Entender cada passo, saber estruturar e finalmente colocar em prática um plano de marketing eficaz, é um dos principais desafios de uma empresa.
Além de desenhar as etapas fundamentais para um planejamento estratégico de marketing estruturado, um bom plano precisa da definição do que a empresa quer atingir em um determinado período.
A intenção é que o planejamento feito nesta etapa, gere resultados e supere as expectativas do negócio, mas para isso é necessário estudo e preparação.
É bem provável que você já saiba que uma das principais características do Marketing Digital é a facilidade em prever e mensurar os resultados obtidos com a estratégia, certo?
Mas, por mais incrível que isso seja, não podemos achar que basta querer aproveitar desses benefícios para conseguir uma estratégia rodando perfeitamente de acordo com os moldes dos especialistas.
É essencial definir o que será feito na estratégia, de modo que seja possível construir os possíveis cenários e fazer todas as análises.
Quer saber como estruturar o seu Planejamento Estratégico de Marketing? Confira abaixo!
Por que elaborar um Planejamento Estratégico de Marketing?
A estratégia de marketing explica três pontos primordiais, são eles:
- O que você deseja alcançar;
- Quais seus objetivos;
- Quais são suas metas.
Pontos que parecem básicos numa empresa, mas que muitas vezes são deixados de lado por conta do acúmulo de informações, responsabilidade e decisões que um gestor tem que lidar por dia.
Outro ponto positivo para a elaboração de um planejamento estratégico de marketing, é a capacidade de fazer com que a empresa se torne menos suscetível a possíveis crises e a oscilações do mercado. Além desse, podemos destacar outros benefícios como:
- Unificação do entendimento interno sobre as ações da área;
- Comunicação direcionada e assertiva para parceiros estratégicos e fornecedores de conteúdo;
- Mapeamento e análise das ações dos concorrentes
ATENÇÃO: Não estamos aqui falando que a empresa não será atingida pelas oscilações de mercado, mas sim que ela será menos pega de surpresa, uma vez que já traçado os cenários e com isso tenha uma previsibilidade muito maior dos resultados.
O Planejamento Estratégico de Marketing deve dizer como você irá alcançar seus objetivos e suas metas. A ordem recomendada seria mais ou menos assim:
- Objetivo: aumentar o número de vendas do seu negócio
- Estratégia de marketing: focar em novos segmentos de mercado
- Plano de marketing: desenvolver campanhas de comunicação voltadas para esse novo público
- Ação de marketing: criar uma lista de transmissão no WhatsApp
Faça uma análise profunda do seu negócio
Isso significa estruturar bem tanto a sua empresa quanto o mercado no qual ela se insere. Portanto, para fazer esse panorama mercadológico, você pode fazer pesquisas por meio de alguns canais, como:
- Pesquisas com clientes: para você conseguir compreender melhor o valor do seu negócio.
- Relacionamento com colaboradores e fornecedores: outras pessoas que se relacionam diretamente com a sua empresa também podem te passar informações importantes.
- Notícias sobre o mercado: quais são as principais novidades na área e que podem influenciar no funcionamento da sua empresa?
- Eventos Presenciais: nesse momento, você tem ótimas chances de descobrir mais sobre o que as empresas concorrentes ou até mesmo identificar o que seus parceiros de negócio estão fazendo de diferente, como estão tendo sucesso e quais são as suas maiores dificuldades.
- Memória organizacional: o histórico de ações que já foram feitas na empresa também é muito útil no momento da pesquisa de mercado.
Controle de orçamento e definição de métricas
O planejamento estratégico de marketing exige que você mantenha atualizado sempre para que os resultados sejam atingidos. É necessário definir, com antecedência, quanto deseja gastar nas campanhas prioritárias do seu plano de marketing no período de um ano.
Além do orçamento, estabeleça prazos para a entrega de determinadas ações. Para controlar a eficiência do seu plano de marketing, tenha metas claras e KPIs (indicadores de performance) bem definidos.
A intenção é que esse material ajude o direcionamento de ações mais assertivas, com o objetivo de atingir os resultados almejados.
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3 Comments
Esta é uma informação muito valiosa para empresários que pretendem crescer no seu negócio
Oi, Alfredo.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. \o/
Caso precise de algum auxílio ou mais informações, pode falar, tá?
Conte com a gente!
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