnologia e preços, por exemplo.
Atualizar conteúdos faz com que o Google os veja como relevantes, já que acompanham as evoluções mais recentes acerca do assunto. Assim, eles são recomendados pelo algoritmo e tendem a alcançar novos usuários.
Além dessa parte técnica, conteúdos atualizados com frequência passam credibilidade aos usuários do site, pois mostram que há compromisso em entregar novidades sobre o tema.
Entende porque produção de conteúdo é um dos melhores caminhos para você, dentista?
Neste conteúdo você descobriu qual é a importância de criar conteúdos relevantes e como eles podem fazer a diferença para sua clínica odontológica.
Também conferiu 5 dicas que apesar de não serem as únicas, se bem aplicadas trazem resultados satisfatórios em médio e longo prazo.
Inclusive, é válido frisar: autoridade não se constrói do dia para noite. Tenha paciência.
Fato é que toda empresa grande e significativa para o mercado atual está on-line e mais que isso, criando conteúdo em redes sociais, blogs, Youtube e até no WhatsApp.
Por fim, para sua estratégia de conteúdo ser altamente efetiva é essencial localizar o seu público. Ao saber onde ele está e o que consome fica mais fácil captá-lo.