Que a otimização de sites descreve o processo de tornar um site ou blog bem pontuado pelos mecanismos de buscas, você já já sabe. Mas como utilizar, na prática, essa estratégia para que os seus consumidores encontrem a sua marca?
Já parou para pensar que eles podem estar procurando um serviço que você oferece e, após uma pesquisa no Google, encontrar a solução do seu concorrente, devido a um erro de estratégia na otimização de sites?
Esse texto vai para você que quer alavancar os resultados de seu Marketing online com uma estratégia de SEO que realmente funciona.
Veja, aqui, as melhores práticas para a otimização de sites com o SEO on-page e off-page!
Realizando a otimização de sites com SEO On-page
Para a otimização de sites visando a sua página na WEB, você deve atentar para esses elementos:
1. Tenha títulos e subtítulos da página adequado
Os títulos e subtítulos da sua página são a forma dos buscadores saberem que ela tem a ver com as pesquisas feitas pelos usuários.
Eles também dão pistas sobre o assunto geral do texto e melhoram a escaneabilidade do leitor (e como consequência, a otimização de sites).
Você está utilizando corretamente os seus títulos e subtítulos na estratégia de otimização de sites? Para isso, utilize as palavras-chave neles e mantenha-os curtos. Setenta caracteres já é um limite considerável para os subtítulos e 63 para os títulos, já que o que estiver além disso não será exibido nas páginas do Google.
Além disso, respeite uma hierarquia nas heading tags (h1, h2, h3…) do mais para o menos importante no conteúdo.
2. Aposte em URL amigáveis
Ter uma URL amigável significa que ela é bem compreendida pelo leitor e pelos mecanismos de buscas.
A sua URL, por tanto, deve ser o título do artigo ou o título reduzido contendo as palavras-chave do conteúdo.
Utilize hífens para separar as palavras e evite letras maiúsculas, essas práticas melhoram a otimização de sites!
3. Aposte no Latent Semantic Index para a otimização de sites
Latent Semantic Index ou LSI é um dos critérios observados pelo Google para a indexação da sua página. Logo, é fator importantíssimo para a otimização de sites.
O critério permite identificar palavras-chaves não só pela sua literalidade, mas pelas suas equivalências.
A repetição exagerada de termos no conteúdo prejudica o site e existem formas mais interessantes para o Google, como o uso de termos variantes: “captar mais alunos” é uma variação de “captação de alunos”, por exemplo, e o Google entende isso.
4. Produza um bom conteúdo
Um bom conteúdo também é a melhor forma de melhorar a sua estratégia de SEO.
Para além do uso de palavras-chaves, o conteúdo deve encantar o leitor e fazer com que ele conclua a leitura (ou, pelo menos, permaneça o maior tempo possível na página). Caso contrário, o Google considerará a sua página irrelevante.
Assim, pense o seu conteúdo para indexação nos mecanismos de buscas, para a otimização de sites, mas também para o leitor.
Realizando a otimização de sites com o SEO Off-page
A otimização de sites deve ser realizada por meio do SEO Off-page, também. Entenda:
1. Construa uma rede de backlinks
Os backlinks são a estrela principal da otimização de sites Off-page. Ter uma boa quantidade de links externos e relevantes apontando para o seu site é uma ótima maneira do Google entender que ele é interessante para as palavras-chaves relacionadas.
Construir uma rede de backlinks oriunda de sites de reconhecida autoridade é como dar um voto de confiança para a sua página. Como conseguir isso?
Por meio de guest-posts: as parcerias entre empresas do mesmo segmento é uma ótima forma de construir um relacionamento entre marcas relevantes. Você produz conteúdos para um determinado site com links para o seu e vice versa.
Tendo um conteúdo de qualidade: ter qualidade em seu conteúdo significa aumentar as chances dele ser recomendado por outras pessoas. Logo, mais links apontarão para ele e tornarão a sua otimização de sites melhor.
2. Construa a reputação positiva para a marca
Os backlinks são importantes, mas não apenas. A simples menção da sua marca na WEB mostra que ela é reconhecida e possui autoridade.
Mas para que isso aconteça, é necessário ter um bom trabalho de branding: construir a sua autoridade junto a leitores e entre produtores de conteúdo.
3. Evite as más companhias
Em outras palavras: não queira links de sites com baixa qualidade! Por que o Google confiaria em uma recomendação de um site que é nem um pouco recomendável?
Assim, cuidado com as empresas com quem faz parcerias, aponta links e onde constrói a sua rede de backlinks. Isso não significa dizer que o seu relacionamento na WEB deve ser simplesmente interessado, mas que você deve aliar-se a páginas que possuem a mesma preocupação com a otimização de sites e potencial de crescimento que você!
Agência ou execução própria: qual estratégia adotar na otimização de sites?
Algumas empresas optam pela otimização de sites por conta própria. É possível obter resultados com essa forma de levar adiante o seu SEO? Sim! Mas acredite, profissionais especializados conseguem um retorno mais rápido e duradouro em sua estratégia.
A definição de otimização de sites é relativamente simples, assim como as suas técnicas. No entanto, elas envolvem bastante pesquisa, conhecimento em Marketing e conhecimento profundo sobre as melhores ferramentas de otimização.
Dessa forma, se puder contar com profissionais especializados para a otimização de sites, melhor! Isso garantirá que haverá bons retornos de sua estratégia, dando um salto na autoridade de sua marca.
Reunindo tudo isso — técnicas avançadas de SEO on-page e off-page, construção de uma boa rede de backlinks e aumentando o seu conhecimento em otimização de sites — temos certeza que logo você estará nas tão almejadas primeiras posições do Google!