As mudanças e as transformações no marketing digital acontecem a todo tempo, de modo que sempre surge uma nova técnica ou tecnologia. Por isso, é fundamental dedicar um tempo para estruturar sua estratégia digital, que deve levar em consideração as tendências do próximo ano, os orçamentos disponíveis, as metas de curto e longo prazo e os canais de comunicação em que os possíveis clientes estão inseridos.
Por isso é tão importante entender como um plano de comunicação de forma que ele projete as ações e estratégias para atingir os objetivos desejados.
Embora seja muito comum empresas divulgarem seus negócios na internet, ainda encontramos erros e desperdício de recursos que poderiam ser evitados com um bom plano de comunicação. Sendo assim, é importante ficar de olho nas novidades do mercado, bem como na reação do público.
Confira agora as 4 tendências para o seu Plano de Comunicação em 2019.
1. Inteligência Artificial e o Machine Learning
A inteligência artificial e o machine learning são tecnologias que podem ser suas aliadas na construção de uma excelente experiência do cliente.
A sua utilização pode ir desde assistentes virtuais até o atendimento ao consumidor, com chatboots, que reduzem custos e erros humanos.
2. Marketing de Vídeo
Os vídeos podem contar a história do seu negócio de uma forma que nenhum outro formato de mídia ou de conteúdo pode oferecer.
Como uma espécie de janela para a cultura da sua empresa, os vídeos ajudam a desenvolver a confiança dos clientes. No entanto, muitas empresas ainda veem a estratégia de vídeo como um projeto gigante e caro que não vale seu tempo ou dinheiro. O que é um grande engano, pois não necessariamente a produção de um vídeo é algo gigante, estressante e caro.
Com a empresa de produção de vídeos certa ou até processos internos, sua empresa pode criar conteúdo de vídeo que pode ajudar a gerar visitas, leads e até mesmo clientes ou divulgadores da sua marca.
Se você não investiu em vídeo até agora, este é o momento certo para começar.
3. Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma aposta certa no planejamento estratégico de marketing digital para 2019. A estratégia que fortalece a comunicação digital, melhora o posicionamento orgânico nos mecanismos de busca e favorece a nutrição de leads, por meio do marketing de conteúdo, está mais difundida do que nunca.
Não conhece o Inbound Marketing? Confira este artigo sobre o que é Inbound Marketing!
4. Plano de Comunicação COM Orçamentos
A parte de finanças é uma área que causa muita dor de cabeça para os empresários. Por isso, em alguns casos, o setor de marketing acaba negligenciando esse item e não o coloca em seu planejamento.
No entanto, pensá-lo com antecedência é o que faz com que as ações sejam bem-sucedidas.
Controle e mensure receitas, saídas e gastos. Isso inclui pensar sobre quais ações de divulgação acontecerão ao longo do ano. Mesmo com as projeções financeiras, algumas ações podem não ser realizadas ao longo do ano, contudo, o planejamento possibilitará que atividades sejam remanejadas ou cortadas da agenda.
EXTRA: 5. Agências Especializadas
Acredito que você já tenha percebido a importância de se organizar e de estar atento às novidades. Mas, infelizmente, essas características não são suficientes para obter o sucesso. Contar com a ajuda de uma agência especializada em performance digital pode ser essencial nessa jornada.
A experiência é muito importante na criação de um plano de comunicação, e uma agência que só trabalho com marketing digital e performance pode fazer isso com mais facilidade e expertise. Ao terceirizar esse tipo de demanda, você estará ciente de que o seu plano será completo e realista.
Se você está em busca de melhorias para 2019, entre em contato conosco!
Temos dicas preciosas para fazer um Plano de Comunicação alinhado às suas expectativas.